A atividade 'Linha do Tempo Populacional' tem como propósito central permitir que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental compreendam as dinâmicas populacionais ocorridas em sua Unidade da Federação nas últimas décadas. Utilizando uma abordagem prática e investigativa, os alunos trabalharão em grupos para construir uma linha do tempo ilustrada. De forma interativa, eles irão analisar dados históricos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletar relatos orais de familiares e utilizar recursos visuais para compreender e representar graficamente como as mudanças populacionais foram moldadas por fatores de infraestrutura. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e discutir padrões e tendências de crescimento populacional, bem como suas principais consequências sociais.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento da capacidade dos alunos de identificar, compreender e discutir as dinâmicas populacionais de sua região, ao longo do tempo, e promover o pensamento crítico sobre como a infraestrutura impacta tais dinâmicas. Essa atividade busca estimular a curiosidade dos alunos e o entendimento de conceitos geográficos de forma prática e contextualizada, ao utilizar a própria localidade dos alunos como exemplo de estudo.
O conteúdo programático da atividade é cuidadosamente estruturado para abordar tanto a parte conceitual quanto a prática da análise de mudanças populacionais. Através da pesquisa de dados e relatos históricos, os alunos serão levados a explorar a influência de fatores como migrações e infraestrutura, possibilitando a construção de uma linha do tempo que ilustre o crescimento populacional em sua região de forma crítica e embasada.
A metodologia aplicada nesta atividade prioriza a aprendizagem colaborativa e investigativa, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa e análise de informações em conjunto. Inicialmente, eles receberão uma introdução teórica sobre dinâmicas populacionais e, em seguida, realizarão tarefas práticas que envolvem a coleta e análise de dados, e a construção de uma linha do tempo ilustrativa, valorizando a participação ativa e o trabalho em equipe.
O cronograma da atividade é detalhadamente planejado para uma execução eficiente em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução teórica e à organização dos grupos para pesquisa. Já a segunda aula focará na análise e discussão dos dados coletados, assim como na elaboração final e apresentação da linha do tempo ilustrada pelos alunos.
A avaliação da atividade será feita através de critérios qualitativos e quantitativos, levando em consideração a participação, colaboração e a qualidade das linhas do tempo criadas. Serão observados aspectos como a coerência dos dados apresentados, criatividade na representação visual e capacidade de relacionar fatos históricos com mudanças de infraestrutura. Cada grupo receberá feedback detalhado, e será promovida uma discussão em sala sobre os aprendizados obtidos. Exemplos de critérios de avaliação incluem o uso eficaz dos dados do IBGE, a riqueza nos relatos familiares e a clareza na apresentação das ideias.
Os recursos disponibilizados para esta atividade são variados e pensados para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos. Além de materiais para pesquisa e confecção das linhas do tempo, como cartolinas e marcadores, os alunos terão acesso a dados digitais do IBGE e serão incentivados a buscar relatos orais de familiares, ampliando o escopo e a qualidade das informações.
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