Exposição de Gráficos Interativos

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Análise de Dados e Uso de Softwares Gráficos

Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a análise de dados por meio da criação de gráficos interativos, utilizando ferramentas digitais gratuitas. Após uma pesquisa sobre o funcionamento e as aplicações práticas de softwares gráficos, eles serão desafiados a selecionar conjuntos de dados - fornecidos pelo professor ou coletados independentemente - sobre temas de interesse comum. A atividade culminará com a apresentação dos gráficos para a turma, onde os alunos deverão explicar as escolhas feitas durante a construção dos gráficos, incluindo o tipo de gráfico escolhido, as razões para tal escolha e como essa escolha facilita a compreensão dos dados apresentados. Este projeto pedagógico tem como objetivo não apenas familiarizar os alunos com ferramentas tecnológicas relevantes mas também desenvolver habilidades críticas de análise de dados e apresentação oral.

Objetivos de Aprendizagem

O foco desta atividade é promover nos alunos uma compreensão profunda da importância e da funcionalidade dos diferentes tipos de gráficos na análise e apresentação de dados. As habilidades de pesquisa, análise crítica, tomada de decisões fundamentadas e comunicação estão entre os objetivos de aprendizagem principais. Os estudantes irão aprender a classificar dados, optar pelo tipo de gráfico mais apropriado para sua representação visual e a usar tecnologia digital como uma ferramenta poderosa para a exploração e compreensão de conjuntos de dados complexos. Além disso, a atividade busca afiar a habilidade dos alunos de apresentarem suas descobertas de maneira clara e eficaz, trabalhando tanto a autoconfiança quanto as competências de oratória.

  • Entender a função e a importância dos gráficos na representação de dados.
  • Aprender a classificar dados e escolher o tipo de gráfico mais adequado.
  • Desenvolver habilidades de análise de dados utilizando ferramentas digitais.
  • Aprimorar a capacidade de apresentação oral e defesa de ideias.
  • Fomentar a capacidade de trabalho colaborativo e pesquisa autônoma.

Conteúdo Programático

Esta atividade está desenhada para abranger componentes essenciais da matemática e da informática, englobando a análise de dados, classificação de informações e a utilização de softwares gráficos. Além disso, a metodologia adotada implica em uma prática de aprendizagem ativa e participativa, onde os alunos se envolvem diretamente na construção do conhecimento por meio de pesquisa e trabalho colaborativo, aperfeiçoando suas habilidades de comunicação e análise crítica.

  • Pesquisa sobre funcionalidades de softwares gráficos.
  • Análise e classificação de dados.
  • Escolha e aplicação de diferentes tipos de gráficos.
  • Apresentação e explicação dos gráficos criados.
  • Crítica construtiva e análise de apresentações.

Metodologia

A atividade adotará a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos, antes da aula, realizarão uma pesquisa guiada sobre softwares gráficos, suas funções e aplicações. Na sala de aula, após a divisão em grupos, eles aplicarão os conhecimentos prévios para a análise de dados e criação de gráficos utilizando ferramentas digitais. A apresentação dos gráficos funcionará como um momento de compartilhamento e avaliação do aprendizado, estimulando a interatividade, o feedback entre pares e o desenvolvimento de habilidades sociais e de apresentação.

  • Pesquisa guiada como tarefa de casa.
  • Trabalho em grupo para análise e criação de gráficos.
  • Apresentações orais dos trabalhos.
  • Feedback construtivo entre pares.
  • Reflexão coletiva sobre a atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos aplicarão seus conhecimentos prévios para começar a análise dos dados e a criação dos gráficos. A segunda aula será dedicada à finalização dos gráficos e às apresentações para a turma, seguidas de feedback.

  • Aula 1: Análise de dados e início da criação de gráficos.
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos gráficos, feedback.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na eficácia da apresentação dos dados através dos gráficos, na clareza e detalhe das explicações orais, na capacidade de defesa das escolhas feitas, e no engajamento e colaboração durante o processo. Será dado destaque à criatividade, precisão e eficácia na comunicação visual dos dados, assim como a habilidade de responder a perguntas e oferecer feedback construtivo aos colegas. Serão utilizados critérios claros e objetivos, compartilhados com os alunos anteriormente, para garantir uma avaliação justa e transparente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com acesso à Internet para a pesquisa e uso de softwares gráficos. Diversos softwares e plataformas online gratuitos, como o Google Sheets ou o Canva, podem ser utilizados para a criação de gráficos. Além disso, será fornecido um conjunto de dados pelos professores ou coletados pelos próprios alunos, que servirá como base para a criação dos gráficos interativos.

  • Computadores com acesso à Internet.
  • Softwares e plataformas digitais para criação de gráficos (ex.: Google Sheets, Canva).
  • Conjuntos de dados fornecidos pelo professor ou coletados pelos alunos.
  • Critérios de avaliação claramente definidos.
  • Guias e tutoriais sobre uso de softwares gráficos.

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