Contando Histórias com Emojis

Desenvolvida por: Walqui… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação de Narrativas com Emojis

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão explorar o uso de emojis como personagens para criar histórias curtas. A aula começa com uma discussão sobre o que são emojis e como eles são usados na comunicação digital. Os alunos, então, escolhem alguns emojis e trabalham nas características de seus personagens. Em duplas, eles desenvolverão uma narrativa que integra esses personagens, estimulando a criatividade, as habilidades de comunicação e o trabalho colaborativo. A atividade não apenas introduz os alunos ao mundo das narrativas digitais, mas também promove o engajamento social e a expressão individual em um formato divertido.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é ampliar as habilidades de comunicação verbal e escrita dos alunos, incentivando a criatividade e a cooperação entre pares. Através da criação de histórias com emojis, os alunos irão aprender a estruturar ideias, coordenar ações com seus parceiros e expressar emoções de maneiras inovadoras. A atividade também visa fortalecer o conhecimento sobre os elementos básicos de uma narrativa, como sequência de eventos, personagens e cenários. Além disso, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre o significado de símbolos e sua utilização na comunicação cotidiana.

  • Incentivar a expressão criativa dos alunos através da narrativa visual.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de estruturação de texto e narrativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Participar de interações em sala de aula, ao ouvir com atenção, fazer perguntas pertinentes sobre o assunto em discussão, atendendo a padrões de cortesia, e argumentar concordando ou discordando de propostas, hipóteses ou opiniões de colegas e do professor.
  • EF12LP06: Conhecer diferentes formas de expressão figurativa para enriquecer seus textos narrativos e descritivos.
  • EF12LP10: Planejar e produzir, em colaboração com os professores e colegas, textos orais, escritos e multimodais (áudio, vídeo) que contemplem diferentes propósitos como relatar acontecimentos ou experiências.

Conteúdo Programático

Ao abordar o conteúdo programático, esta atividade foca no desenvolvimento das habilidades narrativas e na utilização dos emojis como ferramenta de expressão pessoal. Os alunos irão explorar estruturas narrativas básicas utilizando personagens não tradicionais, o que ampliará sua compreensão sobre as diversas formas de comunicação. As atualizações digitais são incorporadas para mostrar aos alunos como esses símbolos são utilizados no dia a dia, oferecendo uma perspectiva moderna ao aprendizado tradicional de escrita e narrativa.

  • Conceituação e discussão sobre emojis.
  • Criação e estruturação de personagens e narrativas.
  • Trabalho colaborativo para desenvolvimento de histórias.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é centrada no aluno e enfatiza o aprendizado colaborativo. Os alunos começarão com uma discussão em grupo sobre emojis, o que estimulará o pensamento crítico e a articulação de ideias. Posteriormente, através de exercícios práticos de criação de personagens, eles desenvolverão habilidades de observação e criatividade. A narrativa colaborativa, trabalhada em duplas, incentivará o diálogo e o consenso, habilidades essenciais no desenvolvimento social e acadêmico infantil. Esta variedade metodológica garante um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

  • Discussão guiada sobre emojis.
  • Exercício individual de escolha e análise de emojis.
  • Trabalho em duplas para criação narrativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto organiza a atividade em duas aulas integradas de 60 minutos cada, proporcionando tempo suficiente para que os alunos explorem os temas e atividades propostos. Na primeira aula, os alunos irão participar de uma discussão e selecionar emojis, enquanto a segunda aula será dedicada à colaboração e à escrita da história. Essa estrutura permite que os alunos tenham tempo adequado para reflexão e criação, garantindo uma experiência completa e rica em aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução aos emojis e escolha individual de personagens.
  • Aula 2: Desenvolvimento da narrativa em duplas e apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação nesta atividade será tanto formativa quanto somativa, permitindo ao professor observar o progresso dos alunos ao longo do desenvolvimento da atividade. Os critérios incluem a participação na discussão inicial, a criatividade demonstrada na escolha e caracterização de emojis, e a colaboração eficaz com o parceiro na criação da história. Além disso, a clareza e a coesão da narrativa final também serão avaliadas. Exemplos de avaliação incluem observação direta do envolvimento dos alunos, análise das histórias criadas quanto ao fluxo narrativo e representatividade dos emojis escolhidos.

Materiais e ferramentas:

Recursos audiovisuais e materiais físicos são essenciais para a implementação bem-sucedida desta atividade. O uso de ferramentas digitais para apresentação inicial sobre emojis facilitará a compreensão e manterá o interesse dos alunos. Materiais tradicionais como papel e lápis permitirão que as crianças esbocem suas ideias e narrativas antes de se envolverem na escrita colaborativa. Este mix de recursos mantém a atividade versátil e acessível, acomodando diferentes estilos de aprendizagem.

  • Apresentação digital sobre emojis.
  • Folhas de papel e lápis para rascunho e planejamento.
  • Dispositivos eletrônicos opcionais para apresentação final.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo