Caçadores de Propriedades Físicas

Desenvolvida por: Sirlia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Propriedades Físicas dos Materiais

A atividade intitulada 'Caçadores de Propriedades Físicas' tem como propósito principal promover um aprendizado prático e investigativo acerca das propriedades físicas dos materiais. Os alunos, divididos em grupos, irão explorar o ambiente escolar coletando diferentes objetos no pátio da escola. Posteriormente, em sala de aula, aplicarão a metodologia mão-na-massa para testar as propriedades de densidade, condutibilidade térmica e elétrica, solubilidade e reatividade a forças magnéticas desses objetos. Os alunos deverão registrar suas observações em um caderno científico e apresentar suas descobertas em uma roda de debate. Essa atividade visa despertar a curiosidade científica dos alunos e desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e habilidades de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca desenvolver diversas competências nos alunos, promovendo o entendimento prático e conceitual das propriedades físicas dos materiais. Ao engajar os alunos na investigação de características como densidade, condutibilidade e reatividade ao magnetismo, eles serão incentivados a relacionar os fenômenos observados no ambiente escolar ao seu cotidiano. Além de fortalecer o conhecimento teórico em ciências, a dinâmica da expedição e debate propicia a construção de habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

  • Descrever as propriedades físicas de diversos materiais.
  • Relacionar as propriedades físicas ao uso cotidiano desses materiais.
  • Desenvolver habilidades de observação e registro científico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI01: Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
  • EF05CI03: Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
  • EF05CI04: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático explora variados conceitos que são essenciais para um entendimento crítico e aplicado das propriedades físicas dos materiais. A abordagem prática, por meio da coleta e análise de objetos, permite que os alunos experimentem e compreendam, por um ângulo científico, como as propriedades físicas interferem no uso e aplicação prática dos materiais no dia a dia. A vivência torna o aprendizado mais significativo e sólido.

  • Propriedades físicas dos materiais.
  • Métodos de investigação científica.
  • Registro e análise de resultados experimentais.
  • Comunicação de descobertas científicas.

Metodologia

A metodologia proposta combina exploração prática com discussões teóricas, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. A expedição para coleta de objetos viabiliza uma abordagem exploratória, enquanto as atividades de experimentação em sala fortalecem a aprendizagem técnica e científica. Esse método integrado apóia o desenvolvimento de habilidades investigativas e analíticas, essenciais para a formação científica.

  • Trabalho em grupos para coleta de objetos.
  • Testes experimentais em sala de aula.
  • Registro em caderno científico.
  • Roda de debate para discussão de resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma estipulado permite que os alunos vivenciem todas as etapas da atividade de forma organizada e produtiva. A primeira sessão é reservada para a introdução e planejamento da expedição. Nos encontros seguintes, os alunos conduzirão a coleta e experimentação, concluem com uma análise introspectiva em roda de debate. Esse cronograma visa a organização e maximização do tempo dedicado ao aprendizado mão-na-massa.

  • Aula 1: Introdução à atividade e planejamento da coleta (50 minutos).
  • Aula 2: Expedição para coleta de objetos no pátio da escola (50 minutos).
  • Aula 3: Realização de experimentos para teste das propriedades físicas (50 minutos).
  • Aula 4: Continuação e conclusão dos experimentos (50 minutos).
  • Aula 5: Registro em caderno científico e preparação para debate (50 minutos).
  • Aula 6: Roda de discussão e apresentação dos resultados (50 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será multifacetada e contínua, abrangendo a participação, observação, e apresentação dos alunos. Durante a expedição, será avaliada a capacidade dos grupos de colaborar e coletar uma variedade de objetos. Em seguida, nas atividades de experimentação, serão observadas a precisão e o cuidado na realização dos testes, bem como a habilidade para registrar dados correctamente no caderno científico. Finalmente, a capacidade de apresentar e argumentar seus achados na roda de debate será um ponto chave da avaliação, incentivando clareza na comunicação e fundamento científico. Exemplos incluem a originalidade na identificação das propriedades dos materiais e o uso adequado do vocabulário técnico aprendido.

Materiais e ferramentas:

A seleção de recursos é estratégica para garantir que os alunos tenham acesso a materiais e ferramentas que promovam um aprendizado envolvente e eficaz. Recursos básicos serão fornecidos para as análises, enquanto a abordagem prática visa empoderar os alunos a explorar e questionar o mundo físico ao seu redor.

  • Objetos coletados no pátio da escola.
  • Instrumentos para medição de densidade.
  • Equipamentos para testar condutibilidade térmica e elétrica.
  • Imãs para testes de reatividade magnética.
  • Cadernos científicos para registro.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo