Debates do Futuro: IA em Nossas Vidas

Desenvolvida por: Mileid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Inteligência Artificial na Sociedade

Este plano de aula tem como objetivo introduzir e explorar o conceito de Inteligência Artificial (IA) entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando exemplos cotidianos para mostrar sua importância. A atividade será dividida em duas partes. Primeiramente, haverá uma breve apresentação sobre o que é IA, incluindo exemplos de aplicações no dia a dia e seu crescente papel na sociedade. Em seguida, os alunos serão divididos em pequenos grupos e participarão de debates. Cada grupo receberá um ponto de vista diferente a ser defendido, tratando do impacto da IA na sociedade, incluindo questões éticas, benefícios e possíveis malefícios. Este formato de atividade busca não apenas promover o conhecimento sobre a IA mas também desenvolver habilidades de argumentação, pesquisa e fluência no idioma inglês, já que o uso e a prática de vocabulário específico ligado à IA serão incentivados durante o debate.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade pedagógica estão centrados em desenvolver a compreensão teórica e prática sobre a Inteligência Artificial, seus impactos na sociedade moderna, e promover habilidades de comunicação, argumentação e pesquisa em inglês. Espera-se que os alunos possam identificar e discutir sobre diferentes aspectos da IA, compreendendo sua importância, os benefícios e os desafios éticos que essa tecnologia apresenta. Além disso, visa incrementar o vocabulário dos alunos em inglês com termos técnicos relacionados à IA, melhorando sua fluência e capacidade de argumentação no idioma, através de uma atividade prática de debate.

  • Compreender o conceito básico de Inteligência Artificial e suas aplicações no cotidiano.
  • Debater sobre os impactos éticos, benefícios e malefícios da IA na sociedade.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação em inglês.
  • Incentivar o pensamento crítico e o debate construtivo entre os alunos.
  • Ampliar o vocabulário em inglês com termos específicos relacionados à IA.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP26 - Exercitar a fluência e a compreensão leitora e oral em língua inglesa.
  • EF09LI06 - Utilizar-se da língua inglesa como meio de aprendizagem de conteúdos variados.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda o tema da Inteligência Artificial, um campo da ciência da computação que cada vez mais afeta diversas áreas da vida e do conhecimento humano. A partir da exploração desse tema, os alunos terão a oportunidade de aprender e debater sobre aspectos fundamentais da IA, como suas aplicações práticas, os dilemas éticos envolvidos, e os impactos sociais que essa tecnologia pode ter. Esta abordagem interdisciplinar envolverá conhecimentos de áreas como ética, ciências sociais e tecnologia, promovendo uma aprendizagem ampla e aprofundada sobre a matéria.

  • Introdução à Inteligência Artificial: Conceitos básicos e importância
  • Aplicações práticas da IA no cotidiano
  • Impacto da IA na sociedade: benefícios e desafios
  • Debate sobre questões éticas relacionadas à IA
  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e argumentação em inglês

Metodologia

A metodologia dessa atividade inclui uma abordagem inicial expositiva, para apresentar o conceito e o contexto da Inteligência Artificial, seguida de uma metodologia ativa centrada na aprendizagem baseada em jogos e na roda de debate. Esta sequência didática visa engajar os alunos ativamente no aprendizado, promovendo a pesquisa, a reflexão crítica e a articulação de argumentos em pequenos grupos. O debate como prática pedagógica incentiva a expressão oral e a capacidade de argumentação, além de promover a colaboração e o pensamento crítico entre os estudantes.

  • Apresentação expositiva utilizando recursos multimídia
  • Organização dos alunos em pequenos grupos para debates
  • Roda de debate com temas previamente definidos sobre IA
  • Utilização de jogo de perguntas e respostas para fixação do vocabulário em inglês

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira, será realizada a introdução ao tema e começaremos a preparação para os debates. Na segunda aula, ocorrerão os debates propriamente ditos, permitindo aos alunos usar e praticar o vocabulário aprendido.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de IA e formação dos grupos de debate.
  • Aula 2: Execução dos debates e discussões finais.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada levando em consideração a participação ativa, a capacidade de fundamentar argumentos com base em pesquisa prévia e o uso eficaz do vocabulário em inglês específico da área de IA. Será dada especial atenção à fluência na apresentação dos argumentos e à habilidade em se comunicar ideias de maneira clara e coerente. Feedback construtivo será fornecido após os debates para encorajar a melhoria contínua. Um rubrica de avaliação será utilizada para assegurar critérios claros e justos, contemplando aspectos como conteúdo, participação, pronúncia e coerência argumentativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização dessa atividade incluem acesso à internet para pesquisa prévia, recursos multimídia para a apresentação da introdução sobre IA, e materiais de apoio para os estudantes, como artigos e vídeos em inglês sobre o tema. Além disso, um espaço adequado para a realização dos debates é essencial, onde cada grupo possa discutir e apresentar suas ideias confortavelmente.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Recursos multimídia (projetor, computador)
  • Artigos e vídeos em inglês sobre Inteligência Artificial
  • Espaço físico adequado para realização dos debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo