Criando Nossa Fábula

Desenvolvida por: Ivana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Literatura

Após a leitura e discussão da fábula 'A raposa e as uvas', propõe-se uma atividade lúdica e interativa onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, organizados em grupos, terão o desafio de criar suas próprias fábulas. Esta atividade será realizada em sala de aula e visa estimular a criatividade, a leitura, o trabalho em equipe e a escrita. Os estudantes serão incentivados a selecionar animais para os personagens principais, atribuir-lhes características humanas, elaborar enredos com problemáticas e lições morais. O docente desempenhará um papel essencial ao orientar os grupos durante todas as etapas, desde a concepção da ideia até a revisão dos textos. Ao final, cada grupo apresentará sua fábula, promovendo um rico debate sobre as morais e a criatividade empregada em suas histórias.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade de leitura compreensiva, a capacidade de planejamento e produção textual, bem como incentivar a imaginação e a criatividade dos alunos através da criação de fábulas. Almeja-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de compreender a estrutura e elementos constituintes de uma fábula, incluindo personagens, enredo, problema e moral. Ademais, busca-se promover a colaboração, o respeito mútuo e a valorização das ideias de cada um, habilidades essenciais para o trabalho em grupo e para a vida em sociedade.

  • Compreender a estrutura de fábulas
  • Criar textos com clareza, coesão e coerência
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto
  • Estimular a criatividade e o trabalho colaborativo
  • Apresentar oralmente os textos produzidos, desenvolvendo a expressão verbal

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os alunos irão explorar a literatura, especificamente o gênero das fábulas, que mescla elementos fictícios com lições de moral. Através da criação de seus próprios textos, eles aprenderão sobre a construção de personagens, enredo, conflito e resolução, além de discutir ética e moral. A ênfase na oralidade, na escrita e na colaboração reflete o nosso compromisso com uma educação holística, preparando os alunos para as diversas formas de comunicação.

  • Estrutura de fábulas
  • Características dos personagens
  • Desenvolvimento de enredo
  • Criação de mensagem moral
  • Técnicas de apresentação oral

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade incentiva os alunos a serem protagonistas do seu aprendizado. Através de discussões em grupo, estudos dirigidos e atividades criativas, os alunos envolver-se-ão ativamente na construção de conhecimento. O docente atuará como facilitador, oferecendo suporte e orientação ao longo do processo. Desta forma, a aprendizagem torna-se mais significativa, com os alunos aplicando conceitos teóricos na prática, ao criar e compartilhar suas fábulas.

  • Leitura guiada da fábula 'A raposa e as uvas'
  • Brainstorming em grupo para escolha de personagens e enredo
  • Escrita colaborativa
  • Revisão textual coletiva
  • Apresentação e discussão das fábulas criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 7 aulas de 50 minutos. Inicialmente, haverá a leitura da fábula 'A raposa e as uvas' e discussão sobre sua moral. Nas aulas seguintes, os alunos trabalharão em grupos na criação de suas fábulas, desde o planejamento até a escrita. As últimas aulas serão destinadas à revisão, preparação e apresentação das fábulas aos colegas.

  • Aula 1: Introdução às fábulas e leitura de 'A raposa e as uvas'
  • Aula 2: Discussão sobre a moral da fábula e introdução à atividade
  • Aulas 3 e 4: Planejamento das fábulas em grupos
  • Aulas 5 e 6: Escrita e revisão das fábulas
  • Aula 7: Apresentação das fábulas e discussão

Avaliação

A avaliação será processual e observará a participação, engajamento e colaboração dos alunos ao longo das etapas da atividade. A criatividade das fábulas produzidas, a coesão e coerência dos textos, assim como a capacidade de apresentar oralmente as fábulas, também serão critérios importantes. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as apresentações, valorizando os esforços e o aprendizado alcançado em cada etapa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos, tais como cópias da fábula 'A raposa e as uvas' para leitura, materiais de escrita (papel, lápis, borrachas), recursos audiovisuais para auxiliar nas apresentações (opcional) e critérios de avaliação claros e compartilhados com os alunos no início do projeto.

  • Cópias da fábula 'A raposa e as uvas'
  • Materiais de escrita (papel, lápis, borracha)
  • Recursos audiovisuais (opcional)
  • Critérios de avaliação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo