Vozes da Comunidade: Podcast como Veículo de Expressão

Desenvolvida por: Weslan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Expressão e Comunicação através da plataforma Podcast

A atividade tem como propósito habilitar os alunos do 2º ano do Ensino Médio a explorarem as histórias e as vozes de sua comunidade usando o formato de podcast. Durante a primeira parte, com duração de 60 minutos, os alunos investigarão questões locais relevantes e formularão perguntas que servirão como base para entrevistas. Este é um momento de escuta ativa, discussão e colaboração para definir os temas de interesse e organizar a estrutura das entrevistas. Na segunda parte, também de 60 minutos, os estudantes realizarão entrevistas com membros da comunidade que foram previamente selecionados e gravarão seus podcasts, exercitando habilidades de comunicação e tecnológicas fundamentais para a produção de mídia digital. A atividade promove o engajamento social e o uso crítico e criativo de novas mídias para expressão pessoal e comunitária.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a capacidade de escuta ativa e crítica, articular ideias com clareza e coesão e utilizar a mídia digital como instrumento de comunicação e expressão. A atividade visa fortalecer a competência comunicativa dos alunos e incentivar o uso de novas tecnologias como forma de engajamento com questões comunitárias e sociais.

  • Desenvolver a escuta ativa e crítica.
  • Articular ideias de forma coesa e clara.
  • Utilizar mídias digitais como ferramenta de expressão e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP55: Utilizar ferramentas digitais para expressar-se em diferentes meios com a finalidade de comunicar conhecimentos, ideias, experiências e sentimentos.
  • EM13LP49: Analisar textos em diferentes gêneros e mídias, compreendendo seus contextos de produção e circulação, a fim de realizar práticas sociais significativas.
  • EM13LP51: Conhecer e analisar a presença de elementos culturais e históricos no ponto de vista dos sujeitos de enunciação, considerando os processos de criação de sentidos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a familiarização com conceitos de jornalismo comunitário, entrevistas, produção de roteiros para podcasts e edição de áudio. Os alunos também aprenderão sobre técnicas de gravação e edição, além de práticas de pesquisa e elaboração de perguntas relevantes para entrevistas. A abordagem prática permite que os estudantes vivenciem o processo completo de produção de um podcast, desde a concepção até a distribuição.

  • Conceitos de jornalismo comunitário.
  • Estrutura e produção de roteiro para podcasts.
  • Técnicas básicas de gravação e edição de áudio.
  • Práticas de pesquisa e formulação de perguntas.

Metodologia

A metodologia da atividade é centrada na aprendizagem ativa e colaborativa. Durante as sessões, os alunos trabalharão em grupos para investigar temas locais e entrevistar membros da comunidade. A atividade é orientada por projetos, permitindo que os alunos apliquem conhecimentos teóricos em situações práticas. O uso de tecnologias digitais estimulará a expressão criativa e a comunicação eficiente.

  • Aprendizagem ativa e colaborativa.
  • Trabalho em grupo para investigação e entrevistas.
  • Orientação por projetos para aplicação prática de teoria.
  • Uso de tecnologias digitais para comunicação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos fazem a pesquisa e formulam as perguntas das entrevistas. Já na segunda aula, realizam as entrevistas e gravam seus podcasts. É fundamental seguir esse cronograma para efetivar a aprendizagem e garantir a conclusão do projeto dentro do tempo estipulado.

  • Aula 1: Pesquisa e formulação de perguntas (60 minutos)
  • Aula 2: Realização de entrevistas e gravação de podcasts (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada nos critérios de participação ativa, qualidade das perguntas formuladas, execução das entrevistas e qualidade técnica e criativa das gravações do podcast. Exemplos incluem a clareza na articulação das perguntas, o envolvimento com o entrevistado, uso correto das ferramentas de gravação e edição, e a capacidade de comunicar ideias de forma envolvente. Cada critério terá um peso específico na nota final, incentivando um equilíbrio entre conteúdo e técnica.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a atividade incluem equipamentos de gravação de áudio, computadores com software de edição, além de acesso à internet para pesquisa e distribuição dos podcasts. Esses recursos são essenciais para que os alunos possam desenvolver habilidades tecnológicas e comunicativas modernas no contexto educacional.

  • Equipamentos de gravação de áudio (gravador ou smartphone).
  • Computadores com software de edição de áudio.
  • Acesso à internet para pesquisa e publicação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo