Jogos Olímpicos Funcionais

Desenvolvida por: José A… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Treinamento Funcional e Calistenia

A atividade 'Jogos Olímpicos Funcionais' para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental propõe uma série de mini-competições inspiradas no espírito das Olimpíadas. Divididos em grupos, os alunos enfrentarão desafios que combinam técnicas de treinamento funcional e calistenia, como corrida com obstáculos, estafetas com elementos de salto e levantamento de objetos. Esta atividade busca promover habilidades físicas enquanto ensina a importância da cooperação, normas de convívio, ética esportiva e respeito mútuo. Os alunos serão incentivados a cooperar uns com os outros, fomentando habilidades sociais e o desenvolvimento de um ambiente inclusivo e motivador.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são centrados no desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e emocionais através da prática esportiva. Ao participar dos Jogos Olímpicos Funcionais, os alunos serão incentivados a compreender as diferentes capacidades físicas e a importância de normas de convivência, além de aprender a distinguir entre exercícios e atividades físicas, estimulando hábitos saudáveis dentro e fora da escola.

  • Estimular a prática de exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e respeito pelas normas de convivência.
  • Incentivar a prática de exercícios físicos dentro e fora da escola.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67EF08: Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.
  • EF67EF09: Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
  • EF67EF10: Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará os conceitos de treinamento funcional e calistenia, destacando suas diferenças e aplicações práticas. Os alunos terão a oportunidade de experimentar essas modalidades através de exercícios específicos que envolvem força, resistência e flexibilidade, promovendo a saúde e o bem-estar geral. Além disso, será trabalhado o desenvolvimento de normas de convivência e ética esportiva, fundamentais para o ambiente escolar.

  • Conceitos de treinamento funcional e calistenia.
  • Exercícios de força, resistência e flexibilidade.
  • Normas de convivência e ética esportiva.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade será centrada no aprendizado colaborativo e experiencial, onde os alunos participarão ativamente das mini-competições em grupo. A divisão em equipes permitirá a prática das habilidades físicas adquiridas durante as aulas, além de promover a cooperação, a comunicação e o respeito mútuo. As atividades serão organizadas de forma sequencial, com momentos de reflexão e feedback ao final de cada sessão para reforçar os aprendizados.

  • Aprendizado colaborativo em grupos.
  • Atividades práticas sequenciais.
  • Reflexão e feedback coletivos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, incluindo aquecimento, execução das mini-competições e momentos de descontração para discussão e feedback. O cronograma bem estruturado garante que os alunos tenham tempo suficiente para participar de todas as atividades planeadas e refletir sobre suas experiências coletivas.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, aquecimento e primeira rodada de competições.
  • Aula 2: Continuação das competições, reflexão coletiva e feedback final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será processual e contínua, observando a participação, envolvimento e cooperação durante as atividades. Será avaliada a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, sua postura diante das regras definidas e o respeito demostrado aos colegas. Exemplos de avaliação incluem a observação do desempenho individual em contextos de grupo e a reflexão sobre as normas de convivência estabelecidas. Serão realizadas autoavaliações e feedbacks entre os pares para estimular o autoconhecimento e a reflexão crítica sobre o comportamento esportivo.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade, serão necessários materiais básicos de educação física, que permitirão a montagem das mini-competições propostas. A escolha adequada dos recursos visa tornar a atividade segura, inclusiva e motivadora para todos os alunos, propiciando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

  • Materiais de corrida e obstáculos.
  • Objetos para atividades de salto e levantamento.
  • Marcadores de espaço para delimitar zonas de atividade.

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