Minha Receita Secreta

Desenvolvida por: Layara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Interpretação de Texto

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a escrita, leitura e interpretação de texto por meio da produção de uma receita culinária, seja esta uma receita favorita ou uma invenção própria. A atividade começará com uma pesquisa individual sobre os ingredientes e o modo de preparo, seguida de um planejamento coletivo da escrita da receita, enfatizando a importância da sequência dos passos e a clareza das instruções. Os alunos serão estimulados a pensar sobre o público-alvo da receita e como tornar o texto acessível e interessante. Depois da escrita inicial, haverá um momento de troca de textos entre os alunos que, em duplas, revisarão o trabalho um do outro. Esse processo de revisão tem como objetivo não apenas a correção ortográfica, mas também o aprimoramento da clareza, coesão e coerência do texto. Finalmente, os alunos irão elaborar a versão final de suas receitas, incluindo ilustrações dos pratos, que serão reunidas em um grande livro de receitas da classe para compartilhamento. Esta atividade promove a interação entre os alunos, o desenvolvimento da habilidade de escrita e o reconhecimento da importância de revisar e aperfeiçoar textos próprios e de colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Ao participar desta atividade, os alunos desenvolverão competências importantes dentro da área de Língua Portuguesa, incluindo a habilidade de planejar, escrever, revisar e editar textos conforme a necessidade do gênero textual trabalhado, que é a receita. Os estudantes aprimorarão a capacidade de produzir textos com clareza, organização e coerência, além de desenvolverem habilidades de pesquisa e uso de informações para compor seus textos. Habilidades sociais, como trabalho em equipe e respeito pelas ideias alheias, também serão fomentadas, uma vez que a revisão dos textos será feita por pares. Este plano de aula contempla o desenvolvimento da autonomia do aluno no processo de aprendizagem, incentivando a criatividade e a expressão individual.

  • Planejar textos escritos considerando a situação comunicativa e o público-alvo.
  • Escrever textos seguindo uma estrutura lógica e coerente.
  • Revisar e aprimorar textos com base em feedbacks construtivos.
  • Utilizar a linguagem e suas variações de forma adequada ao contexto da receita.
  • Aprimorar habilidades de pesquisa e síntese de informações.

Conteúdo Programático

Ao abordar a escrita de receitas, este plano visa desenvolver competências linguísticas essenciais nos alunos, como a organização de ideias de maneira clara e estruturada, a capacidade de seguir regras gramaticais e de estilística adequadas ao gênero textual, e a habilidade de adequar a linguagem ao contexto e público-alvo. Além disso, a atividade promove a utilização de habilidades sociais fundamentais, como a interação positiva com colegas e o desenvolvimento do senso crítico por meio da revisão de textos.

  • Estrutura e características do gênero texto de receita.
  • Clareza e coesão na escrita.
  • Processo de pesquisa para coleta de informações.
  • Regras gramaticais e ortográficas específicas.
  • Desenvolvimento da capacidade de revisão e feedback.

Metodologia

O uso da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos permite aos alunos serem protagonistas do processo educativo, promovendo uma abordagem prática e significativa na aprendizagem de escrita e leitura. Os estudantes passarão por todas as etapas da produção textual, desde o planejamento até a edição final, com ênfase em atividades colaborativas como revisão por pares. Este método enfatiza a construção do conhecimento de forma coletiva e individual, estimulando os alunos a se envolverem ativamente em sua aprendizagem.

  • Pesquisa sobre ingredientes e modo de preparo.
  • Planejamento coletivo da escrita.
  • Escrita da receita com foco em clareza e sequência lógica.
  • Revisão por pares e aprimoramento dos textos.
  • Edição final com inclusão de ilustrações e preparo para publicação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, contabilizando um total de 2 horas. Na primeira aula, será realizada a introdução ao gênero textual, pesquisa e planejamento da escrita. A segunda aula será destinada à revisão por pares, finalização dos textos e inclusão de ilustrações.

  • Aula 1: Introdução, pesquisa e planejamento da escrita.
  • Aula 2: Revisão por pares, finalização dos textos e ilustração.

Avaliação

A avaliação deste projeto será processual e formativa, considerando a participação ativa dos alunos em todas as etapas, a capacidade de trabalhar em equipe durante a revisão por pares e a evolução na clareza e coesão dos textos produzidos. Será dada especial atenção às melhorias realizadas a partir dos feedbacks recebidos. Os critérios de avaliação incluirão a adequação ao gênero textual, a criatividade, a originalidade e a competência linguística demonstrada nas receitas finais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos que facilitarão o processo de aprendizagem e a execução das tarefas. Livros e acesso à internet para pesquisa, materiais de escrita como lápis, borracha e papel, além de papel colorido e canetas para as ilustrações finais são essenciais. Recursos visuais como imagens de exemplos de receitas também serão utilizados para inspiração e orientação dos alunos.

  • Livros e acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de escrita (lápis, borracha, papel).
  • Papel colorido e canetas para ilustrações.
  • Recursos visuais com exemplos de receitas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo