Brincando com Unidades e Dezenas

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Sistema Decimal e Quantidades

A atividade 'Brincando com Unidades e Dezenas' inicia-se com a leitura do poema 'Ou isto, ou aquilo' de Cecília Meireles, criando um ambiente propício à reflexão sobre escolhas e preferências relacionadas a quantidades. Após a leitura, os alunos são convidados a participar de uma Roda de Debate, um método ativo de aprendizagem, onde discutirão escolhas cotidianas envolvendo quantidades diversas, como optar entre 10 balas ou 1 brinquedo. O objetivo é introduzir o conceito de unidades e dezenas de forma prática e concreta, utilizando objetos manipuláveis como blocos ou contas. O professor guiará a discussão, explicando a forma como agrupamos objetos para formar dezenas e como essa compreensão se relaciona com nossas escolhas diárias. Será um momento valioso de observação, manipulação e reflexão sobre o sistema decimal, promovendo a compreensão dos números e seu uso no dia a dia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão inicial e significativa sobre o sistema de numeração decimal, focando especialmente no entendimento de unidades e dezenas. Pretende-se que, por meio da manipulação de objetos concretos e da participação em debates, os estudantes desenvolvam habilidades de contar, agrupar e comparar diferentes quantidades, relacionando-as com situações do cotidiano. Além disso, visa-se fomentar a capacidade de tomada de decisão baseada em juízos matemáticos simples e a compreensão de que os números podem ser compostos e decompostos de várias formas. A estratégia de usar um poema como ponto de partida busca integrar literatura e matemática, mostrando aos alunos que a matemática está presente em diversos contextos da nossa vida.

  • Desenvolver habilidades de contar e agrupar objetos.
  • Entender o conceito de unidades e dezenas.
  • Comparar quantidades e tomar decisões baseadas em análises matemáticas simples.
  • Compreender a composição e decomposição de números em unidades e dezenas.
  • Relacionar matemática com situações cotidianas e outras áreas do conhecimento, como a literatura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA05: Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
  • EF01MA07: Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a introdução ao sistema de numeração decimal, com ênfase especial na compreensão de unidades e dezenas como conceitos fundamentais da matemática. Através de métodos ativos de aprendizagem, como a Roda de Debate e a manipulação de materiais concretos, os alunos irão explorar a formação de números, a contagem exata ou aproximada, a comparação de quantidades e a composição e decomposição de números em unidades e dezenas. Este conteúdo busca estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades matemáticas mais avançadas, enquanto relaciona a matemática com situações reais e outras áreas do conhecimento.

  • Sistema de numeração decimal
  • Conceitos de unidades e dezenas
  • Contagem, agrupamento e comparação de quantidades
  • Composição e decomposição de números
  • Matemática e literatura: integrando conhecimentos

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade combina a prática da Roda de Debate com a manipulação de objetos concretos, promovendo uma aprendizagem ativa e participativa. Iniciando com a leitura do poema 'Ou isto, ou aquilo', busca-se criar um elo entre literatura e matemática, estimulando o pensamento crítico e reflexivo dos alunos. Na sequência, a Roda de Debate servirá como espaço para expressão de ideias e reflexões sobre escolhas baseadas em quantidades, guiadas pelos conceitos de unidades e dezenas. A manipulação de materiais como blocos e contas facilitará a visualização e compreensão dos conceitos abordados, tornando o aprendizado mais tangível.

  • Leitura e discussão do poema 'Ou isto, ou aquilo'
  • Roda de Debate sobre preferências e escolhas cotidianas relacionadas a quantidades
  • Manipulação de objetos concretos para representar unidades e dezenas
  • Discussão guiada pelo professor sobre como agrupamos objetos para formar dezenas
  • Observação e reflexão sobre o uso dos números no cotidiano

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade tem um total de 1 hora, dividida em 2 aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a leitura do poema e a introdução ao debate. A segunda aula será dedicada à manipulação de materiais concretos e à conclusão das discussões, com ênfase na aplicação dos conceitos de unidades e dezenas.

  • Aula 1: Leitura do poema e introdução à Roda de Debate (30 minutos)
  • Aula 2: Manipulação de objetos concretos e encerramento do debate (30 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade 'Brincando com Unidades e Dezenas' se dará por meio da observação contínua do professor durante a execução da atividade. Será dada atenção especial à participação dos alunos nas discussões, sua capacidade de expressar ideias e fazer escolhas informadas durante a Roda de Debate, bem como sua habilidade de manipular os objetos concretos para representar unidades e dezenas. Os critérios de avaliação incluirão a compreensão dos conceitos de unidades e dezenas, a habilidade de comparar quantidades e a aplicação do conhecimento adquirido em situações cotidianas. O professor poderá utilizar registros em forma de anotações ou checklists para acompanhar o progresso individual e coletivo dos alunos, garantindo uma avaliação formativa que contribua para o desenvolvimento contínuo da turma.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: cópias do poema 'Ou isto, ou aquilo' de Cecília Meireles para leitura coletiva ou individual; objetos concretos como blocos de construção, contas, ou outros itens pequenos que possam ser utilizados para representar unidades e dezenas. Estes materiais permitirão aos alunos uma manipulação direta e visualização clara dos conceitos matemáticos em discussão. Além disso, é recomendável que o espaço de aula permita a formação de uma Roda de Debate confortável, onde todos possam se ver e participar ativamente.

  • Cópias do poema 'Ou isto, ou aquilo'
  • Objetos concretos como blocos de construção e contas
  • Espaço adequado para a realização da Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo