A atividade 'Opinião em Construção' é elaborada para o 9º ano do Ensino Fundamental com o intuito de proporcionar aos alunos uma compreensão prática sobre a estrutura de um artigo de opinião. Utilizando blocos de montar de diferentes cores, onde cada cor representa um componente do artigo (introdução, argumentos, exemplos, conclusão), os alunos serão divididos em equipes com a missão de construir uma 'torre de argumentos'. Esta torre deve seguir a ordem lógica de um texto argumentativo, promovendo uma visualização física da estrutura textual. Após a construção, os grupos vão transformar a estrutura montada em um artigo de opinião escrito, selecionando e discutindo as melhores ideias que foram representadas pelos blocos. Tal metodologia ativa, do tipo Mão-na-massa, visa não só o entendimento da conformação de um artigo de opinião, mas também estimula o trabalho em equipe, a discussão produtiva e a habilidade de planejamento e organização das ideias.
Esta atividade tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma compreensão clara sobre a estrutura e a importância de cada componente de um artigo de opinião, por meio de uma abordagem prática. Visa fomentar o desenvolvimento de habilidades de planejamento ao construir a torre, selecionando e organizando ideias em uma estrutura coesa. Além disso, pretende-se incentivar a capacidade de trabalho em equipe, aprimorar as habilidades argumentativas dos estudantes e promover a revisão crítica ao transformar a torre em um texto escrito, garantindo a adequação dos argumentos e a coerência com os padrões do gênero.
O conteúdo programático inclui a estrutura e características do artigo de opinião, técnicas de argumentação, seleção e organização de ideias, além da prática de revisão e edição de textos. Os alunos aprenderão a identificar os componentes chave de artigos de opinião e a empregar estratégias eficazes de argumentação, fundamentais para a produção escrita e para o exercício da cidadania.
A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será empregada para engajar os alunos na construção prática do conhecimento. Inicialmente, haverá uma breve explanação teórica sobre o gênero textual em foco. Em seguida, os alunos, divididos em grupos, receberão os blocos de montar para construir sua 'torre de argumentos', realizando paralelamente um brainstorming para o desenvolvimento do texto. Após a montagem, cada grupo deverá elaborar um artigo de opinião escrito, baseando-se na estrutura pré-construída. Este método propicia uma aprendizagem significativa, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a interação colaborativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao artigo de opinião e iniciarão a construção da 'torre de argumentos'. Na segunda aula, os grupos finalizarão a torre, transformarão a estrutura em texto escrito e realizarão a revisão e edição do mesmo.
A avaliação será realizada considerando a participação ativa dos alunos durante a construção da 'torre de argumentos', a qualidade da discussão em grupo, a coerência e a aderência da estrutura do artigo de opinião construído com os blocos à estrutura textual do gênero. Adicionalmente, será avaliada a capacidade de transformar a estrutura visual em um texto escrito coeso, bem como a qualidade da revisão e edição final do texto. Os critérios de avaliação incluirão criatividade, colaboração, uso adequado dos elementos argumentativos, qualidade da escrita e aderência às normas da língua.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem um conjunto de blocos de montar de cores variadas, quadro branco ou flipchart para anotações coletivas durante a discussão inicial, materiais de escrita para o planejamento e a elaboração do texto (papel, canetas, lápis), além de acesso a dicionários ou recursos online para consultas durante a fase de revisão e edição dos textos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula