Bingo Poético dos Pronomes

Desenvolvida por: Patríc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Identificação e uso de pronomes em poemas

A atividade 'Bingo Poético dos Pronomes' é uma prática lúdica e interativa destinada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A proposta é realizar um jogo de bingo com foco na identificação de pronomes em poemas. Cada aluno receberá uma cartela contendo diversos pronomes, incluindo pessoais, possessivos e demonstrativos. O professor lerá um poema em voz alta e os estudantes deverão identificar os pronomes presentes, marcando-os em suas cartelas. Além de marcarem, os alunos que identificarem os pronomes deverão levantar a mão para participar das discussões dirigidas sobre as funções e o papel dos pronomes na coesão textual. Esta atividade objetiva não apenas reforçar o conhecimento sobre pronomes, mas também incentivar a análise linguística, a escuta atenta e a compreensão de textos, promovendo uma aprendizagem colaborativa e crítica. O jogo não só serve para reconhecer pronomes isoladamente, mas também permite que entendam como contribuem para dar continuidade e coerência ao texto, tornando-o um exercício essencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação. Dessa forma, a aula busca integrar os aspectos normativos da língua com a interpretação crítica e criativa de textos literários.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem o reconhecimento e a classificação dos diferentes tipos de pronomes, bem como o desenvolvimento da escuta ativa e da capacidade crítica de análise de textos. Os alunos serão incentivados a identificar e discutir os pronomes em diferentes contextos, relacionando-os a outros elementos do texto, o que auxilia no desenvolvimento da coesão e compreensão textual.

  • Identificar pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos em poemas.
  • Participar de discussões sobre a função dos pronomes na coesão textual.
  • Desenvolver a escuta ativa durante a leitura de poemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF35LP06: Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
  • EF35LP14: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está centrado na prática de identificação e no uso correto dos pronomes a partir da interpretação de poemas. Através de discussões e atividades lúdicas, os alunos poderão explorar a variedade e a função dos pronomes, fomentando uma compreensão profunda sobre como esses elementos contribuem para a coesão e coerência textual.

  • Reconhecimento de pronomes pessoais em textos.
  • Identificação de pronomes possessivos e demonstrativos.
  • Análise da função dos pronomes na coesão textual.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade combina métodos de ensino participativo com a ludicidade, a fim de engajar os alunos na aprendizagem dos pronomes através de um jogo de bingo. Ao alinhar uma abordagem prática e colaborativa, a atividade proporciona um ambiente de aprendizagem ativa e dinâmica, estimulando a curiosidade e a motivação dos alunos.

  • Jogo de bingo para reconhecimento de pronomes.
  • Discussão em grupo sobre as funções dos pronomes.
  • Leitura direcionada e escuta ativa de poemas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi planejado para ser desenvolvido em uma aula de 60 minutos, garantindo tempo suficiente para a leitura, identificação dos pronomes, discussão e conclusão do jogo de bingo, além de reflexões e encerramento da atividade.

  • Aula única com duração de 60 minutos: introdução, leitura do poema, identificação de pronomes, discussão e encerramento.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na participação ativa durante o jogo, sua capacidade de identificar corretamente os pronomes e a qualidade das discussões nas quais estão envolvidos. A avaliação formativa será constante durante toda a atividade, através da observação direta do professor, que deverá considerar a acurácia na identificação dos pronomes e o envolvimento nas discussões como critérios principais de avaliação. Exemplos de participação efetiva incluem o levantamento de argumentos relevantes durante as discussões ou a correta marcação dos pronomes na cartela. Para complementar, ao final da atividade, o professor poderá solicitar que cada aluno redija uma breve reflexão sobre o que aprendeu sobre o uso dos pronomes, permitindo uma autoavaliação e compreensão completa do conteúdo abordado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são simples, porém essenciais para garantir o sucesso do jogo e a exploração lúdica do conteúdo. O uso de poemas diversificados permite abordar diferentes tipos de pronomes de maneira contextualizada, enquanto as cartelas de bingo fornecem um meio eficaz para que os alunos pratiquem a identificação dos elementos gramaticais de forma interativa.

  • Poemas selecionados.
  • Cartelas de bingo com pronomes.
  • Material de escrita (canetas ou lápis).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo