Contos: Viagem pelas Palavras

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura Contemporânea - Conto

Esta atividade prática tem como propósito incentivar a leitura autônoma e crítica entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes serão convidados a escolher e ler um conto contemporâneo previamente selecionado pelo professor, registrando suas impressões pessoais, sentimentos despertados e quaisquer questionamentos sobre o texto. O objetivo é fomentar o interesse e o prazer pela leitura, desenvolver competências de análise textual e interpretação crítica, e contribuir para a formação de um leitor autônomo. Após a leitura e registro das observações, os alunos participarão de uma Roda de Debate virtual, onde poderão compartilhar suas percepções e discutir suas dúvidas a partir das anotações feitas, incentivando um ambiente de troca de ideias e aprofundamento do entendimento do gênero literário. Essa prática visa não apenas a compreensão do gênero conto, mas também promover o desenvolvimento de preferências literárias e o reconhecimento de diferentes vozes e estilos dentro da literatura contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem

A compreensão dos objetivos de aprendizagem perpassa pela promoção da leitura autônoma e crítica, a partir da seleção e análise de contos contemporâneos. O desenvolvimento de estratégias de leitura utilizadas por cada aluno, a partir de seus interesses, sensibiliza para a percepção do caráter estético e discursivo do gênero literário, ampliando suas referências culturais e literárias.

  • Desenvolver a capacidade de ler e interpretar contos contemporâneos de forma autônoma.
  • Incentivar o registro e a reflexão sobre sentimentos e impressões pessoais em relação ao texto.
  • Promover a troca de ideias e análise crítica em ambiente de debate coletivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP33: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos abrangem a leitura e a análise crítica de contos contemporâneos, promovendo a interpretação e o debate sobre características e temáticas apresentadas nos textos selecionados. A atividade buscará sensibilizar os estudantes para os elementos constitutivos do gênero conto, explorando narrativas que reflitam questões contemporâneas.

  • Leitura autônoma de contos contemporâneos.
  • Análise e interpretação de textos literários.
  • Debate e troca de ideias em grupo.
  • Reflexão e registro de impressões sobre o texto lido.

Metodologia

A metodologia aplicada se apoia na leitura autônoma e na facilitação do debate em ambiente virtual, promovendo a interatividade e a troca coletiva de ideias. As estratégias incluem atividades preparatórias de leitura e escrita, além de mediação orientada durante as discussões para garantir que todos compartilhem suas impressões.

  • Leitura individual e autônoma de contos.
  • Registro escrito de impressões e perguntas.
  • Roda de Debate virtual mediada pelo professor.
  • Troca de ideias e diálogo entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dinamizada em duas aulas de 40 minutos, permitindo aos estudantes a leitura dos contos e a interação subsequente em debate. O cronograma foi planejado de modo a equilibrar o tempo necessário para a leitura reflexiva e o aprofundamento temático durante a discussão.

  • Aula 1: Introdução da atividade e leitura autônoma do conto.
  • Aula 2: Realização da Roda de Debate virtual e conclusão da atividade.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando o engajamento dos alunos durante a leitura e a participação ativa no debate. Os critérios incluem a originalidade das reflexões, a capacidade de articulação de ideias durante a discussão e a relevância das perguntas formuladas a partir do texto. Exemplos incluem a apresentação de uma análise original do conto lido, articulando referências do próprio texto, e a elaboração de perguntas que promovam o aprofundamento do debate. O professor poderá promover uma autoavaliação onde os alunos relatem suas próprias experiências e evolução ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos didáticos serão fundamentalmente digitais e incluem uma seleção de contos contemporâneos em formato digital, acesso a ferramentas de videoconferência para a Roda de Debate e material de apoio para registro de impressões e perguntas.

  • Contos contemporâneos em formato digital.
  • Plataforma de videoconferência (e.g., Zoom, Google Meet).
  • Caderno ou documento digital para registros pessoais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo