Expressão Além das Palavras

Desenvolvida por: Leonar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Comunicação Não Verbal e Gêneros Textuais

Na atividade 'Expressão Além das Palavras', os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a explorar profundamente a comunicação não verbal como forma expressiva e interpretativa. Divididos em pequenos grupos, receberão cartas com diferentes gêneros textuais - como poesia, letra de música, artigo de opinião e meme - e escolherão um para ser interpretado por meio de linguagens alternativas, como corporal, visual ou artística, excluindo a verbal. Esta atividade visa não só ampliar a compreensão dos alunos sobre os gêneros textuais e suas características únicas, mas também explorar a importância e o impacto da comunicação não verbal na transmissão de mensagens e emoções. Após as apresentações, uma discussão coletiva será conduzida para refletir sobre como diferentes formas de linguagem podem transmitir variadas mensagens e como a expressão não verbal desempenha um papel crucial na comunicação, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e reflexivo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender e aplicar eficazmente diferentes formas de linguagem para expressar e interpretar mensagens, com ênfase na comunicação não verbal. Visa fomentar a apreciação pela diversidade de gêneros textuais e pelas múltiplas possibilidades expressivas além da linguagem verbal, promovendo habilidades de interpretação, criatividade e expressão pessoal. Através da prática e reflexão, os alunos irão explorar o papel fundamental da linguagem corporal, visual e artística na comunicação, desenvolvendo uma compreensão mais profunda da linguagem como fenômeno multifacetado que transcende as palavras.

  • Explorar a comunicação não verbal como meio expressivo e interpretativo.
  • Analisar diferentes gêneros textuais e suas possíveis traduções em linguagens não verbais.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e expressão criativa através de múltiplas formas de linguagem.
  • Refletir sobre o impacto da comunicação não verbal na transmissão de mensagens e emoções.
  • Promover a apreciação pela diversidade linguística e expressiva na comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade enfoca a compreensão e aplicação da comunicação não verbal, a análise de gêneros textuais e a tradução de mensagens verbais para o não verbal. Através de uma metodologia ativa, os alunos serão estimulados a explorar as dimensões sociais, culturais e expressivas das várias formas de linguagem, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico que transcende a sala de aula tradicional. Esta abordagem permite uma exploração prática e reflexiva dos meios pelos quais comunicamos e interpretamos o mundo ao nosso redor, destacando a relevância da linguagem corporal, artística e visual na nossa comunicação diária.

  • Comunicação não verbal: linguagem corporal, visual e artística.
  • Análise e interpretação de gêneros textuais.
  • Tradução de mensagens de gêneros textuais para formas de comunicação não verbal.
  • Discussão sobre o papel e a importância da expressão não verbal na comunicação.

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, centrada no aluno, que promove a aprendizagem através da prática, colaboração e reflexão. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e receberão as cartas com gêneros textuais. Após uma etapa de discussão e escolha interna do grupo, eles se dedicarão à criação de suas interpretações não verbais. Serão encorajados a utilizar recursos como dramatização, expressão corporal, criação artística entre outros. Após as apresentações, uma sessão de reflexão coletiva permitirá aos alunos discutir e analisar as diversas interpretações, promovendo um entendimento aprofundado da atividade e dos temas abordados.

  • Divisão dos alunos em grupos e distribuição das cartas com gêneros textuais.
  • Discussão e escolha do gênero textual pelo grupo.
  • Preparação e criação das interpretações não verbais pelos grupos.
  • Apresentação das interpretações para a turma.
  • Sessão de reflexão e discussão coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade, a formação dos grupos, a distribuição das cartas com gêneros textuais e o início do planejamento das interpretações. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas preparações e realizarão as apresentações seguidas de uma discussão coletiva.

  • Aula 1: Introdução, formação dos grupos, e planejamento das interpretações.
  • Aula 2: Finalização das preparações e apresentações das interpretações.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo da atividade. Serão avaliados critérios como criatividade na interpretação dos gêneros textuais escolhidos, habilidade de trabalhar em grupo, capacidade de realizar apresentações não verbais expressivas e participação na discussão coletiva. A avaliação também considerará o entendimento dos alunos sobre a importância da comunicação não verbal e sua habilidade de refletir sobre as apresentações, expressando compreensão dos diferentes usos da linguagem para comunicação.

Materiais e ferramentas:

Para a atividade, serão necessários cartões ou papel para a criação das cartas com os diferentes gêneros textuais, espaços adequados para as apresentações e recursos que os alunos possam precisar para criar suas interpretações não verbais (por exemplo, materiais de arte, música, tecido para dramatizações). Encorajamos o uso de recursos disponíveis na sala de aula e criatividade na execução das apresentações.

  • Cartas ou papel para os gêneros textuais.
  • Materiais de arte (papel, lápis de cor, tesoura, cola, etc.).
  • Espaço apropriado para as apresentações.
  • Dispositivos para reprodução de música (se necessário).
  • Tecidos ou objetos para auxiliar nas dramatizações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo