Quebra-Cabeça da Linha do Tempo

Desenvolvida por: Érica … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Organização Cronológica e Interpretação Histórica

A atividade educativa intitulada 'Quebra-Cabeça da Linha do Tempo' visa envolver alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na experiência prática de montagem de uma linha do tempo usando um quebra-cabeça gigante. Cada peça do quebra-cabeça representa eventos históricos que estão misturados inicialmente e devem ser organizados em ordem cronológica. A proposta é estimular a discussão sobre critérios de organização histórica, considerando continuidades e rupturas nos processos históricos. Durante o processo, espera-se que os alunos desenvolvam entendimento sobre diferentes interpretações culturais das narrativas históricas e o impacto dessas narrativas na sociedade atual.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é capacitar os alunos a compreender e aplicar conceitos de organização temporal e periodização histórica, assim como fortalecer habilidades de pensamento crítico ao interpretar eventos históricos. Esta atividade encoraja os alunos a identificar continuidades e rupturas, exercitando sua habilidade de análise histórica enquanto colabora em grupo, promovendo a comunicação e cooperação entre eles.

  • Compreender a noção de tempo histórico e sua organização em linhas do tempo.
  • Identificar continuidades e rupturas nos processos históricos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI01: Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a introdução aos conceitos de tempo e cronologia histórica, possibilitando a exploração dos métodos utilizados para periodização histórica. Enfatiza a interpretação dos eventos históricos sob diferentes perspectivas culturais, fomentando o debate crítico e a reflexão sobre como estas narrativas impactam as sociedades contemporâneas.

  • Conceitos de tempo e cronologia histórica.
  • Métodos de periodização de eventos históricos.
  • Interpretação cultural das narrativas históricas.

Metodologia

A metodologia adotada é colaborativa e discursiva, envolvendo os alunos em atividades práticas de montagem e discussão. A escolha por uma abordagem através de dinâmicas de grupo visa promover um ambiente de aprendizagem ativo onde os alunos podem experimentar a análise e discussão de eventos históricos.

  • Montagem de quebra-cabeça em grupos.
  • Discussão coletiva sobre organização cronológica.
  • Reflexão sobre narrativas históricas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está organizado em duas sessões de 30 minutos. Na primeira, os alunos são introduzidos aos conceitos fundamentais, seguidos pela montagem do quebra-cabeça. Na segunda sessão, ocorre a revisão e reflexão do trabalho concluído, com discussão sobre as diferentes interpretações históricas.

  • Introdução e montagem do quebra-cabeça (30 minutos).
  • Revisão e discussão reflexiva (30 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita com base em sua capacidade de trabalhar colaborativamente na organização cronológica dos eventos, a compreensão demonstrada das continuidades e rupturas históricas, e sua contribuição nas discussões reflexivas. Exemplos de avaliação incluem observação no engajamento durante o trabalho em grupo, precisão da montagem da linha do tempo e participação nas reflexões sobre as diferentes interpretações culturais.

Materiais e ferramentas:

Para realizar esta atividade, serão necessários recursos que facilitem a montagem e a interação dos alunos com os eventos históricos de maneira visual e tangível. A utilização de materiais como quebra-cabeças gigantes assegura que a atividade seja envolvente e apropriada para o nível de ensino.

  • Quebra-cabeça gigante com eventos históricos.
  • Materiais de escrita e papel para anotações.
  • Quadro branco para facilitador conduzir as discussões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo