O Som das Letras

Desenvolvida por: Geise … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem e Alfabetização
Temática: Associação Entre Sons e Letras

A atividade 'O Som das Letras' tem como objetivo desenvolver nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a habilidade de associar sons a letras e formar palavras de maneira divertida e interativa. Durante a dinâmica, utiliza-se uma música animada, criando um ambiente lúdico que prende a atenção dos estudantes. Com as letras embaralhadas, os alunos são desafiados a montar palavras, e, ao som da música, enriquecem o processo com ritmo e diversão. Quando a música para, cada equipe apresentará as palavras formadas, enfatizando a correta pronúncia e associação das letras com seus respectivos sons. Esta atividade não só promove aprendizado, mas também estimula a colaboratividade entre os participantes, tornando o processo de alfabetização mais atrativo e eficiente. Além disso, tal abordagem acolhe a diversidade de aprendizado, considerando que a música é um recurso universalmente envolvente e eficaz para a memorização e o engajamento.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade envolvem estimular a alfabetização através de um método ludicamente enriquecido, onde os alunos têm contato direto com a formação de palavras e sonoridades associadas. A ideia é promover um ambiente em que a diversão se entrelace com a educação, facilitando a absorção de novas palavras e o entendimento dos sons correspondentes às letras. A música, como elemento adicional, auxilia na memorização, favorecendo a atenção e melhorando a escuta ativa.

  • Desenvolver a habilidade de formação de palavras através da associação entre letras e sons.
  • Estimular o reconhecimento e a memorização de novas palavras no contexto lúdico.
  • Promover a atenção e a interação entre os alunos em um ambiente de aprendizado dinâmico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP12: Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado na utilização prática e divertida da alfabetização, combinando o som e a escrita das palavras. Por meio da interação musical, os alunos são encorajados a engajar-se em tarefas de formação de palavras, que também favorecem a colaboração em grupo. A atividade reforça as habilidades de leitura e escrita, utilizando a escuta ativa como ferramenta essencial para garantir a compreensão e associação das letras aos seus respectivos sons.

  • Associação de letras e sons para a formação de palavras.
  • Aprendizado de novas palavras em um contexto dinâmico e interativo.
  • Desenvolvimento da escuta ativa e atenção.

Metodologia

A metodologia aplicada é baseada no aprendizado ativo, onde os estudantes são incentivados a participar ativamente do processo de alfabetização por meio da música e da interação social. Com a utilização de letras embaralhadas e uma música estimulante, espera-se que os alunos formem palavras, promovendo uma experiência de aprendizado rica e envolvente. Esse método não apenas melhora o reconhecimento das letras e sons, mas também promove a socialização e o trabalho em equipe.

  • Uso de música para criar um ambiente lúdico e engajador.
  • Interação em grupo para o fortalecimento do aprendizado colaborativo.
  • Utilização de letras embaralhadas para estimular a formação de palavras e a associação correta dos sons.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado para otimizar a aprendizagem e assegurar que cada etapa seja executada de forma eficiente e divertida. Dividido em três sessões de 40 minutos, o plano começa com uma apresentação interativa que permite aos alunos se familiarizarem com os conceitos que irão aplicar. Em seguida, há uma prática guiada onde formam palavras, seguida de uma avaliação dinâmica que reforça o conteúdo aprendido e permite que os alunos demonstrem suas novas habilidades.

  • Aula 1: Introdução e apresentação dos materiais. Explicação da dinâmica com música.
  • Aula 2: Prática guiada de formação de palavras com som e letras embaralhadas.
  • Aula 3: Avaliação dinâmica com exposição das palavras formadas e correção em grupo.

Avaliação

Os alunos serão avaliados através de uma combinação de observação contínua e apresentações finais. Durante as atividades, o professor observará a participação e a capacidade de formar palavras corretamente, prestando atenção especial à colaboração entre os colegas e à escuta ativa. No final, haverá uma apresentação em que os alunos leem e explicam as palavras formadas, permitindo ao professor avaliar a compreensão e a pronúncia. Critérios incluem a correção na formação das palavras, a fluência ao ler e a clareza na explicação.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer uma seleção específica de materiais que suportam o aprendizado interativo e lúdico. Utilizando tecnologias simples e recursos acessíveis, os alunos poderão associar sons às letras enquanto participam de um jogo estimulante que promove a aprendizagem através do engajamento e diversão.

  • Cartas ou cartões com letras embaralhadas.
  • Aparelhagem de som para reprodução de música divertida.
  • Espaço suficiente para que os alunos se movimentem livremente durante a atividade.

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