Mixer Cultural - Arte na Consciência Negra

Desenvolvida por: Natana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Consciência Negra

Nesta atividade denominada 'Mixer Cultural - Arte na Consciência Negra', alunos do 8º ano serão divididos em grupos para integrar dança, teatro e música em apresentações artísticas que celebram a Consciência Negra. Com o objetivo de explorar a rica diversidade dos ritmos, histórias e tradições afro-brasileiras, os alunos investigarão referências culturais e planejarão performances que também incluirão artes visuais, como cenários e indumentárias criadas por eles próprios. Durante duas aulas, os alunos terão a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre a influência afro-brasileira na arte e na cultura, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de trabalho em equipe e expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda sobre a cultura afro-brasileira, desenvolver habilidades de expressão artística através da performance e da criação, e promover a valorização das contribuições culturais afro-brasileiras na sociedade. A atividade visa fomentar o respeito à diversidade cultural e encorajar práticas colaborativas e criativas entre os alunos.

  • Explorar e valorizar a cultura afro-brasileira através das artes.
  • Desenvolver habilidades de expressão artística e trabalho em equipe.
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR03: Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.
  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR10: Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração de ritmos, histórias e tradições afro-brasileiras, bem como a integração de diferentes formas de arte para expressar a Consciência Negra. Os alunos aprenderão sobre os elementos constitutivos das artes visuais e discutirão a significância cultural e histórica dos temas abordados. Com abordagem interdisciplinar, a atividade também propõe o desenvolvimento de competências críticas e criativas.

  • Ritmos e músicas afro-brasileiras
  • Tradições e histórias culturais
  • Integração de diferentes formas de arte
  • Elementos das artes visuais
  • Significância cultural e histórica

Metodologia

A metodologia envolve a participação ativa dos alunos através de um processo colaborativo de criação artística. Eles serão incentivados a pesquisar temas relevantes, planejar e executar suas performances em grupo. A abordagem pedagógica centrada no aluno permite a exploração de diferentes linguagens artísticas e a expressão individual e coletiva dos estudantes, promovendo um aprendizado significativo e envolvente.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa e coleta de referências culturais
  • Planejamento e criação de performances
  • Execução de apresentações artísticas

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é dividido em duas aulas de 60 minutos. Durante a primeira aula, os alunos dedicarão tempo à pesquisa e ao planejamento de suas apresentações. Já na segunda aula, os grupos trabalharão na execução e nos ensaios das apresentações, concluindo com as performances finais. Este formato assegura que os alunos tenham tempo suficiente para compreender, criar e apresentar suas ideias.

  • Aula 1: Pesquisa e planejamento das apresentações
  • Aula 2: Execução, ensaio e apresentações finais

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada em critérios como criatividade, colaboração, expressão artística e entendimento dos temas culturais afro-brasileiros. Os alunos serão avaliados pela qualidade e originalidade das apresentações, pela capacidade de integrar diferentes formas de arte e pela cooperação em equipe. Exemplos incluem a avaliação da habilidade dos alunos em utilizar elementos culturais nas suas performances e a maneira como trabalham juntos para criar um resultado coeso e artisticamente relevante.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma seleção de músicas e materiais visuais sobre a cultura afro-brasileira, além de materiais artísticos para confecção de cenários e indumentárias. Ferramentas audiovisuais podem ser usadas para pesquisa e apoio nas apresentações. A disponibilidade desses recursos facilita a conexão dos alunos com as referências culturais e seu desenvolvimento criativo.

  • Materiais artísticos (tintas, papéis, tecidos)
  • Aparelhos de som
  • Dispositivos digitais para pesquisa
  • Recursos audiovisuais sobre cultura afro-brasileira

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo