Esta atividade tem como objetivo imergir os alunos do 3º ano do Ensino Médio no universo da prosa e da pintura modernista brasileira, por meio da criação de crônicas inspiradas em 'Macunaíma', de Mário de Andrade, e 'Abaporu', de Tarsila do Amaral. Iniciaremos com uma exposição dialogada sobre as características do modernismo, enfatizando a prosa experimental, a incorporação da oralidade e da cultura popular, além do contexto sociocultural brasileiro da época. Será destacada a importância de 'Macunaíma' e 'Abaporu' como ícones do modernismo no Brasil, abordando aspectos como a busca de identidade nacional, a construção de um imaginário brasileiro e a crítica social. Depois, os alunos serão incentivados a selecionar temas ou aspectos dessas obras para compor suas próprias crônicas, explorando a sua visão da cultura brasileira atual. A atividade culminará com uma roda de leitura das crônicas produzidas pelos alunos, seguida de um debate que promoverá a reflexão crítica sobre as múltiplas interpretações do modernismo e suas reverberações na identidade cultural brasileira contemporânea.
O objetivo desta atividade é desenvolver competências relacionadas à análise crítica de textos, à compreensão das diversas manifestações culturais brasileiras e ao desenvolvimento da expressão criativa dos alunos. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar as principais características da prosa e da pintura modernista, compreender o contexto histórico, social e cultural do modernismo brasileiro, e exercitar a sua habilidade de escrita criativa por meio da composição de crônicas inspiradas por este movimento. Além disso, visa estimular o pensamento crítico e a habilidade de argumentação dos estudantes, promovendo debates sobre as obras e suas interpretações.
Abordaremos o modernismo brasileiro, focando em 'Macunaíma' e 'Abaporu' para explorar aspectos como o nacionalismo, a identidade cultural e a estética modernista. Discussões em sala sobre essas obras criarão um pano de fundo teórico, enquanto a atividade prática de escrita permitirá aos alunos aplicar e refletir sobre esses conceitos de forma criativa. A roda de leitura viabilizará a partilha das produções e fomentará o debate crítico, proporcionando uma compreensão aprofundada do período modernista e seu impacto na cultura brasileira.
Utilizaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos serão protagonistas do seu aprendizado. Inicialmente, realizaremos uma exposição dialogada sobre o modernismo brasileiro e suas principais obras. Em seguida, os alunos, individualmente ou em duplas, escolherão temas ou aspectos das obras estudadas para desenvolver suas crônicas, aplicando os conceitos discutidos. A roda de leitura das crônicas será um momento de compartilhamento das interpretações e visões modernistas, incentivando a troca de feedbacks e a reflexão crítica.
A atividade será realizada em 3 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, discutiremos as características do modernismo, com foco em 'Macunaíma' e 'Abaporu'. A segunda aula será dedicada à escrita das crônicas pelos alunos. A última aula envolverá a roda de leitura e o debate sobre as crônicas produzidas.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em sala, na criatividade e originalidade das crônicas produzidas, bem como na sua capacidade de argumentação e reflexão crítica durante o debate. Os critérios incluirão clareza, coerência, adequação ao tema escolhido e profundidade da análise. A participação na roda de leitura e o feedback compartilhado com os colegas também serão considerados na avaliação final.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisas complementares, cópias de trechos selecionados de 'Macunaíma' e 'Abaporu', além de materiais para escrita, como papel e caneta, ou dispositivos eletrônicos. Será útil também a utilização de um projetor para a apresentação das obras e dos conceitos chave do modernismo brasileiro.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula