Retratos do Mundo

Desenvolvida por: Jaquia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Diversidade e Igualdade Racial

Na atividade 'Retratos do Mundo', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental criarão retratos de si mesmos utilizando materiais como papel, lápis de cor e tinta. A proposta desta aula é fomentar a discussão e reflexão sobre as diferenças e semelhanças de cores de pele, cabelo e traços faciais, promovendo o respeito e a valorização das características únicas de cada indivíduo. Esta prática visa não apenas aprimorar habilidades artísticas, mas também intensificar o orgulho pelas próprias identidades culturais e étnicas. Por meio da arte, os alunos aprenderão sobre a diversidade, compreendendo a importância da igualdade racial e do respeito mútuo em sociedades contemporâneas e diversas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento da percepção e respeito à diversidade cultural e individual. Ao engajarem na criação de autorretratos, os alunos poderão expressar-se artisticamente, desenvolvendo uma percepção mais aprofundada de suas características únicas. Esta atividade também visa fortalecer o senso de identidade e autoaceitação entre as crianças, projetando um ambiente de inclusão e compreensão. Além disso, a prática possibilitará a expressão crítica sobre representações raciais, estimulando um diálogo positivo sobre a igualdade e o respeito à diversidade.

  • Desenvolver a expressão artística e criativa.
  • Fomentar a autoaceitação e valorização própria.
  • Incentivar o respeito e a compreensão da diversidade cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03AR01: Utilizar práticas artísticas que envolvam o autoconhecimento e a identidade, explorando modos artísticos de se expressar.
  • EF03AR03: Explorar e identificar elementos visuais, sonoros e corporais em criações artístico-culturais diversas, reconhecendo elementos da cultura visual e corporal de si e do outro.
  • EF03HI08: Identificar e respeitar as diferenças culturais, étnicas e históricas presentes na turma e na escola.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula abrange a exploração das próprias características físicas como cor de pele, tipos de cabelo e traços faciais através da prática artística. Inclui também discussões sobre a diversidade racial e cultural, compreendendo as relacões entre arte e identidade pessoal. Os alunos desenvolverão habilidades técnicas e criativas ao utilizarem materiais artísticos para criar autorretratos, acompanhados de conversas que promovem a empatia, respeito e valorização das diferenças.

  • Criação de autorretratos com técnicas artísticas.
  • Discussão sobre diversidade racial e cultural.
  • Exploração das relações entre arte e identidade pessoal.

Metodologia

A metodologia abordará técnicas colaborativas e exploratórias, em que os alunos poderão expressar suas percepções sobre si e os outros. A aula iniciará com uma discussão em grupo, seguida por uma atividade prática de arte onde os alunos serão incentivados a usar diversos materiais para representarem suas próprias características de maneira criativa. Esta abordagem prática permitirá que os alunos compartilhem suas experiências e opiniões sobre diversidade de maneira concreta e visual.

  • Atividades práticas de criação artística.
  • Discussões em grupo sobre diversidade e identidade.
  • Reflexões individuais e coletivas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ocorrer em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, a introdução e discussão sobre diversidade e a iniciação à criação do autorretrato ocorrerão. Na segunda aula, os alunos finalizarão seus trabalhos artísticos e participarão de uma reflexão coletiva sobre o processo e resultados da atividade.

  • Aula 1: Discussão sobre diversidade e início da criação dos autorretratos.
  • Aula 2: Finalização dos autorretratos e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação será conduzida através de observação contínua e feedback formativo. Serão considerados critérios como a participação ativa nas discussões, o empenho e criatividade na elaboração dos autorretratos, e a capacidade de refletir sobre diversidade e identidade. Exemplos incluem a análise do envolvimento do aluno na discussão inicial e na reflexão final, além da observação das técnicas usadas no retrato para expressar suas características únicas. A autoavaliação também será incentivada, permitindo que cada aluno expresse seu próprio entendimento e crescimento durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais artísticos que facilitem a expressão criativa dos alunos, bem como recursos de mídia que introduzam e exemplifiquem a diversidade cultural e racial. Estes recursos são cruciais para proporcionar um ambiente de aprendizado acolhedor e inspirador, facilitando a compreensão da temática abordada e garantindo que os alunos tenham as ferramentas necessárias para expressar suas identidades de forma artística.

  • Papel, lápis de cor e tinta.
  • Recursos visuais de referência sobre diversidade.
  • Ferramentas multimídia para apresentação de conceitos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo