O Diário da Turma

Desenvolvida por: Flávia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e expressão de sentimentos através de diários

Esta atividade prática, direcionada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, centra-se na criação do 'Diário da Turma', um projeto de escrita colaborativa que enfatiza a expressão pessoal, análise literária e compreensão das características do gênero diário. Utilizando a metodologia da sala de aula invertida, os alunos iniciam a atividade pesquisando em casa sobre a estrutura e elementos essenciais de um diário, incluindo formas de expressar sentimentos e opiniões. Essa pesquisa inicial serve de base para o trabalho em sala de aula, onde os alunos, guiados pelo professor, compartilham suas descobertas, discutindo a diversidade de estilos e abordagens. A atividade envolve a escrita individual de entradas diárias no 'Diário da Turma' por uma semana. Cada entrada será uma narrativa de eventos vividos, sentimentos ou opiniões sobre temas da atualidade escolhidos pelos próprios alunos. Ao final da semana, os alunos lerão e discutirão em grupo as entradas do diário, analisando o uso das convenções do gênero e refletindo sobre a expressão pessoal nas narrativas. Esta prática pedagógica não só promove habilidades de escrita e leitura, mas também estimula a empatia, o respeito pela diversidade de pensamentos e o desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivos promover a autonomia dos alunos na pesquisa e produção textual, aprimorar habilidades de escrita e leitura através da prática reflexiva, e fomentar a expressão pessoal e a análise literária. Almeja-se que os estudantes compreendam as características específicas do gênero diário, incluindo estrutura, linguagem e elementos narrativos, a fim de produzirem textos coerentes e criativos. Adicionalmente, propõe-se encorajar a discussão e a troca de ideias em grupo sobre os textos produzidos, desenvolvendo a capacidade de ouvir, respectar e valorizar as perspectivas alheias, bem como articular e defender as próprias opiniões.

  • Compreender a estrutura e elementos de um diário
  • Expressar sentimentos e opiniões de maneira escrita
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e análise literária
  • Estimular a discussão, reflexão e respeito pelas opiniões alheias
  • Promover a autonomia na pesquisa e produção de textos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF03LP13: Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a introdução ao gênero textual diário, enfatizando sua estrutura, linguagem e propósitos. Serão exploradas as formas de expressão de pensamentos, sentimentos e narrativas de eventos, além da importância de elementos como data, estilo de escrita pessoal e reflexões íntimas. A atividade propõe uma abordagem prática para a análise de textos, onde os alunos refletirão sobre a expressão pessoal na escrita e desenvolverão habilidades analíticas e críticas através da leitura e discussão dos diários produzidos em sala.

  • Introdução ao gênero diário e suas convenções
  • Expressão de sentimentos, opiniões e narrativas pessoais
  • Análise de exemplos de diários reais e ficcionais
  • Discussão coletiva sobre as entradas do 'Diário da Turma'
  • Reflexão sobre a escrita pessoal e expressão individual

Metodologia

Adotaremos metodologias ativas com foco na sala de aula invertida, onde os alunos atuarão como principais investigadores e produtores de conhecimento. A atividade iniciará com pesquisa individual em casa, seguida de compartilhamento e debates em sala, utilizando a técnica da roda de debate. A escrita manual será valorizada para a produção do 'Diário da Turma', facilitando a expressão pessoal. As discussões em grupo promoverão a análise do gênero textual estudado e a valorização das diferentes perspectivas e estilos de escrita.

  • Pesquisa individual em casa sobre o gênero diário
  • Compartilhamento das descobertas em sala de aula
  • Escrita manual das entradas do diário
  • Roda de debate para discussão das entradas do diário
  • Análise coletiva sobre as características do gênero diário

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de uma semana, com uma aula dedicada a cada fase do projeto: início com pesquisa em casa, seguido por compartilhamento em sala, escrita das entradas do diário durante a semana, finalizando com a leitura e análise coletiva das entradas.

  • Aula 1: Orientações iniciais e início da pesquisa em casa
  • Aula 2: Compartilhamento das pesquisas e discussão inicial
  • Aula 3 e 4: Escrita das entradas do diário em sala
  • Aula 5: Leitura, discussão e análise das entradas do diário

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa inicial até a escrita e participação nas discussões. A capacidade de expressar-se por escrito, a utilização das convenções do gênero diário e o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas serão critérios fundamentais. Será avaliada também a habilidade em trabalhar em equipe, respeitar e valorizar as opiniões dos colegas, bem como a capacidade de argumentação e defesa das próprias ideias durante as rodas de debate. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do projeto para orientar os alunos em seu desenvolvimento.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem materiais para a pesquisa em casa (acesso à internet, livros ou revistas), cadernos ou papel para a escrita manual do diário, canetas, lápis e materiais de arte para decoração das entradas do diário. Em sala, será utilizada uma lousa ou quadro para anotações coletivas e direcionamento da discussão. Além disso, serão selecionados exemplos de diários (impressos ou digitais) para análise e inspiração.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Cadernos ou papel para escrita do diário
  • Canetas, lápis e materiais de arte
  • Exemplos de diários para análise
  • Lousa ou quadro para anotações e discussões

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo