Era uma vez... Reescrevendo Fábulas

Desenvolvida por: Bruna (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e produção textual

Esta atividade, destinada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, convida os participantes a um mergulho no universo das fábulas clássicas com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção textual. Após serem divididos em grupos, os alunos receberão uma fábula para ler e discutir os principais elementos da história, como personagens, cenário, e a moral. A partir dessa análise, o desafio será reescrever a fábula atribuindo-lhe uma moral atual ou uma perspectiva diferente, permitindo a expressão da criatividade e a aplicação prática de conhecimentos linguísticos e gramaticais. A culminância do projeto será a apresentação das fábulas reescritas por cada grupo, oportunidade na qual deverão destacar as alterações realizadas e a nova moral proposta, promovendo um rico debate sobre as diversas interpretações e visões de mundo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar a capacidade de interpretação de texto e aperfeiçoar a habilidade de produção textual dos estudantes, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe e o senso crítico. Além disso, busca-se promover a aplicação de conhecimentos linguísticos e gramaticais como ferramentas essenciais para a construção de textos coerentes, coesos e criativos. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar os elementos constituintes de uma fábula, reinterpretar textos a partir de perspectivas distintas e produzir textos originais que demonstrem habilidades de argumentação, descrição e narração.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto
  • Estimular a criatividade na produção textual
  • Aplicar conhecimentos linguísticos e gramaticais na escrita
  • Promover a capacidade de trabalho em equipe e discussão crítica
  • Fomentar a habilidade de reinterpretação e adaptação de textos clássicos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP11: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.

Conteúdo Programático

Neste módulo, vamos explorar a estrutura narrativa das fábulas, com ênfase nos seus elementos fundamentais, como personagens, cenário e moral. Este estudo será o alicerce para atividades de reescrita criativa, onde os alunos aplicarão técnicas de escrita, elementos de coerência e coesão e normas gramaticais. A abordagem visa o aprofundamento teórico-prático da matéria, fornecendo aos alunos ferramentas para a análise crítica e a produção textual eficaz.

  • Elementos de uma fábula: personagens, cenário, enredo e moral
  • Técnicas de reescrita e adaptação de textos
  • Aplicação de conhecimentos linguísticos na produção textual
  • Criação de narrativas com perspectivas e morais atualizadas

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para estimular a aprendizagem ativa, incentivando os alunos a serem os principais agentes do seu processo de aprendizado. Através da leitura, análise e reescrita de fábulas, os alunos aplicarão na prática os conhecimentos teóricos abordados em sala. Trabalho em grupo será fundamental para fomentar a discussão crítica e a colaboração entre os estudantes, enquanto as apresentações dos trabalhos finais permitirão a prática da oratória e o compartilhamento de aprendizados.

  • Leitura compartilhada de fábulas clássicas
  • Discussão em grupo sobre os elementos das fábulas
  • Reescrita criativa em equipe
  • Apresentação das fábulas reescritas para a classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a leitura e discussão das fábulas. Na segunda, os alunos planejarão e iniciarão a reescrita das histórias. A terceira aula será dedicada à finalização das reescritas e preparação das apresentações. Na quarta e última aula, os grupos apresentarão suas fábulas à classe.

  • Aula 1: Leitura e discussão das fábulas clássicas
  • Aula 2: Planejamento e início da reescrita das fábulas
  • Aula 3: Finalização das fábulas e preparação das apresentações
  • Aula 4: Apresentação das fábulas reescritas para a turma

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada com base na participação ativa durante as discussões em grupo, na qualidade da análise dos textos originais, na criatividade e aplicação dos conhecimentos linguísticos na reescrita das fábulas, assim como na clareza e coerência das apresentações orais. Serão considerados critérios como coesão textual, adequação gramatical, originalidade e profundidade da análise crítica. A avaliação terá caráter formativo, visando o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cópias das fábulas clássicas, material para escrita (papel, canetas, lápis), recursos audiovisuais para as apresentações finais (computador, projetor, caixas de som) e acesso à internet para pesquisas adicionais. Esses recursos apoiarão a execução prática e dinâmica da atividade, facilitando a interação entre os alunos e o material didático.

  • Cópias de fábulas clássicas
  • Material para escrita (papel, canetas, lápis)
  • Recursos audiovisuais (computador, projetor, caixas de som)
  • Acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo