Mapeando Histórias: Os Caminhos da Migração

Desenvolvida por: Octavi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Migrações Históricas

A atividade 'Mapeando Histórias: Os Caminhos da Migração' é uma oportunidade única para os alunos do 2º ano do Ensino Médio explorarem a dinâmica complexa das migrações ao longo da história. Divididos em grupos, os estudantes utilizarão ferramentas digitais ou mapas em papel para criar representações visuais de diferentes fluxos migratórios, focando em eras específicas ou migrações significativas. Ao identificar rotas, áreas de origem e destino, motivações e impactos sociais e culturais, essa atividade pedagógica fomenta uma compreensão profunda das forças que moldaram (e continuam a moldar) sociedades ao redor do mundo. Finalizando com uma exposição dos mapas criados, seguida de uma discussão guiada, a atividade visa não apenas o desenvolvimento de habilidades analíticas e criativas, mas também promove a empatia e a compreensão intercultural.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade é projetada para desenvolver o pensamento crítico dos alunos, aumentando sua compreensão das complexidades envolvidas nos movimentos migratórios históricos. Objetiva-se promover habilidades analíticas, fomentar a criatividade na representação de dados históricos, e instigar reflexões acerca do impacto sociocultural das migrações. Além disso, busca-se incentivar o trabalho em equipe e o uso efetivo de tecnologia ou materiais tradicionais em projetos de pesquisa.

  • Explorar e compreender a complexidade dos movimentos migratórios históricos.
  • Desenvolver habilidades analíticas e criativas na representação de dados geográficos.
  • Refletir sobre o impacto sociocultural das migrações.
  • Fomentar o trabalho em equipe e o uso de tecnologia e recursos de pesquisa.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático abordará os principais fluxos migratórios ao longo da história, incluindo, mas não se limitando a, migrações forçadas como a diáspora africana, movimentos populacionais decorrentes de conflitos como as duas Guerras Mundiais e migrações econômicas significativas. Este conteúdo permitirá aos alunos compreender as diversas causas e efeitos das migrações, além de identificar padrões e tendências globais.

  • Migrações forçadas e a diáspora africana
  • Movimentos populacionais decorrentes de guerras
  • Migrações econômicas e busca por oportunidades
  • Impactos socioculturais das migrações

Metodologia

A atividade será realizada utilizando uma metodologia ativa, onde os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. A partir da formação de grupos, os alunos selecionarão uma migração significativa para pesquisar, utilizando tanto recursos digitais quanto tradicionais. A criação dos mapas será um processo colaborativo, incentivando a discussão, o debate e a resolução conjunta de problemas. A exposição dos mapas e a subsequente discussão em classe proporcionarão momentos de reflexão e análise crítica dos temas abordados.

  • Trabalho em grupo para pesquisa e criação de mapas
  • Utilização de ferramentas digitais e recursos tradicionais
  • Exposição dos mapas e discussão guiada em classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos. Durante este período, os alunos trabalharão em seus projetos de pesquisa e na criação dos mapas, culminando na exposição de seus trabalhos e discussão.

  • Apresentação da atividade e formação dos grupos (10 minutos)
  • Pesquisa e trabalho em grupo sobre a migração escolhida (30 minutos)
  • Preparação para a exposição dos mapas (10 minutos)
  • Exposição e discussão dos mapas (10 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios como a profundidade da pesquisa realizada, a precisão e criatividade na representação dos fluxos migratórios nos mapas, a eficácia da apresentação durante a exposição, e a participação na discussão final. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e em como eles articulam suas descobertas e reflexões sobre o tema explorado. Exemplos de boa investigação, representação clara de rotas e impactos, e contribuições significativas para a discussão serão considerados indicadores de um desempenho notável.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o acesso a ferramentas digitais de mapeamento, como Google Earth ou software similar, e/ou mapas em papel, além de recursos de pesquisa online e em bibliotecas para a investigação dos contextos históricos das migrações escolhidas. Materiais para a criação dos mapas, como lápis de cor, marcadores e papel de tamanho apropriado, também serão necessários para aqueles que optarem pelo formato tradicional.

  • Acesso à Internet para pesquisa e uso de ferramentas de mapeamento digital
  • Mapas em papel e materiais para desenho para quem optar pelo formato tradicional
  • Recursos de biblioteca para pesquisa sobre migrações históricas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo