Mapa do Tesouro Cultural

Desenvolvida por: Jéssic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Diversidade Étnico-Cultural Brasileira

A atividade 'Mapa do Tesouro Cultural' é projetada para mergulhar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na rica diversidade cultural e étnica do Brasil. Ao longo deste percurso, os estudantes serão divididos em grupos e receberão um mapa fictício do território brasileiro, pontuado por estações que representam diferentes grupos étnicos presentes no país. À medida que visitam cada estação, por meio de pesquisas dirigidas e atividades lúdicas como enigmas e charadas, os alunos descobrirão informações valiosas sobre a história, cultura, tradições e contribuições dos diversos grupos étnicos à construção da sociedade brasileira. Esta jornada tem como intuito não apenas educar sobre a importante diversidade cultural do Brasil, mas também promover habilidades essenciais como o trabalho em equipe, a cooperação, e o respeito mútuo diante da diferença. O ponto culminante da atividade será a apresentação de um diário de bordo por cada grupo, no qual compartilharão suas aprendizagens, reflexões e vivências, destacando a importância do multiculturalismo e da inclusão na formação de uma sociedade mais justa e empática.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa facilitar a compreensão dos alunos sobre a complexa tapeçaria étnico-cultural brasileira, destacando a importância de cada grupo étnico na construção da nação. Pretende-se desenvolver não só conhecimento histórico e geográfico, mas também habilidades socioemocionais como empatia, respeito e valorização da diversidade. Além disso, busca-se estimular nos estudantes a capacidade de pesquisa, análise crítica da informação, trabalho colaborativo e comunicação eficaz, essenciais no século XXI.

  • Explorar a diversidade étnico-cultural do Brasil.
  • Promover o respeito e a empatia pelas diferentes culturas e seus contribuintes à sociedade brasileira.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação.
  • Incentivar a análise crítica e reflexiva sobre multiculturalismo e inclusão.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF07HI12
  • description": Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).

Conteúdo Programático

Esta atividade abrange uma revisão detalhada da estrutura étnico-cultural do Brasil, enfocando a origem, história e contribuições de grupos indígenas, africanos, europeus e asiáticos para a sociedade brasileira. Estudaremos a maneira como essas culturas se entrelaçam, formando o mosaico cultural único que é o Brasil hoje. Além disso, daremos atenção especial à importância do respeito e da valorização da diversidade cultural como pilares para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva e coesa.

  • Grupos étnicos no Brasil: indígenas, africanos, europeus e asiáticos.
  • História e contribuições culturais dos grupos étnicos à sociedade brasileira.
  • Multiculturalismo no Brasil: desafios e avanços.
  • Importância da inclusão e do respeito pela diversidade.

Metodologia

Adotaremos metodologias ativas como a Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos para fomentar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. A distribuição dos alunos em grupos para a exploração do mapa cultural promoverá o trabalho colaborativo, enquanto enigmas e charadas sobre as estações culturais estimularão o pensamento crítico e a solução criativa de problemas. As apresentações dos diários de bordo servirão como momento de reflexão coletiva, permitindo aos alunos expressar suas experiências e aprendizados de maneira criativa e reflexiva.

  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em Grupo
  • Atividades de Pesquisa
  • Apresentações e Reflexões em Grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Mapa do Tesouro Cultural' será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto, divisão de grupos e início das pesquisas. A segunda aula focará na continuação das pesquisas, solução dos desafios propostos e preparação dos diários de bordo para as apresentações.

  • Aula 1: Introdução e início da jornada cultural.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, solução de desafios e preparação do diário de bordo.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação individual e em grupo, a qualidade e profundidade da pesquisa realizada, a resolução dos enigmas e charadas, e a criatividade e reflexão demonstradas nos diários de bordo. O desempenho dos alunos será avaliado através de sua capacidade de trabalhar em equipe, a eficácia da comunicação durante as apresentações, e o grau de reflexão e entendimento sobre a diversidade étnico-cultural brasileira.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso à internet para pesquisas, materiais para a confecção do mapa cultural (papel, canetas, marcadores, adesivos), além de uma sala de aula que permita a formação de grupos de trabalho e debate. Serão utilizados também recursos digitais como vídeos e artigos temáticos para apoio às pesquisas dos alunos.

  • Acesso à internet
  • Mapa fictício do Brasil
  • Materiais para confecção do mapa e diário de bordo (papel, canetas, adesivos)
  • Vídeos e artigos temáticos para pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo