A atividade tem como propósito habilitar os alunos do 2º ano do Ensino Médio a explorarem as histórias e as vozes de sua comunidade usando o formato de podcast. Durante a primeira parte, com duração de 60 minutos, os alunos investigarão questões locais relevantes e formularão perguntas que servirão como base para entrevistas. Este é um momento de escuta ativa, discussão e colaboração para definir os temas de interesse e organizar a estrutura das entrevistas. Na segunda parte, também de 60 minutos, os estudantes realizarão entrevistas com membros da comunidade que foram previamente selecionados e gravarão seus podcasts, exercitando habilidades de comunicação e tecnológicas fundamentais para a produção de mídia digital. A atividade promove o engajamento social e o uso crítico e criativo de novas mídias para expressão pessoal e comunitária.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a capacidade de escuta ativa e crítica, articular ideias com clareza e coesão e utilizar a mídia digital como instrumento de comunicação e expressão. A atividade visa fortalecer a competência comunicativa dos alunos e incentivar o uso de novas tecnologias como forma de engajamento com questões comunitárias e sociais.
O conteúdo programático abrange a familiarização com conceitos de jornalismo comunitário, entrevistas, produção de roteiros para podcasts e edição de áudio. Os alunos também aprenderão sobre técnicas de gravação e edição, além de práticas de pesquisa e elaboração de perguntas relevantes para entrevistas. A abordagem prática permite que os estudantes vivenciem o processo completo de produção de um podcast, desde a concepção até a distribuição.
A metodologia da atividade é centrada na aprendizagem ativa e colaborativa. Durante as sessões, os alunos trabalharão em grupos para investigar temas locais e entrevistar membros da comunidade. A atividade é orientada por projetos, permitindo que os alunos apliquem conhecimentos teóricos em situações práticas. O uso de tecnologias digitais estimulará a expressão criativa e a comunicação eficiente.
A atividade está estruturada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos fazem a pesquisa e formulam as perguntas das entrevistas. Já na segunda aula, realizam as entrevistas e gravam seus podcasts. É fundamental seguir esse cronograma para efetivar a aprendizagem e garantir a conclusão do projeto dentro do tempo estipulado.
A avaliação será baseada nos critérios de participação ativa, qualidade das perguntas formuladas, execução das entrevistas e qualidade técnica e criativa das gravações do podcast. Exemplos incluem a clareza na articulação das perguntas, o envolvimento com o entrevistado, uso correto das ferramentas de gravação e edição, e a capacidade de comunicar ideias de forma envolvente. Cada critério terá um peso específico na nota final, incentivando um equilíbrio entre conteúdo e técnica.
Os materiais e recursos necessários para a atividade incluem equipamentos de gravação de áudio, computadores com software de edição, além de acesso à internet para pesquisa e distribuição dos podcasts. Esses recursos são essenciais para que os alunos possam desenvolver habilidades tecnológicas e comunicativas modernas no contexto educacional.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula