Criação de Histórias Engraçadas

Desenvolvida por: Ely Re… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Humor e Autonomia na Escrita

Esta atividade visa estimular a criatividade e autonomia dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na produção de textos humorísticos, como piadas, anedotas e cartuns. Os alunos trabalharão em duplas para criar narrativas engraçadas sobre temas do cotidiano, utilizando as convenções dos gêneros textuais relacionados ao humor. A atividade tem como objetivo desenvolver habilidades de escrita e comunicação dos alunos, respeitando a finalidade humorística do texto. Além de promover o desenvolvimento das habilidades de escrita, a atividade incentiva o trabalho colaborativo e a troca de ideias entre os alunos, proporcionando um ambiente de aprendizado cooperativo e interativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é fomentar a autonomia na produção textual dos alunos, ao mesmo tempo que desenvolve a capacidade de planejar e estruturar histórias humorísticas. A atividade explora os aspectos específicos da escrita de piadas, anedotas e cartuns, considerando as características de cada gênero textual.

  • Estimular a criatividade e a originalidade na escrita.
  • Promover o uso eficaz das convenções do gênero humorístico.
  • Desenvolver a autonomia na produção e revisão de textos humorísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP27: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
  • EF05LP11: Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF05LP24: Planejar e produzir texto sobre tema de interesse, organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está voltado para a compreensão e produção de textos humorísticos, explorando a diversidade e as características desses gêneros. Os alunos serão incentivados a identificar elementos comuns a piadas e cartuns, aprimorando suas habilidades de leitura e escrita através da prática intensiva.

  • Compreensão dos elementos de uma piada e uma anedota.
  • Estrutura de cartuns como gênero textual.
  • Planejamento e produção de textos humorísticos.
  • Prática de revisão e elaboração de piadas e anedotas finalizadas.

Metodologia

A metodologia para esta aula se baseia em atividades práticas e interativas que incentivam a participação ativa dos alunos. As duplas de trabalho permitem a troca de ideias e a colaboração, promovendo um ambiente onde a comunicação e a criatividade são fundamentais. A mediação do professor será central para guiar os alunos no uso das convenções dos gêneros humorísticos.

  • Discussão inicial sobre humor e seus elementos.
  • Trabalho em duplas para gerar ideias e planejar textos.
  • Escrita colaborativa das histórias.
  • Apresentação e compartilhamento dos textos com a turma.
  • Feedback coletivo e avaliação construtiva.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em cinco aulas de 60 minutos cada, permitindo uma progressão gradual desde a introdução ao humor até a apresentação final das piadas e cartuns criados pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao humor e gêneros humorísticos.
  • Aula 2: Planejamento e brainstorm das ideias em duplas.
  • Aula 3: Desenvolvimento e escrita inicial das piadas e cartuns.
  • Aula 4: Revisão e aprimoramento dos textos.
  • Aula 5: Apresentação das histórias criadas e feedback.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita através de observação contínua durante as atividades práticas e apresentação final das histórias. Será considerado o envolvimento dos alunos no processo criativo, a originalidade das piadas e cartuns, o uso adequado das convenções dos gêneros textuais propostos e a capacidade de trabalhar em equipe. Exemplos de critérios: criatividade e originalidade da ideia, clareza e coesão no texto final, e adaptação ao gênero humorístico. O professor poderá fazer anotações sobre a participação de cada aluno e fornecer feedback individual ao término da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais que facilitem a expressão criativa dos alunos, bem como instrumentos de organização e planejamento dos textos humorísticos. O uso de recursos digitais pode ser incentivado caso estejam disponíveis.

  • Papéis e canetas para a escrita das piadas e anedotas.
  • Quadro branco e marcadores para brainstorm coletivo.
  • Exemplos de piadas e cartuns para análise.
  • Computadores ou tablets (opcional) para pesquisa e planejamento digital.
  • Projetor ou tela para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo