Memeteca: A Biblioteca de Memes

Desenvolvida por: Rosila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção de Memes como Textos Sociais

A atividade 'Memeteca: A Biblioteca de Memes' tem como propósito incentivar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a explorarem a criação de memes digitais, abordando temas do cotidiano escolar e social. Os memes, enquanto textos multimodais, combinam elementos gráficos e textuais para transmitir mensagens humorísticas e críticas. Nesta atividade, os alunos utilizarão softwares editores de imagem para criar memes personalizados. Cada aluno escolherá um tema específico relacionado ao seu entorno social e escolar, elaborando um meme que represente ou provoque uma reflexão crítica sobre o tema selecionado. O processo envolve desde a concepção da ideia, passando pelo design gráfico, até a apresentação final em uma exposição virtual, onde os alunos compartilharão suas criações com a turma. Esta atividade visa desenvolver habilidades de leitura e escrita em ambiente digital, compreensão crítica dos meios de comunicação e expressão pessoal através da arte visual.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade dos alunos de interpretar e usar memes como instrumentos de comunicação social. Os alunos serão encorajados a identificar e refletir sobre os propósitos dos memes na sociedade, além de compreenderem o processo de criação e disseminação desses textos sociais no ambiente digital. Também busca-se promover a habilidade de expressar ideias de forma criativa e crítica através de elementos textuais e gráficos.

  • Entender a função social dos memes.
  • Criar e editar memes utilizando softwares de edição de imagem.
  • Apresentar e refletir sobre os memes criados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP08: Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está voltado ao entendimento dos memes como forma de comunicação e expressão cultural. Os alunos serão expostos ao conceito de multimodalidade, onde texto e imagem trabalham juntos para transmitir mensagens. Além disso, abordar-se-á a importância da autoria e dos direitos autorais na produção digital. Os alunos também terão a oportunidade de explorar o uso de softwares de edição de imagem, fortalecendo suas habilidades tecnológicas básicas.

  • Conceito e função dos memes.
  • Multimodalidade em textos digitais.
  • Autoria e direitos autorais em produção digital.
  • Ferramentas básicas de edição de imagem.

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve tanto o aprendizado teórico quanto prático, proporcionando uma experiência de imersão completa. O processo educativo será iniciado com discussões em grupo sobre o papel dos memes, seguidas por instruções práticas no uso de ferramentas de edição de imagem. A atividade culminará na criação individual de memes, onde cada aluno aplicará os conhecimentos adquiridos. O trabalho será finalizado com uma apresentação virtual, promovendo o feedback coletivo e a reflexão sobre os resultados alcançados.

  • Discussões em grupo sobre memes.
  • Instrução prática em software de edição de imagem.
  • Criação individual de memes.
  • Exposição virtual das produções.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade é estruturado em 12 aulas de 50 minutos, totalizando 10 horas. O prazo foi cuidadosamente planejado para facilitar o aprendizado incremental, assegurando que os alunos tenham tempo suficiente para desenvolver suas habilidades e completar suas produções. A sequência de aulas equilibra teoria, prática e avaliação, permitindo o progresso contínuo e o feedback imediato, essenciais para um processo de aprendizagem eficiente.

  • Aula 1: Introdução aos memes.
  • Aula 2: Discussão sobre temas e função social dos memes.
  • Aula 3: Apresentação de ferramentas de edição de imagem.
  • Aula 4: Exercícios de edição e criação gráfica.
  • Aula 5: Planejamento do meme (escolha de tema).
  • Aula 6: Conceituação gráfica e textual.
  • Aula 7: Produção inicial do meme.
  • Aula 8: Finalização e ajustes.
  • Aula 9: Continuação e conclusão da produção.
  • Aula 10: Preparação para a apresentação virtual.
  • Aula 11: Exposição e feedback coletivo.
  • Aula 12: Reflexão sobre a atividade e aprendizado.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em diversos critérios que consideram tanto o processo quanto o produto final. Os alunos serão avaliados na escolha e desenvolvimento do tema, originalidade e criatividade da mensagem, domínio e uso eficaz das ferramentas de edição, e participação na exposição virtual. A avaliação ocorrerá de forma contínua, com feedbacks durante as etapas de criação para fomentar a melhoria e autoavaliação. Por exemplo, o professor pode criar uma rubrica que atribua diferentes pesos a cada critério, como criatividade, clareza da mensagem, uso apropriado de elementos gráficos e engajamento nas discussões e apresentação. Desta forma, os alunos são incentivados a refletirem criticamente sobre seu próprio trabalho e no processo colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem tanto materiais digitais quanto físicos, com o intuito de garantir que os alunos tenham acesso às ferramentas necessárias para desenvolver suas habilidades. O uso de softwares editores de imagem é essencial para a criação dos memes, bem como um dispositivo com acesso à internet para pesquisa e elaboração de conteúdo. Recursos adicionais, como guias e tutoriais, podem auxiliar no processo de aprendizagem. Além disso, um ambiente adequado para a realização da exposição virtual deverá ser assegurado.

  • Computadores ou tablets com internet.
  • Softwares de edição de imagem.
  • Guia de direitos autorais básicos.
  • Ambiente online para exposição virtual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo