Dados do Cotidiano à Função

Desenvolvida por: Ediluc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Unidades de Medida e Representação no Plano Cartesiano

Esta atividade propõe uma abordagem prática e interativa para o estudo de unidades de medida diversas, como dados, velocidade de internet, medidas de comprimento e volume. Através da seleção dessas unidades utilizadas no cotidiano, os alunos serão orientados a criar um conjunto de dados fictícios, organizando-os em uma tabela. A etapa seguinte envolverá o uso do software GeoGebra para a representação desses dados no plano cartesiano. Esta atividade pedagógica visa não apenas a familiarização dos alunos com diferentes unidades de medida e sua representação gráfica, mas também a compreensão de como as variações de escala podem influenciar na interpretação de gráficos. Os estudantes serão encorajados a explorar relações matemáticas através da visualização, promovendo um raciocínio analítico e crítico sobre as informações representadas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão ampla e integrada sobre unidades de medida diversas e sua representação no plano cartesiano. Os estudantes aprenderão a criar e interpretar tabelas de dados, aplicando este conhecimento para a construção de gráficos no GeoGebra. Isso permitirá aos alunos desenvolver habilidades analíticas fundamentais, não apenas para a matemática, mas também para sua aplicação em contextos reais. Além disso, a atividade fomentará a capacidade de explorar e compreender as implicações das diferentes escalas na interpretação dos gráficos, promovendo uma visão crítica sobre a representação de dados.

  • Familiarizar-se com unidades de medida diversas e sua importância no cotidiano.
  • Desenvolver habilidades na criação e interpretação de tabelas de dados.
  • Utilizar o GeoGebra para representar dados no plano cartesiano.
  • Analisar como as diferentes escalas impactam na interpretação dos gráficos.
  • Promover a capacidade analítica, explorando relações matemáticas e desenvolvendo raciocínio crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT102: Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.
  • EM13MAT103: Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias, que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e as conversões possíveis entre elas, adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), como as de armazenamento e velocidade de transferência de dados, ligadas aos avanços tecnológicos.
  • EM13MAT501: Investigar relações entre números expressos em tabelas para representá-los no plano cartesiano, identificando padrões e criando conjecturas para generalizar e expressar algebricamente essa generalização, reconhecendo quando essa representação é de função polinomial de 1º grau.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade abrange uma variedade de temas fundamentais da matemática e sua aplicação prática. Isso inclui o estudo das unidades de medida, tanto convencionais quanto relacionadas aos avanços tecnológicos, como unidades de dados e velocidade de internet. Também abordará a criação e interpretação de tabelas de dados, técnicas de representação gráfica no plano cartesiano e a análise crítica de gráficos. Esses conteúdos serão explorados através de metodologias ativas, promovendo uma aprendizagem significativa e aplicada.

  • Unidades de medida convencionais e tecnológicas
  • Criação de tabelas de dados fictícios
  • Representação de dados no plano cartesiano usando GeoGebra
  • Análise de escalas e sua influência na interpretação gráfica
  • Exploração de relações matemáticas e desenvolvimento do raciocínio crítico

Metodologia

Esta atividade será conduzida através de uma abordagem de metodologia ativa, incentivando a participação direta dos alunos na construção do conhecimento. Inicialmente, haverá uma breve apresentação teórica sobre unidades de medida e sua relevância. Após essa introdução, os alunos trabalharão em grupos para selecionar as unidades de medida e criar os dados fictícios. A etapa seguinte envolverá o uso do software GeoGebra pelos estudantes para a representação gráfica dos dados. Durante todo o processo, haverá momentos de discussão e análise conjunta, permitindo aos alunos explorar as relações matemáticas e refletir sobre as escalas e interpretação dos gráficos.

  • Apresentação teórica sobre unidades de medida
  • Trabalho em grupo para criação de tabelas de dados
  • Uso do software GeoGebra para representação gráfica
  • Discussões em grupo sobre a análise dos gráficos
  • Reflexão sobre as escalas e suas implicações na interpretação dos dados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e a seleção das unidades de medida e criação de dados fictícios. A segunda aula será dedicada ao uso do GeoGebra para a representação dos dados selecionados no plano cartesiano, seguido de análise e discussão.

  • Aula 1: Introdução ao tema, seleção das unidades de medida e criação de dados fictícios.
  • Aula 2: Uso do GeoGebra para representação e análise dos dados no plano cartesiano.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será realizada através da análise de dois componentes principais: a criação da tabela de dados e a representação gráfica no GeoGebra, juntamente com a participação nas discussões em grupo. Será avaliada a precisão nas unidades de medida selecionadas, a criatividade e coerência na criação dos dados fictícios, bem como a habilidade de usar o GeoGebra para a representação adequada dos dados. Além disso, a capacidade de análise crítica dos gráficos produzidos, considerando as diferentes escalas, será um critério importante. A participação ativa e contribuições significativas nas discussões em grupo também contarão para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos tanto digitais quanto físicos. Destacam-se o acesso a computadores com internet e o software GeoGebra instalado, o que permitirá aos alunos a representação gráfica dos dados. Além disso, será providenciado material de apoio sobre unidades de medida e suas aplicações, tanto em formato impresso quanto digital. Recursos adicionais incluem quadro branco e marcadores para as etapas de discussão e análise grupal.

  • Computadores com acesso à internet e software GeoGebra
  • Material de apoio sobre unidades de medida
  • Quadro branco e marcadores
  • Guias de uso do GeoGebra
  • Folhas de papel e material de escrita para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo