Caça ao Tesouro Histórico: Desvendando a Independência

Desenvolvida por: Eva Sa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Independência do Brasil e análise de fontes históricas

Esta atividade tem como propósito engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio numa experiência prática e investigativa sobre a Independência do Brasil. Através de uma caça ao tesouro, eles irão desenvolver habilidades de análise crítica e comparação ao interagir com diferentes tipos de fontes históricas, como cartas, jornais e objetos da época. A atividade está estruturada em desafios narrativos que exigem a compreensão e interpretação de eventos e perspectivas históricas, estimulando uma postura curiosa e proativa. Os alunos, divididos em grupos, terão que cooperar para decifrar as pistas e avançar no jogo, incentivando tanto o trabalho em equipe quanto a autonomia investigativa. A natureza lúdica da atividade visa aumentar o interesse dos alunos pela História e oferecer um modelo alternativo de aprendizagem que integra conhecimento histórico com habilidades de observação e análise.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam ampliar a compreensão dos alunos sobre o contexto histórico da Independência do Brasil, promovendo a capacidade de criticar e comparar diferentes narrativas e fontes de períodos específicos. Ao fim da atividade, espera-se que os alunos sejam capaz de correlacionar informações de distintas fontes históricas, articulando-se de forma crítica sobre eventos passados e suas consequências na contemporaneidade. Este esforço fomenta também habilidades de cooperação e debate dentro do grupo de trabalho, integrando conhecimento histórico com desenvolvimento pessoal e social.

  • Compreender o contexto histórico da Independência do Brasil
  • Promover análise crítica das fontes históricas
  • Desenvolver habilidades de cooperação e argumentação

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui uma exploração detalhada das fontes documentais do período da Independência do Brasil e a capacitação dos alunos para analisar criticamente essas fontes. Com isso, busca-se não apenas transmitir o conhecimento factual sobre os eventos históricos, mas também desenvolver a habilidade dos alunos de pensar criticamente sobre a informação histórica e suas múltiplas interpretações, contribuindo para uma compreensão mais abrangente e interconectada dos eventos.

  • Análise de fontes históricas
  • Contextualização da Independência do Brasil
  • Comparação de diferentes narrativas históricas

Metodologia

A metodologia desta atividade aposta no learning by doing, promovendo a aprendizagem ativa através de um jogo educativo que integra aspectos lúdicos e investigativos. Os alunos trabalharão em grupos para resolver enigmas, estimulando o desenvolvimento de habilidades interpessoais e o pensamento crítico. Ao interagir com diferentes tipos de documentos e artefatos, os alunos irão aplicar métodos de investigação histórica, aprimorando suas capacidades analíticas de maneira prática e envolvente.

  • Aprendizagem baseada em jogos
  • Trabalho em grupo colaborativo
  • Exame de documentos históricos

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está estruturado para garantir que, em 2 horas, os alunos tenham tempo adequado para todas as etapas do jogo educativo. Cada aula terá duração de 50 minutos, com tempo dedicado tanto à introdução dos materiais de estudo quanto à execução da caça ao tesouro e discussão dos resultados. Esta organização permite uma progressão coerente da atividade, garantindo que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados de forma controlada e significativa.

  • Aula 1: Introdução e divisão dos grupos (50 minutos)
  • Aula 2: Início da caça ao tesouro (50 minutos)
  • Aula 3: Continuação e conclusão dos desafios (50 minutos)

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em observações contínuas durante o desenvolvimento da atividade e em uma reflexão escrita ao final. Serão considerados critérios como a capacidade de trabalhar em equipe, engajamento com as tarefas, e a qualidade da interpretação das fontes históricas apresentadas nas pistas. Além disso, cada grupo deverá elaborar uma apresentação final destacando as principais aprendizagens e desafios enfrentados durante a atividade, permitindo ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre os conteúdos históricos explorados e as habilidades desenvolvidas. Exemplos de desempenho esperado incluem a habilidade de identificar corretamente o contexto histórico das fontes analisadas e capacidade de apresentar argumentos fundamentados em diferentes perspectivas históricas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma variedade de materiais históricos reproduzidos, como cartas, jornais e objetos da época, além de espaços adequados para que a atividade de caça ao tesouro possa ser realizada. O uso de tecnologia pode ser integrado através de dispositivos para pesquisa e documentação, assegurando o acesso dos alunos a informações complementares e reforçando o componente investigativo da atividade.

  • Reproduções de fontes históricas (cartas, jornais, objetos)
  • Espaço físico para execução da caça ao tesouro
  • Dispositivos tecnológicos para pesquisa e documentação

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