Ritmando as Palavras com Cantigas Divertidas

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Cantigas e Parlendas na Alfabetização

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de um exercício de escrita colaborativa e lúdica. Eles trabalharão em grupos para registrar e reescrever letras de cantigas e parlendas conhecidas, com o auxílio do professor. A atividade promoverá a percepção do ritmo das palavras e seu significado, incentivando a compreensão e a comunicação. Cada equipe apresentará sua versão da cantiga para a turma, permitindo que experimentem a escrita de forma divertida e integradora.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos do 1º ano. Através do trabalho em equipe e da reescrita de cantigas, os alunos desenvolverão a capacidade de observar diferenças e semelhanças entre as suas produções e as escritas convencionais, reconhecendo os padrões fonéticos e rítmicos presentes nas cantigas e parlendas. A proposta também visa despertar o interesse e o prazer pela escrita e pela leitura de diferentes gêneros textuais.

  • Estimular a escrita e reescrita de textos a partir de cantigas e parlendas.
  • Desenvolver a percepção do ritmo e sonoridade nas palavras para melhorar a compreensão e expressão oral.
  • Promover a escrita colaborativa e a partilha de ideias entre os colegas, enriquecendo o aprendizado coletivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda fundamentalmente a leitura, interpretação e produção dos gêneros textuais cantigas e parlendas. Através deste trabalho, os alunos poderão desenvolver habilidades linguísticas e comunicativas essenciais para sua formação inicial. O foco estará na relação entre oralidade e escrita, além de possibilitar reflexões sobre o uso da língua em contextos sociais.

  • Leitura e interpretação de cantigas e parlendas.
  • Produção escrita de novos textos com base nas cantigas.
  • Discussão sobre o ritmo e sonoridade das palavras.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade busca envolver os alunos em um processo de ensino-aprendizagem ativo e significativo. Utilizando a aprendizagem colaborativa, os estudantes terão a oportunidade de atuar em grupos para explorarem as cantigas e parlendas. O trabalho em equipe não apenas facilitará a troca de conhecimentos, mas também permitirá o desenvolvimento das habilidades sociais e comunicativas dos participantes.

  • Trabalho em grupos para reescrita de cantigas.
  • Discussões mediadas pelo professor sobre o significado das palavras e o ritmo dos textos.
  • Apresentação das produções finais para a turma, estimulando a comunicação oral.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é concebido para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para explorar cada parte da atividade de forma aprofundada. Com duração total de duas horas, divididas em duas sessões de sessenta minutos, a organização temporal visa tanto o desenvolvimento individual quanto o coletivo, permitindo que os estudantes se concentrem nas tarefas propostas e revisem suas produções.

  • Aula 1: Introdução à atividade, divisão de grupos e escolha das cantigas; início da reescrita com apoio do professor.
  • Aula 2: Finalização da reescrita, preparação das apresentações e momento de exibição para a classe.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando o envolvimento e a colaboração dos alunos ao longo da atividade. Os critérios incluirão a participação ativa nos grupos, a capacidade de reescrever as cantigas de forma criativa e coerente e a clareza nas apresentações. Exemplos de avaliação podem envolver feedbacks individuais sobre a escrita e a comunicação oral. Além disso, será considerado o progresso em relação ao reconhecimento de palavras e sua representatividade rítmica e semântica.

Materiais e ferramentas:

Para possibilitar esta atividade, serão necessários recursos que facilitem o trabalho conjunto e a apresentação dos produtos finais. Serão disponibilizados diversos materiais textuais e ferramentas que atendam às necessidades práticas dos alunos na realização da atividade proposta.

  • Papéis para escrita afixados na parede da sala de aula.
  • Lápis, borrachas e lápis de cor para reescritas e ilustrações.
  • Aparelho de som ou computador para tocar músicas com cantigas, caso necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo