Construtores de Palavras

Desenvolvida por: Elisan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Construção de palavras com sílabas complexas

Esta atividade interativa objetiva inserir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no universo da formação de palavras utilizando blocos de construção que contêm as sílabas complexas gua, gue, gui, guo. Ao longo da atividade, cada aluno terá a tarefa de juntar esses blocos, formando palavras que façam sentido, fomentando não apenas o reconhecimento de sílabas e palavras mas também estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a leitura. Depois de montar uma palavra, o aluno deve apresentá-la a um colega, que terá o desafio de escrevê-la corretamente, praticando assim a habilidade de reconhecer a separação adequada das palavras na escrita. Este método prático e colaborativo busca reforçar o entendimento de como as sílabas se unem para formar palavras, além de trabalhar a atenção, escrita e leitura de forma integrada.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é permitir que os alunos compreendam de maneira prática e colaborativa como as sílabas, especialmente as complexas como gua, gue, gui, guo, formam as palavras. Ao manipularem fisicamente os blocos para construir palavras, os alunos desenvolvem uma percepção mais acurada da estrutura silábica e fonética da língua portuguesa, facilitando o processo de leitura e escrita. Além disso, ao compartilharem suas criações com os colegas para a etapa de escrita, promovem a interação social e o aprendizado coletivo, elementos essenciais no desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos estudantes.

  • Reconhecer sílabas complexas na formação de palavras.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através da manipulação física de objetos.
  • Estimular a criatividade e trabalho em equipe.
  • Praticar a separação correta de palavras na escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP12: Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

Conteúdo Programático

Integrar as habilidades de reconhecimento de sílabas, leitura e escrita com a manipulação de objetos lúdicos é central para este plano, pois permite que os alunos experimentem a estrutura da língua de forma concreta e significativa. Ao trabalharem com sílabas complexas e participarem ativamente do processo criativo de formação de palavras, os estudantes aprofundam seu entendimento sobre a composição e ortografia das palavras, reforçando a base necessária para suas futuras habilidades de escrita e leitura.

  • Sílabas complexas (gua, gue, gui, guo).
  • Formação de palavras.
  • Ortografia.
  • Separação de palavras na escrita.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de aprendizagem, esta atividade promove um ambiente de descoberta, onde os alunos participam ativamente do seu processo de aprendizagem. Através da manipulação dos blocos, os alunos engajam-se diretamente na construção de conhecimento, o que favorece a retenção e compreensão mais profundas. A troca entre pares para a correção e escrita das palavras estimula o diálogo e a colaboração, pilares da aprendizagem ativa, permitindo que os alunos construam conhecimentos de forma cooperativa.

  • Manipulação de blocos de construção contendo sílabas.
  • Colaboração entre pares para formação de palavras.
  • Escrita colaborativa das palavras formadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos blocos de construção e às sílabas complexas destacadas, enquanto na segunda aula, dedicar-se-ão à formação de palavras e à escrita colaborativa.

  • Aula 1: Introdução aos blocos e reconhecimento de sílabas complexas.
  • Aula 2: Formação de palavras e escrita colaborativa.

Avaliação

A avaliação será processual e observatória, considerando a participação do aluno, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na formação das palavras, e a precisão na escrita. O professor deve observar se os alunos conseguem identificar e utilizar corretamente as sílabas complexas, formar palavras com sentido e fazer a correta separação das palavras na escrita. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do processo para guiar os estudantes em seu desenvolvimento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto de blocos de construção com sílabas complexas impressas em cada peça. Além disso, papéis e canetas serão utilizados para a fase de escrita. A sala de aula deverá ser organizada de forma que facilite a movimentação dos alunos e o trabalho em grupos pequenos, promovendo um ambiente colaborativo.

  • Blocos de construção com sílabas complexas.
  • Papéis e canetas.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo