Detectives Literários: Desvendando a Gramática

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Gramatical e Correção de Textos

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental se transformarão em 'detectives literários', encarregados de investigar e analisar minuciosamente um texto fictício. A proposta é que, em grupos, os alunos identifiquem pistas gramaticais que revelem erros de pontuação, concordância e ortografia. Cada equipe receberá um trecho distinto do texto e um conjunto de desafios. A tarefa é identificar e corrigir os erros, além de refletir sobre o impacto que esses ajustes têm na interpretação do texto original. Ao final da atividade, os grupos compartilharão suas descobertas e correções por meio de uma apresentação criativa. Esta atividade não apenas reforça o conhecimento gramatical como também incentiva o trabalho colaborativo e a prática de apresentar ideias de forma articulada em grupo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são centrais para o desenvolvimento de habilidades gramaticais, autonomia crítica e capacidade de revisão textual dos alunos. Ao trabalharem em grupo na detecção de erros e correção de textos, os estudantes terão a oportunidade de consolidar o conhecimento adquirido previamente em sala de aula sobre as regras gramaticais do idioma. Além disso, a atividade visa estimular a comunicação clara e objetiva, uma vez que a apresentação final requer que os alunos expliquem suas escolhas e justificativas. Através dessa metodologia, espera-se desenvolver tanto aspectos cognitivos quanto sociais dos alunos, preparando-os melhor para desafios futuros de leitura e escrita, tanto em ambientes acadêmicos quanto profissionais.

  • Desenvolver a habilidade de identificar e corrigir erros gramaticais em textos escritos.
  • Estimular o pensamento crítico na análise e interpretação de textos.
  • Promover a habilidade de trabalhar em equipe, dividindo responsabilidades e colaborando efetivamente.
  • Fortalecer a capacidade de comunicar de forma clara e coerente as ideias e soluções propostas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LP09: Reconhecer e empregar adequadamente regras de ortografia e de pontuação.
  • EF09LP10: Revisar textos, atentando para aspectos relativos à concordância verbal e nominal.
  • EF09LP12: Analisar o efeito de sentido de diferentes usos de pontuação, concordância e ortografia em textos escritos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se na análise e correção de aspectos fundamentais da língua portuguesa, permitindo uma revisão prática e contextualizada dos conteúdos gramaticais abordados no 9º ano. Os alunos terão contato direto com situações que exigem o uso correto de regras de pontuação, as normas de concordância verbal e nominal e a ortografia padrão. Além das correções, a atividade incentiva a reflexão crítica sobre como esses aspectos gramaticais influenciam a clareza e o sentido das mensagens escritas, promovendo uma maior compreensão e domínio da língua escrita.

  • Pontuação: uso adequado de vírgulas, pontos finais, ponto e vírgula, entre outros.
  • Concordância verbal e nominal: regras e exceções no uso formal da língua.
  • Ortografia: padrões e variações de escrita de palavras conforme normas vigentes.
  • Interpretação de textos: análise crítica do impacto das correções feitas.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade baseia-se na aprendizagem colaborativa e prática, onde os alunos são protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem. Divididos em grupos, eles devem, inicialmente, identificar e corrigir erros nos textos fornecidos. Em seguida, devem discutir as justificativas para cada correção realizada, o que instiga o pensamento crítico e a argumentação fundamentada. Esta abordagem não só reforça o conteúdo teórico sobre gramática e escrita, mas também aumenta o engajamento dos alunos, ao incentivá-los a trabalhar cooperativamente em direção a um objetivo comum e a desenvolver competências interpessoais.

  • Trabalho em grupo de análise e correção textual.
  • Discussão e troca de ideias sobre as escolhas gramaticais.
  • Preparação e apresentação de resultados e correções.
  • Reflexão sobre o impacto das correções no sentido do texto.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. No primeiro encontro, os alunos serão apresentados à tarefa, divididos em grupos e receberão os textos a ser analisados. A primeira hora será dedicada à investigação e correção dos erros nos textos fornecidos. Durante a segunda aula, os grupos terão tempo para preparar a apresentação de suas correções, discutir as justificativas e apresentar os resultados para a turma. Este cronograma permite uma organização eficaz do tempo e uma distribuição equilibrada das atividades, promovendo o foco tanto na análise crítica quanto na expressão oral.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e início da análise textual.
  • Aula 2: Preparação e apresentação das correções realizadas pelos grupos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita com base em critérios que avaliam tanto as habilidades individuais quanto as competências coletivas. Os grupos serão avaliados pela precisão das correções realizadas, considerando a aplicação correta das normas gramaticais. Além disso, a capacidade de justificar as mudanças propostas através de uma apresentação clara e coerente será um critério essencial. A colaboração em grupo será observada durante o processo, com participação dos alunos nas discussões e suas contribuições ao trabalho coletivo sendo também critérios para avaliação. Exemplos de análise incluem identificar se o grupo explicou adequadamente por que uma vírgula mudaria o sentido da frase ou justificou uma escolha de concordância verbal com base em regras estudadas previamente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos que darão suporte tanto à correção textual quanto às apresentações criativas. Textos impressos, como trechos de uma narrativa fictícia, compõem o material de análise dos alunos. Além disso, quadros brancos ou flip charts facilitarão a organização das ideias e das justificativas. Recursos audiovisuais serão essenciais para a apresentação dos resultados, como projetores e computadores, permitindo que os alunos tornem suas apresentações interativas e dinâmicas, incluindo elementos gráficos que ilustrem melhor as correções propostas.

  • Textos impressos para análise.
  • Quadro branco ou flip chart para discussão em grupo.
  • Projetor e computador para apresentação.
  • Materiais de escrita como canetas e marcadores.

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