Uma Viagem pela Descolonização

Desenvolvida por: Edson … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Processos de Descolonização na África e Ásia

Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos, onde cada grupo representará líderes de um processo de descolonização em um determinado país da África ou Ásia. Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes serão incentivados a pesquisar profundamente sobre a história do país escolhido, os principais movimentos de independência e as figuras centrais envolvidas nesse processo. O resultado deste projeto deverá ser a criação de uma apresentação teatral ou um documentário, visando compartilhar com a turma de maneira criativa e educativa as lutas, desafios e conquistas encontradas durante o processo de descolonização. Esta atividade tem como objetivo promover a empatia, capacidade crítica e um entendimento profundo dos eventos históricos que moldaram a atual configuração geopolítica destes continentes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver a capacidade dos alunos de investigar, analisar e apresentar contextos históricos complexos relacionados aos processos de descolonização na África e Ásia. Almeja-se fomentar uma compreensão aprofundada das consequências socioeconômicas, políticas e culturais desses movimentos, assim como desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e expressão oral. Além disso, objetiva-se cultivar a empatia e o respeito pela diversidade e lutas de outros povos, combatendo preconceitos e promovendo uma visão crítica sobre a história e a globalização.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informação histórica.
  • Compreender os contextos socioeconômicos e políticos dos processos de descolonização.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística na apresentação dos projetos.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Fomentar uma visão crítica e empática sobre os eventos históricos estudados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09HI31: Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia.
  • EF09HI32: Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.
  • EF09HI36: Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade inclui a análise de diferentes processos de descolonização na África e Ásia, destacando os fatores históricos que levaram à independência de várias nações, os desafios enfrentados durante e após a obtenção da independência, e o papel de figuras notáveis nesses processos. Além disso, a atividade contempla uma reflexão sobre o impacto da globalização e a importância da luta contínua contra preconceitos e pela valorização da diversidade.

  • Contexto histórico dos processos de descolonização na África e Ásia.
  • Principais movimentos e figuras históricas da descolonização.
  • Desafios socioeconômicos e políticos pós-independência.
  • Impacto da globalização nos países pós-colonizados.
  • A luta contra preconceitos e a valorização da diversidade.

Metodologia

A abordagem pedagógica adotada combina a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Isso permitirá que os alunos se engajem ativamente na construção de seu conhecimento através de pesquisa, discussão, colaboração e expressão criativa, incentivando a autonomia e criatividade na aprendizagem.

  • Divisão da classe em grupos de trabalho.
  • Pesquisa guiada sobre o país e processo de descolonização designado.
  • Criação e ensaio da apresentação teatral ou elaboração do documentário.
  • Roda de debate após as apresentações para discussão e reflexão.
  • Atividades complementares de aprendizagem invertida e baseada em jogos para fixação do conteúdo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em cinco aulas de 50 minutos cada, distribuídas ao longo de duas semanas. A primeira aula será dedicada à introdução do projeto e divisão dos grupos. As próximas três aulas serão utilizadas para pesquisa, planejamento e produção das apresentações. A última aula será dedicada às apresentações finais e à roda de debates.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos.
  • Aulas 2 e 3: Pesquisa e planejamento das apresentações.
  • Aula 4: Finalização e ensaio das apresentações.
  • Aula 5: Apresentações finais e roda de debates.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, pesquisa, criatividade, qualidade e profundidade da apresentação ou documentário, assim como na contribuição individual e coletiva para a roda de debates final. Serão considerados a compreensão histórica, a capacidade de síntese, a expressão oral e a habilidade de trabalhar em equipe. Exemplos de critérios de avaliação incluem a clareza e precisão das informações históricas, originalidade da apresentação, eficácia na comunicação das ideias e construtividade nas participações da roda de debates.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários diversos recursos, incluindo acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação dos cenários e figurinos das apresentações teatrais ou equipamentos para a gravação e edição de documentários. Além disso, será disponibilizado material de apoio didático para auxiliar na pesquisa histórica, como artigos, vídeos e livros.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para criação de cenários e figurinos.
  • Equipamento de gravação e edição de vídeos.
  • Material de apoio didático para pesquisa (artigos, vídeos, livros).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo