Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de um exercício de escrita colaborativa e lúdica. Eles trabalharão em grupos para registrar e reescrever letras de cantigas e parlendas conhecidas, com o auxílio do professor. A atividade promoverá a percepção do ritmo das palavras e seu significado, incentivando a compreensão e a comunicação. Cada equipe apresentará sua versão da cantiga para a turma, permitindo que experimentem a escrita de forma divertida e integradora.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos do 1º ano. Através do trabalho em equipe e da reescrita de cantigas, os alunos desenvolverão a capacidade de observar diferenças e semelhanças entre as suas produções e as escritas convencionais, reconhecendo os padrões fonéticos e rítmicos presentes nas cantigas e parlendas. A proposta também visa despertar o interesse e o prazer pela escrita e pela leitura de diferentes gêneros textuais.
O conteúdo programático desta atividade aborda fundamentalmente a leitura, interpretação e produção dos gêneros textuais cantigas e parlendas. Através deste trabalho, os alunos poderão desenvolver habilidades linguísticas e comunicativas essenciais para sua formação inicial. O foco estará na relação entre oralidade e escrita, além de possibilitar reflexões sobre o uso da língua em contextos sociais.
A metodologia empregada nesta atividade busca envolver os alunos em um processo de ensino-aprendizagem ativo e significativo. Utilizando a aprendizagem colaborativa, os estudantes terão a oportunidade de atuar em grupos para explorarem as cantigas e parlendas. O trabalho em equipe não apenas facilitará a troca de conhecimentos, mas também permitirá o desenvolvimento das habilidades sociais e comunicativas dos participantes.
O cronograma é concebido para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para explorar cada parte da atividade de forma aprofundada. Com duração total de duas horas, divididas em duas sessões de sessenta minutos, a organização temporal visa tanto o desenvolvimento individual quanto o coletivo, permitindo que os estudantes se concentrem nas tarefas propostas e revisem suas produções.
A avaliação será contínua e formativa, considerando o envolvimento e a colaboração dos alunos ao longo da atividade. Os critérios incluirão a participação ativa nos grupos, a capacidade de reescrever as cantigas de forma criativa e coerente e a clareza nas apresentações. Exemplos de avaliação podem envolver feedbacks individuais sobre a escrita e a comunicação oral. Além disso, será considerado o progresso em relação ao reconhecimento de palavras e sua representatividade rítmica e semântica.
Para possibilitar esta atividade, serão necessários recursos que facilitem o trabalho conjunto e a apresentação dos produtos finais. Serão disponibilizados diversos materiais textuais e ferramentas que atendam às necessidades práticas dos alunos na realização da atividade proposta.
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