Roda de Debates: A Voz da Juventude

Desenvolvida por: Marta … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Debates sobre Temas Polêmicos

A atividade 'Roda de Debates: A Voz da Juventude' tem como propósito engajar os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma dinâmica de debate sobre temas polêmicos previamente escolhidos. O objetivo é desenvolver a habilidade de argumentação, a escuta ativa e a interpretação crítica. Os alunos iniciarão com uma pesquisa sobre os temas, seguida da formulação de argumentos sólidos. Durante o debate, serão incentivados a identificar e analisar os diferentes posicionamentos apresentados, promovendo uma reflexão sobre divergências e a construção de opiniões fundamentadas. A prática contribui significativamente para o desenvolvimento de competências comunicativas essenciais, preparando os alunos para expressar suas ideias de forma clara e respeitosa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam o desenvolvimento das habilidades dos alunos para conduzir e participar de debates de maneira organizada e fundamentada. Espera-se que ao final da atividade, os estudantes consigam estruturar seus argumentos com clareza, utilizando informações verificadas, e expressar suas opiniões de forma coerente e respeitosa. A prática de ouvir ativamente as exposições dos colegas contribuirá para que eles desenvolvam a capacidade de análise crítica perante diferentes pontos de vista, bem como a habilidade de revisar seus próprios posicionamentos à luz de novas informações.

  • Desenvolver a habilidade de argumentação.
  • Promover a escuta ativa entre os alunos.
  • Estimular a análise crítica de diferentes opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP10: Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP12: Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da 'Roda de Debates: A Voz da Juventude' aborda temas polêmicos atuais e de relevância social. Ao preparar os argumentos, os alunos serão incentivados a pesquisar diversos tipos de fontes de informações e a identificar o posicionamento e a validade dessas informações. Durante os debates, esperar-se-á que eles analisem criticamente os discursos dos colegas, promovendo uma troca rica e fundamentada de ideias. O foco será no desenvolvimento de habilidades comunicativas complexas, como a capacidade de ouvir, entender e reformular ideias de forma clara e eficaz.

  • Pesquisa de temas polêmicos.
  • Análise crítica de informações.
  • Desenvolvimento de argumentações fundamentadas.

Metodologia

A metodologia empregada na atividade baseia-se em técnicas colaborativas e interativas. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos para discussão e pesquisa dos temas selecionados. Essa etapa propicia a construção coletiva do conhecimento e estimula a troca de perspectivas entre os estudantes. Na sequência, os debates serão organizados em formato de roda, onde cada aluno terá a chance de expor seus argumentos e ouvir os colegas. Instrutores atuarão como mediadores, guiando o debate e garantindo um ambiente respeitoso e produtivo. A metodologia visa promover um aprendizado ativo e participativo, onde os alunos são protagonistas no processo de construção do conhecimento.

  • Discussão em grupos.
  • Organização dos debates em roda.
  • Mediação por parte dos instrutores.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para ser desenvolvido em uma única sessão de 60 minutos, planejada de forma a maximizar a interação e participação dos alunos. A introdução e preparação dos temas serão realizadas nos primeiros 20 minutos, seguidas pelo debate na roda, previsto para 40 minutos, onde cada aluno terá tempo para apresentar seus argumentos e responder aos contrapontos. Esta organização temporal permite que cada estudante se expresse enquanto promove a escuta ativa, garantindo que todos possam participar de maneira equitativa.

  • Introdução e preparação dos temas (20 minutos).
  • Debate em roda (40 minutos).

Avaliação

A avaliação dos estudantes será qualitativa, focando na participação ativa, consistência dos argumentos e respeito durante os debates. Será utilizado um checklist elaborado pelo professor com critérios como clareza na exposição das ideias, capacidade de ouvir e responder aos argumentos alheios de forma lógica e o respeito às opiniões divergentes. Exemplos de critérios podem incluir: 'Expôs argumentos de forma clara?', 'Respeitou o tempo de fala dos colegas?', 'Demonstrou capacidade de responder a argumentos contrários de forma respeitosa?'. Ao final, cada aluno receberá um feedback personalizado, destacando seus pontos fortes e áreas de melhoria, de forma a fomentar o crescimento contínuo nas habilidades de argumentação e diálogo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a condução da Roda de Debates incluem materiais que facilitem a pesquisa, além de suportes tecnológicos para a ordem dos debates. É essencial que os alunos tenham acesso a material de pesquisa atual e fidedigno, como livros, artigos e acesso à internet para investigações preliminares sobre os temas debatidos. Ademais, ferramentas para mediar e apoiar o debate, como cronômetros, podem auxiliar no cumprimento do cronograma planejado.

  • Acesso a material de pesquisa (livros, artigos).
  • Acesso à internet.
  • Cronômetros para gerenciamento do tempo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo