Caça ao Tesouro Cultural

Desenvolvida por: Jaquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte e Cultura
Temática: Diversidade Cultural e Matrizes Estéticas

A atividade 'Caça ao Tesouro Cultural' é pensada para introduzir aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental conceitos de diversidade cultural e estética de uma maneira lúdica e envolvente. Durante a atividade, os estudantes serão divididos em pequenos grupos e participarão de uma caça ao tesouro dentro das dependências da escola. Cada tesouro encontrado será um objeto, brinquedo, ou imagem que representa uma matriz estética ou cultural diferente, por exemplo, um instrumento musical africano, uma boneca de pano tradicional brasileira, uma pintura representando o folclore japonês, entre outros. Em cada estação, os alunos encontrarão uma breve explicação sobre a origem do objeto, sua importância cultural, e como ele se relaciona com o tema geral de diversidade cultural e estética. Ao final da atividade, haverá uma roda de conversa em que os alunos poderão compartilhar suas experiências, aprendizados e discutir sobre as diferentes culturas apresentadas, estimulando assim uma rica troca de experiências e conhecimentos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade pedagógica é fazer com que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental reconheçam e valorizem a diversidade cultural e de matrizes estéticas presente no contexto em que vivem e no mundo como um todo. Através da caça ao tesouro, os estudantes terão a oportunidade de se familiarizar com elementos de diferentes culturas, desenvolver o respeito e a curiosidade por tradições e expressões artísticas fora de seu cotidiano imediato. Além disso, a atividade visa estimular habilidades de trabalho em equipe, exploração, observação atenta e articulação verbal ao compartilhar suas descobertas com o grupo.

  • Promover o reconhecimento e valorização da diversidade cultural e estética.
  • Desenvolver habilidades de observação, exploração e trabalho em equipe.
  • Estimular a curiosidade e o respeito por diferentes tradições culturais.
  • Aprimorar a habilidade de articular verbalmente experiências e aprendizados.

Conteúdo Programático

A atividade se alinha ao conteúdo programático de Arte e Cultura, focando especificamente na diversidade de matrizes estéticas e culturais. Ao explorar objetos e imagens que representem diferentes culturas, os alunos poderão entender praticamente conceitos de multiculturalismo e a importância da preservação das tradições. Também aborda a utilização de tecnologias e recursos digitais na exploração artística, conforme sugerido pela BNCC, e como essas ferramentas podem ser integradas de maneira significativa no aprendizado sobre arte e cultura.

  • Diversidade cultural e estética
  • Matrizes estéticas e culturais do Brasil e do mundo
  • Uso de tecnologias e recursos digitais na exploração artística
  • Respeito e valorização das diferentes culturas

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa para engajar os alunos de maneira significativa com o conteúdo proposto, onde serão os protagonistas de sua própria aprendizagem. A caça ao tesouro será conduzida em grupos, incentivando a colaboração e comunicação entre os alunos. Cada estação do jogo contará com objetos ou imagens acompanhadas de textos curtos explicativos, de modo a proporcionar uma aprendizagem autônoma e significativa. A atividade prática será seguida por uma discussão coletiva, onde os alunos poderão compartilhar o que aprenderam, promovendo uma reflexão conjunta e aprofundando o entendimento do tema.

  • Divisão dos alunos em grupos pequenos
  • Exploração das estações com objetos de diferentes culturas
  • Leitura e discussão sobre os textos explicativos
  • Roda de conversa para compartilhamento de experiências

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade, divididos em grupos e iniciarão a caça ao tesouro. Na segunda aula, após concluir a busca dos objetos culturais, os alunos se reunirão para a discussão coletiva e compartilhamento dos aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao conceito da atividade e início da caça ao tesouro
  • Aula 2: Conclusão da caça ao tesouro e roda de conversa

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro Cultural' será formativa, focando principalmente no engajamento, participação e habilidade de articulação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a atividade. Observaremos o trabalho em equipe, a capacidade de explorar e identificar os objetos culturais e a participação na roda de conversa final. Exemplos de indicações de sucesso na atividade incluem: demonstrar interesse e curiosidade durante a busca, contribuir ativamente para o debate sobre as descobertas e expressar compreensão sobre a importância da diversidade cultural.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Caça ao Tesouro Cultural', utilizaremos objetos, brinquedos e imagens que representem diferentes culturas, textos breves explicativos sobre cada item cultural, dispositivos digitais para gravação de áudio ou vídeo das discussões, caso seja escolhido o compartilhamento em formato digital, além de espaços adequados dentro da escola para acomodar as diferentes estações da caça ao tesouro.

  • Objetos, brinquedos e imagens de diversas culturas
  • Textos explicativos sobre cada objeto cultural
  • Dispositivos digitais para gravação de áudio ou vídeo
  • Espaços reservados na escola para as estações do jogo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo