Descobrindo Palavras no Mundo

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Nessa atividade, intitulada 'Descobrindo Palavras no Mundo', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a riqueza lingüística e cultural do Brasil através de palavras de origem africana e indígena que são frequentemente usadas em nosso cotidiano. A divisão da classe em pequenos grupos permitirá uma aprendizagem colaborativa e ativa. Cada grupo, utilizando materiais impressos com imagens e palavras, como 'cacau', 'mandioca' e 'abacaxi', trabalhará na identificação dessas palavras, na separação silábica e no reconhecimento das letras do alfabeto presentes. Este exercício visa não só a reconhecer a estrutura das palavras mas também a entender sua origem e significado, promovendo um reconhecimento da diversidade cultural e lingüística brasileira. Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas descobertas, proporcionando um momento de compartilhamento de conhecimento e valorização da nossa cultura.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal promover o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural e linguística do Brasil, por meio da exploração de palavras de origem africana e indígena entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Além disso, objetiva-se aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes, possibilitando a observação e comparação entre escritas convencionais e suas próprias produções, a distinção das letras do alfabeto de outros sinais gráficos, e o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como uma representação dos sons da fala. A atividade incentiva ainda a aprendizagem colaborativa e a comunicação eficaz, pois os alunos trabalharão em grupos e compartirão suas descobertas.

  • Promover a valorização da diversidade cultural e linguística Brasileira.
  • Aprimorar habilidades de leitura e escrita.
  • Observar e comparar escritas convencionais com produções próprias.
  • Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo de palavras da língua portuguesa com origem africana e indígena, enfocando sua estrutura (separação silábica), reconhecimento das letras do alfabeto presentes, e o significado e origem dessas palavras. Tal estudo permite aos alunos não apenas expandir seu vocabulário e suas habilidades de leitura e escrita, mas também desenvolver uma compreensão mais profunda e respeitosa da diversidade cultural e linguística do país, refletindo sobre como essa diversidade se manifesta no idioma português.

  • Palavras de origem africana no Português.
  • Palavras de origem indígena no Português.
  • Separação silábica.
  • Reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Significado e origem das palavras.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada para engajar os alunos em uma investigação ativa, promovendo assim a colaboração, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para explorar as palavras de origem africana e indígena, usando materiais impressos com imagens e palavras. Esta abordagem permite que os estudantes tomem posse de seu processo de aprendizagem, explorando ativamente o conteúdo e compartilhando suas descobertas com a classe, enriquecendo assim a experiência de aprendizagem de todos.

  • Aprendizagem colaborativa em pequenos grupos.
  • Utilização de materiais impressos com imagens e palavras.
  • Exploração ativa de palavras de origem africana e indígena.
  • Apresentação e compartilhamento das descobertas em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, dividida em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do tema e a divisão dos grupos, seguida pela exploração das palavras usando os materiais impressos. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas pesquisas e prepararão as apresentações, que serão realizadas no final da aula.

  • Aula 1: Introdução e início da atividade de exploração.
  • Aula 2: Finalização da pesquisa e apresentações dos grupos.
  • Momento 1: Revisão das Descobertas (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula revisitando o conteúdo explorado na aula anterior. Pergunte aos alunos se lembram de algumas palavras discutidas e seus significados. Permita que cada grupo revise suas anotações e prepare as informações coletadas para a apresentação. É importante que o professor circule entre os grupos, oferecendo ajuda onde necessário e incentivando discussões dentro dos grupos. Sugira que os alunos organizem as ideias em tópicos para facilitar a apresentação.

    Momento 2: Apresentações dos Grupos (Estimativa: 30 minutos)
    Organize a sala de forma que todos possam ver e ouvir as apresentações. Permita que cada grupo tenha até 5 minutos para apresentar suas descobertas sobre as palavras, suas origens e significados. Incentive que usem os materiais impressos para ilustrar suas falas. É importante que você avalie a participação de cada aluno e o envolvimento do grupo como um todo. Dê feedback positivo, destacando informações interessantes ou apresentações criativas. Estimule a turma a fazer perguntas aos grupos que apresentam, promovendo um momento de aprendizagem interativa.

    Momento 3: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza a classe para uma reflexão final, perguntando o que eles aprenderam de novo sobre as palavras de origem africana e indígena e a importância da diversidade cultural. Incentive os alunos a compartilharem suas impressões pessoais sobre a atividade. Para avaliação, peça que cada aluno escreva uma frase curta sobre o que mais gostou de aprender na atividade. Recolha essas frases como uma forma de aferir o entendimento e o impacto da atividade. Conclua a aula reforçando a importância da diversidade cultural no nosso dia a dia.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, certifique-se de que os materiais impressos são visualmente acessíveis com letras grandes e imagens claras. Durante as apresentações, permita que cada aluno participe de acordo com seu nível de conforto. Ofereça apoio extra para alunos que possam ter dificuldades em falar em público. Caso necessário, permita que eles façam suas apresentações de forma mais informal ou em pares. Use exemplos simples e contextualize as explicações com situações do cotidiano para melhor entendimento. Mantenha um ambiente de acolhida e respeito, incentivando todos a participarem de acordo com suas capacidades.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos, na colaboração dentro dos grupos, e na qualidade das apresentações realizadas. Observar-se-á a capacidade de identificar as palavras, realizar a separação silábica, e reconhecer as letras do alfabeto, além do entendimento sobre a origem e o significado das palavras exploradas. A capacidade de trabalho em equipe e a eficácia na comunicação durante as apresentações também serão critérios avaliados, incentivando assim o desenvolvimento de habilidades sociais e de expressão.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade serão necessários materiais impressos contendo imagens e palavras de origem africana e indígena, um espaço adequado na sala de aula para a formação de pequenos grupos, e acesso a recursos como dicionários ou a internet para a pesquisa sobre a origem e significado das palavras. Estes recursos atuam como suporte ao processo de aprendizagem, permitindo aos alunos uma exploração mais aprofundada e fundamentada do conteúdo.

  • Materiais impressos com imagens e palavras.
  • Espaço na sala de aula para trabalho em grupo.
  • Acesso a dicionários ou internet.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo