Esta atividade prática, direcionada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, centra-se na criação do 'Diário da Turma', um projeto de escrita colaborativa que enfatiza a expressão pessoal, análise literária e compreensão das características do gênero diário. Utilizando a metodologia da sala de aula invertida, os alunos iniciam a atividade pesquisando em casa sobre a estrutura e elementos essenciais de um diário, incluindo formas de expressar sentimentos e opiniões. Essa pesquisa inicial serve de base para o trabalho em sala de aula, onde os alunos, guiados pelo professor, compartilham suas descobertas, discutindo a diversidade de estilos e abordagens. A atividade envolve a escrita individual de entradas diárias no 'Diário da Turma' por uma semana. Cada entrada será uma narrativa de eventos vividos, sentimentos ou opiniões sobre temas da atualidade escolhidos pelos próprios alunos. Ao final da semana, os alunos lerão e discutirão em grupo as entradas do diário, analisando o uso das convenções do gênero e refletindo sobre a expressão pessoal nas narrativas. Esta prática pedagógica não só promove habilidades de escrita e leitura, mas também estimula a empatia, o respeito pela diversidade de pensamentos e o desenvolvimento da autonomia dos alunos.
Este plano de aula tem como objetivos promover a autonomia dos alunos na pesquisa e produção textual, aprimorar habilidades de escrita e leitura através da prática reflexiva, e fomentar a expressão pessoal e a análise literária. Almeja-se que os estudantes compreendam as características específicas do gênero diário, incluindo estrutura, linguagem e elementos narrativos, a fim de produzirem textos coerentes e criativos. Adicionalmente, propõe-se encorajar a discussão e a troca de ideias em grupo sobre os textos produzidos, desenvolvendo a capacidade de ouvir, respectar e valorizar as perspectivas alheias, bem como articular e defender as próprias opiniões.
O conteúdo programático desta atividade abrange a introdução ao gênero textual diário, enfatizando sua estrutura, linguagem e propósitos. Serão exploradas as formas de expressão de pensamentos, sentimentos e narrativas de eventos, além da importância de elementos como data, estilo de escrita pessoal e reflexões íntimas. A atividade propõe uma abordagem prática para a análise de textos, onde os alunos refletirão sobre a expressão pessoal na escrita e desenvolverão habilidades analíticas e críticas através da leitura e discussão dos diários produzidos em sala.
Adotaremos metodologias ativas com foco na sala de aula invertida, onde os alunos atuarão como principais investigadores e produtores de conhecimento. A atividade iniciará com pesquisa individual em casa, seguida de compartilhamento e debates em sala, utilizando a técnica da roda de debate. A escrita manual será valorizada para a produção do 'Diário da Turma', facilitando a expressão pessoal. As discussões em grupo promoverão a análise do gênero textual estudado e a valorização das diferentes perspectivas e estilos de escrita.
A atividade será desenvolvida ao longo de uma semana, com uma aula dedicada a cada fase do projeto: início com pesquisa em casa, seguido por compartilhamento em sala, escrita das entradas do diário durante a semana, finalizando com a leitura e análise coletiva das entradas.
A avaliação será formativa e contínua, observando o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa inicial até a escrita e participação nas discussões. A capacidade de expressar-se por escrito, a utilização das convenções do gênero diário e o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas serão critérios fundamentais. Será avaliada também a habilidade em trabalhar em equipe, respeitar e valorizar as opiniões dos colegas, bem como a capacidade de argumentação e defesa das próprias ideias durante as rodas de debate. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do projeto para orientar os alunos em seu desenvolvimento.
Os recursos necessários incluem materiais para a pesquisa em casa (acesso à internet, livros ou revistas), cadernos ou papel para a escrita manual do diário, canetas, lápis e materiais de arte para decoração das entradas do diário. Em sala, será utilizada uma lousa ou quadro para anotações coletivas e direcionamento da discussão. Além disso, serão selecionados exemplos de diários (impressos ou digitais) para análise e inspiração.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula