Histórias da Nossa Cidade

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem e Comunicação
Temática: Cidades e Vida Urbana

A atividade intitulada 'Histórias da Nossa Cidade' tem como propósito incentivar os alunos a utilizarem suas imaginações para criar narrativas baseadas em suas próprias observações cotidianas das cidades em que vivem. Divididos em pequenos grupos, os alunos desenharão personagens imaginários para interpretar um dia em suas cidades, incluindo elementos observados em suas comunidades urbanas, como meios de transporte, pontos de encontro e atividades locais. Ao final, cada grupo apresentará a história através de uma dramatização para a turma e discutirá com os colegas como a narrativa reflete a vida urbana. O principal objetivo é promover o entendimento dos conceitos de comunidade e cidade, além de desenvolver habilidades de expressão oral e escrita, trabalho em equipe e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade estão centrados em desenvolver a capacidade dos alunos de observação e análise do meio em que vivem, estimulando suas habilidades de expressão e criatividade. Espera-se que os alunos consigam conectar as suas experiências pessoais com a criação de narrativas estruturadas, promovendo um entendimento mais profundo das dinâmicas sociais e urbanas. A atividade buscará também incentivar a cooperação e a comunicação entre colegas, essenciais para o trabalho em grupo eficaz.

  • Desenvolver habilidades de observação e análise.
  • Promover a expressão oral e escrita por meio de histórias.
  • Estimular a criatividade e a imaginação.
  • Fomentar a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Facilitar o entendimento das dinâmicas sociais e urbanas.

Habilidades Específicas BNCC

  • [EF12LP1

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Histórias da Nossa Cidade' inclui a exploração de conceitos de comunidade e vida urbana, utilizando observação direta do ambiente cotidiano. Encorajar os alunos a identificar e descrever elementos físicos e sociais de suas cidades através de narrativas fictícias proporcionará uma experiência prática que conjugue teoria e prática.

  • Conceito de comunidade e vida urbana.
  • Elementos do ambiente cotidiano: meios de transporte, pontos de encontro e locais de interesse.
  • Criação de narrativas baseadas em observações.
  • Dramatização e apresentação.
  • Discussão sobre a reflexão da vida urbana.

Metodologia

A metodologia adotada para a realização da atividade será baseada na aprendizagem colaborativa e no ensino por meio da realização de atividades práticas. A divisão em grupos possibilitará que os alunos troquem experiências e conhecimentos, enquanto a dramatização permitirá que expressem suas ideias de forma criativa e divertida. A discussão final propiciará a troca de ideias, o pensamento crítico e a reflexão sobre o conteúdo abordado.

  • Aprendizagem colaborativa em grupos.
  • Ensino através de atividades práticas e criativas.
  • Dramatização como método de expressão.
  • Discussão para reflexão e troca de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos, farão observações do ambiente e começarão a elaborar suas histórias. Na segunda aula, realizarão ensaios e apresentações, seguidas de uma discussão e feedbacks.

  • Aula 1: Formação de grupos, observação do ambiente e criação de histórias.
  • Aula 2: Ensaios, apresentações e discussão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada tanto no processo quanto no produto final da atividade. Durante as observações e elaboração das histórias, o professor avaliará o engajamento e a colaboração de cada aluno dentro do grupo. Na apresentação, serão observados a clareza na comunicação, a criatividade e a capacidade dos alunos de articular suas ideias de forma coerente. Exemplos de critérios incluem: participação ativa nas discussões, contribuição na criação da história, colaboração no grupo e habilidade de integrar elementos da vida urbana de maneira original na narrativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade proporcionarão um suporte prático e criativo para os alunos desenvolverem suas histórias e dramatizações. O uso de papel e lápis para elaboração dos roteiros permitirá um planejamento estruturado, enquanto o ambiente da sala de aula e o espaço escolar podem ser utilizados como cenário para as dramatizações.

  • Papel e lápis para planejamento e criação das histórias.
  • Ambiente da sala de aula.
  • Espaço escolar para apresentação das dramatizações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo