A atividade 'Improvisando Anúncios' visa desenvolver nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental as habilidades de criação de conteúdos publicitários. Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo receberá um produto fictício juntamente com um meio de comunicação específico, como rádio, TV ou internet, para criar uma propaganda improvisada. Após a elaboração do anúncio, os alunos participarão de uma roda de debate para apresentar e discutir suas escolhas quanto ao público-alvo, estratégias de persuasão e a efetividade do texto criado. Durante o debate, cada grupo terá a oportunidade de explicar as decisões tomadas durante o processo criativo e receber feedback construtivo dos colegas e do professor. Essa atividade promove o desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e competências comunicativas conforme os padrões da BNCC.
Os objetivos de aprendizagem centram-se em desenvolver a capacidade dos alunos de planejar e executar campanhas publicitárias eficazes e criativas, considerando aspectos como público-alvo e meios de comunicação. A atividade propõe uma dinâmica que estimula a interação colaborativa entre os estudantes, promovendo a reflexão sobre técnicas de persuasão e o impacto das estratégias comunicativas sobre diferentes audiências.
O conteúdo programático da atividade aborda aspectos essenciais na construção de anúncios, como a definição de público-alvo, escolha de estratégias de persuasão e elaboração de mensagens eficazes para meios específicos. Introduz conceitos sobre a dinâmica das mídias e suas particularidades, incentivando a compreensão crítica do uso persuasivo da linguagem na publicidade.
A metodologia adotada na atividade prioriza a aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos, ao serem instigados a inserir seus conhecimentos e criatividade na improvisação de anúncios, são encorajados a experimentar com diferentes formatos publicitários. Além disso, o processo de debate incentiva o desenvolvimento de habilidades argumentativas e de avaliação crítica entre os estudantes.
O cronograma da atividade foi elaborado para se adequar ao tempo disponível de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Cada sessão foi planejada para cobrir diferentes fases da criação e análise de anúncios, garantindo uma abordagem sistemática e progressiva do conteúdo.
Os alunos serão avaliados com base em critérios qualitativos que focam na originalidade, clareza e adequação do anúncio ao público-alvo, uso eficaz das estratégias persuasivas e participação no debate. A metodologia de avaliação incluirá observações do professor durante as apresentações, bem como uma autoavaliação individual escrita por cada aluno sobre sua contribuição e um feedback em grupo. Por exemplo, um grupo que criativamente adapta seu anúncio ao meio de comunicação designado e justifica bem suas escolhas durante o debate receberá uma avaliação elevada.
A realização da atividade requer uma variedade de recursos que irão facilitar tanto o processo de criação dos anúncios como a apresentação e avaliação dos mesmos. Esses recursos são cuidadosamente selecionados para apoiar a criatividade dos alunos e oferecer uma plataforma adequada para a exposição de seus trabalhos.
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