A atividade 'Jornalista Contra o Bullying' tem como propósito transformar os alunos em jornalistas investigativos, promovendo uma campanha de conscientização contra o bullying e o cyberbullying dentro da escola. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e produzirão materiais jornalísticos diversificados, como notícias, entrevistas e reportagens em formatos de vídeo, podcasts e panfletos. Os conteúdos abordarão casos verídicos e destacarão as implicações jurídicas e sociais desses comportamentos. Esta atividade visa desenvolver nos alunos a responsabilidade social, liderança, trabalho em equipe, além das habilidades de comunicação oral e escrita. O projeto buscará também promover a empatia e o respeito às diferenças, essenciais para formar cidadãos conscientes e atuantes em sociedade.
Os objetivos de aprendizado desta atividade são amplos e significativos, visando desenvolver tanto habilidades práticas de comunicação quanto uma compreensão crítica das questões sociais e éticas envolvidas no bullying e cyberbullying. Os alunos aprenderão a coletar e analisar informações, comunicá-las de forma clara e eficaz através de diversos meios, e compreender a importância da empatia e respeito no ambiente escolar e online. O projeto incentivará o pensamento crítico, a responsabilidade social e o compromisso com a ética, engajando os alunos em uma aprendizagem significativa e relevante para suas vidas.
O conteúdo programático da atividade 'Jornalista Contra o Bullying' envolve uma abordagem interdisciplinar que abarca linguagens e tecnologias, educação para a cidadania e ética, bem como o desenvolvimento de competências digitais. O planejamento inclui o estudo de casos reais de bullying, análise de diferentes formatos midiáticos e a execução prática da criação de conteúdos jornalísticos por parte dos alunos. Este conteúdo programático visa a promoção da empatia, da responsabilidade e da justiça social, aliando teoria e prática em um contexto significativo para os alunos.
A metodologia adotada será baseada em estratégias participativas e colaborativas, estimulando a aprender fazendo. Os alunos, ao assumirem o papel de jornalistas, estarão em constante interação, tanto entre si, nos grupos, quanto com o material que produzirão, despertando assim o protagonismo estudantil. Encoraja-se a pesquisa ativa e a busca por informações em diferentes fontes, promovendo um ambiente de investigação e descoberta. Esta abordagem prática favorece a internalização do conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais para a vida escolar e pessoal.
O cronograma da atividade foi planejado para ser executado em duas aulas de uma hora cada, fornecendo tempo suficiente para que os alunos se organizem e executem suas tarefas de forma eficaz. A primeira aula se concentrará em introduzir o projeto, dividir os grupos e iniciar a pesquisa e planejamento das produções jornalísticas. A segunda aula será dedicada à finalização dos trabalhos, apresentações e reflexões sobre o processo e as aprendizagens adquiridas.
A avaliação dos alunos será baseada em múltiplos critérios que incluirão participação, trabalho em equipe, criatividade e qualidade dos materiais produzidos, assim como a capacidade de refletir criticamente sobre as temáticas abordadas. Será utilizada uma rubrica de avaliação que auxiliará na objetividade da correção e feedback aos alunos. Por exemplo, a criatividade e a originalidade das produções serão criteriosamente observadas, assim como a qualidade das informações pesquisadas e a profundidade das entrevistas realizadas. A reflexão pessoal final, onde os alunos irão discutir o impacto da atividade em sua percepção sobre bullying, será um componente importante da avaliação, proporcionando uma visão holística do desenvolvimento acadêmico e pessoal obtido através da atividade.
Os recursos para esta atividade incluem uma variedade de materiais e ferramentas que apoiarão tanto a pesquisa quanto a produção de conteúdos jornalísticos. Isso garantirá que os alunos tenham acesso a fontes de informação bem como os meios adequados para expressar suas descobertas e reflexões criativamente. A disponibilidade desses recursos promoverá um ambiente de aprendizagem rico e estimulante, essencial para o sucesso da atividade.
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