O Mistério da Ilha Perdida

Desenvolvida por: Alba C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativa imaginativa e cooperação

A atividade 'O Mistério da Ilha Perdida' foi desenvolvida para fomentar a imaginação e a habilidade de escrita dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, através de um jogo de cartas narrativo. Durante a atividade, os alunos formarão duplas ou grupos para participar de uma aventura na qual cada carta revela pistas e eventos que os ajudarão a construir uma história sobre uma ilha misteriosa. O objetivo é que eles criem contextos e personagens, escrevam e revisem suas narrativas com a ajuda do professor, trabalhando aspectos de ortografia, pontuação e criatividade. Este exercício não só estimula a escrita, mas também a colaboração e comunicação entre os alunos. O papel do professor será de mediador, auxiliando no aprimoramento da história e no entendimento das convenções linguísticas. No final, os alunos poderão compartilhar suas histórias com os colegas, promovendo uma troca de ideias e experiências enriquecedoras.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade envolvem o desenvolvimento das competências de planejamento e revisão de textos, apontando para a construção de narrativas de forma criativa. Os alunos são encorajados a pensar criticamente sobre a estrutura das histórias, os personagens e o cenário, garantindo que suas ideias sejam expressas de maneira organizada e coesa. Ademais, a iniciativa de releitura e revisão permite que os estudantes aprimorem suas habilidades ortográficas, aprimorem a gramática e melhorem a clareza do texto, o que resulta em produções mais elaboradas e satisfatórias.

  • Estimular a criatividade e a imaginação na construção de narrativas.
  • Desenvolver habilidades de escrita e ortografia.
  • Trabalhar a coesão e coerência textual.
  • Promover a revisão e aprimoramento do texto escrito.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange elementos essenciais das narrativas, como personagem, enredo, e cenário, além de desenvolver competências textuais em escrita criativa. Durante a atividade, os alunos aprenderão sobre a importância da organização das ideias e a construção de histórias coesas. A prática de revisão de textos será incorporada ao programa, permitindo que os estudantes aperfeiçoem suas habilidades de escrita e aprendam a importância de revisar e corrigir seus próprios textos.

  • Elementos de uma narrativa: personagem, enredo, cenário.
  • Técnicas de escrita criativa.
  • Revisão e correção de textos.
  • Coesão e coerência na produção textual.

Metodologia

A metodologia para esta atividade baseia-se em um aprendizado colaborativo e lúdico, utilizando um jogo de cartas narrativo como ferramenta central. O formato de trabalho em duplas ou grupos estimula a troca de ideias e a cooperação entre os alunos. O professor atuará como facilitador, oferecendo suporte contínuo durante a atividade, e garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de participar e contribuir para a construção da história coletiva. A revisão e edição do texto final, orientadas pelo professor, promovem um aprendizado ativo, com foco em melhorias ortográficas e de pontuação.

  • Aprendizado colaborativo em duplas ou grupos.
  • Utilização de materiais lúdicos (cartas narrativas) para estimular a criatividade.
  • Suporte contínuo do professor durante o processo de escrita.
  • Revisão e edição do texto com enfoque na aprendizagem prática.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de uma aula de 240 minutos, permitindo que os alunos passem por todas as etapas do processo criativo, desde o planejamento e construção da narrativa até a revisão e edição final do texto. Durante os primeiros momentos da aula, os alunos serão introduzidos ao tema e às regras do jogo de cartas. A partir disso, terão tempo para criar suas histórias, com oportunidades periódicas para receber feedback do professor. Nos minutos finais, será reservado um tempo para que as duplas ou grupos compartilhem suas histórias e reflexões sobre o processo criativo.

  • Introdução ao tema e regras do jogo de cartas.
  • Planejamento e desenvolvimento da narrativa.
  • Revisão e aprimoramento do texto.
  • Apresentação das histórias e feedback reflexivo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e focada no processo criativo e de escrita dos alunos. O professor observará a participação ativa durante as etapas do jogo, a colaboração entre os membros do grupo, e a habilidade de receber e incorporar feedback nas revisões de texto. Exemplos de critérios de avaliação incluem: a fluência e organização do enredo, a originalidade e criatividade nos personagens e eventos, e a capacidade de revisar e corrigir erros ortográficos e de pontuação. Feedbacks individuais serão dados para motivar e orientar cada aluno em suas futuras produções textuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem um conjunto de cartas narrativas criadas especificamente para estimular o pensamento criativo e a habilidade narrativa. A adequação do ambiente, com mesas dispostas para permitir que as duplas ou grupos trabalhem juntos confortavelmente, também é essencial. Papel e lápis serão necessários para que os alunos possam elaborar suas histórias, além de um quadro ou flipchart para apoiar a explicação inicial e a apresentação das histórias ao final da atividade.

  • Cartas narrativas criativas.
  • Papel e lápis para escrita.
  • Quadro ou flipchart para exposições.
  • Disposição de mesas adequadas para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo