Nesse projeto, os alunos terão a oportunidade única de explorar o crescimento das plantas na horta escolar de um modo nunca visto antes: através da criação de um vídeo time-lapse. Utilizando câmeras ou smartphones, os estudantes capturarão imagens diárias das plantas, que posteriormente serão editadas para compor um vídeo em velocidade acelerada, evidenciando o processo de crescimento das plantas. Esta atividade não somente aproxima os alunos do fascinante mundo da botânica e das tecnologias da informação e comunicação (TICs), mas também desenvolve habilidades valiosas como paciência, observação detalhada e edição de vídeo. Ao final do projeto, os alunos terão não só aprendido sobre o ciclo de vida das plantas de uma forma dinâmica e interativa, como também terão produzido um recurso visual que documenta e demonstra o processo em uma visualização rápida e envolvente.
O objetivo dessa atividade é introduzir os alunos ao estudo do crescimento das plantas usando a tecnologia do time-lapse, auxiliando no desenvolvimento da compreensão sobre os ciclos de vida vegetal e a importância da observação científica. Os alunos aprenderão a aplicar as TICs de forma prática e criativa ao documentar o desenvolvimento das plantas, ao mesmo tempo em que reforçam suas habilidades de investigação, paciência e detalhamento observacional. Este projeto visa também fomentar a conscientização ambiental entre os alunos, através da interação direta com a horta escolar e o acompanhamento do crescimento das plantas, cultivando assim um sentido de responsabilidade e apreciação pela natureza.
A atividade proposta integra conhecimentos de Ciências da Natureza e Tecnologia, com foco no estudo do desenvolvimento vegetal e na aplicação de ferramentas digitais. Através desta abordagem multidisciplinar, os alunos são encorajados a conectar teoria e prática, explorando conceitos científicos básicos em biologia vegetal e ecoficiência, ao passo que utilizam a tecnologia para documentar e analisar o crescimento das plantas. O conteúdo programático inclui a biologia das plantas, o uso de TICs para a criação de conteúdos digitais e a importância da observação e documentação no estudo dos fenômenos naturais.
Este projeto adota uma metodologia ativa de aprendizagem, onde os alunos são protagonistas do seu próprio processo educativo. Serão realizadas atividades práticas na horta escolar, incluindo a escolha das plantas a serem observadas, o planejamento e execução da captura das imagens e, posteriormente, a edição dos vídeos. As sessões expositivas serão utilizadas para introduzir os conceitos científicos e tecnológicos necessários, enquanto as atividades práticas permitirão aos alunos aplicarem o conhecimento adquirido. O acompanhamento contínuo pelo professor e a troca de experiências entre os alunos são fundamentais para aprofundar a compreensão do conteúdo e aprimorar as habilidades técnicas.
A atividade será dividida em 4 aulas de 50 minutos, distribuídas ao longo de duas semanas. Na primeira aula, ocorrerá a introdução aos conceitos e ao projeto. A segunda e a terceira aulas serão dedicadas à captura de imagens e à observação na horta. Na quarta aula, os alunos realizarão a edição dos vídeos e a preparação para a apresentação dos resultados.
A avaliação da atividade será baseada na participação ativa do aluno, na qualidade das imagens capturadas, no processo de edição do vídeo e na apresentação final do trabalho. Será considerada a demonstração de entendimento dos conceitos de biologia das plantas e das habilidades técnicas aplicadas na criação do vídeo time-lapse. A capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na apresentação e a reflexão sobre o aprendizado durante o projeto também serão avaliados. Exemplos de critérios específicos incluem a clareza do vídeo, a coerência na documentação do crescimento das plantas e a eficácia na comunicação dos resultados.
Para a execução deste projeto, serão necessários diversos recursos, incluindo acesso à horta escolar, câmeras ou smartphones com capacidade de captura de imagem, computadores com softwares de edição de vídeo e materiais de apoio para a teoria sobre o crescimento das plantas e a técnica de time-lapse. O uso eficiente desses recursos permitirá aos alunos explorar o mundo natural de maneira criativa e tecnológica, valorizando a importância da observação e documentação científica.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula