Esta atividade prática tem como propósito incentivar a leitura autônoma e crítica entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes serão convidados a escolher e ler um conto contemporâneo previamente selecionado pelo professor, registrando suas impressões pessoais, sentimentos despertados e quaisquer questionamentos sobre o texto. O objetivo é fomentar o interesse e o prazer pela leitura, desenvolver competências de análise textual e interpretação crítica, e contribuir para a formação de um leitor autônomo. Após a leitura e registro das observações, os alunos participarão de uma Roda de Debate virtual, onde poderão compartilhar suas percepções e discutir suas dúvidas a partir das anotações feitas, incentivando um ambiente de troca de ideias e aprofundamento do entendimento do gênero literário. Essa prática visa não apenas a compreensão do gênero conto, mas também promover o desenvolvimento de preferências literárias e o reconhecimento de diferentes vozes e estilos dentro da literatura contemporânea.
A compreensão dos objetivos de aprendizagem perpassa pela promoção da leitura autônoma e crítica, a partir da seleção e análise de contos contemporâneos. O desenvolvimento de estratégias de leitura utilizadas por cada aluno, a partir de seus interesses, sensibiliza para a percepção do caráter estético e discursivo do gênero literário, ampliando suas referências culturais e literárias.
Os conteúdos programáticos abrangem a leitura e a análise crítica de contos contemporâneos, promovendo a interpretação e o debate sobre características e temáticas apresentadas nos textos selecionados. A atividade buscará sensibilizar os estudantes para os elementos constitutivos do gênero conto, explorando narrativas que reflitam questões contemporâneas.
A metodologia aplicada se apoia na leitura autônoma e na facilitação do debate em ambiente virtual, promovendo a interatividade e a troca coletiva de ideias. As estratégias incluem atividades preparatórias de leitura e escrita, além de mediação orientada durante as discussões para garantir que todos compartilhem suas impressões.
A atividade será dinamizada em duas aulas de 40 minutos, permitindo aos estudantes a leitura dos contos e a interação subsequente em debate. O cronograma foi planejado de modo a equilibrar o tempo necessário para a leitura reflexiva e o aprofundamento temático durante a discussão.
A avaliação será contínua e formativa, observando o engajamento dos alunos durante a leitura e a participação ativa no debate. Os critérios incluem a originalidade das reflexões, a capacidade de articulação de ideias durante a discussão e a relevância das perguntas formuladas a partir do texto. Exemplos incluem a apresentação de uma análise original do conto lido, articulando referências do próprio texto, e a elaboração de perguntas que promovam o aprofundamento do debate. O professor poderá promover uma autoavaliação onde os alunos relatem suas próprias experiências e evolução ao longo da atividade.
Os recursos didáticos serão fundamentalmente digitais e incluem uma seleção de contos contemporâneos em formato digital, acesso a ferramentas de videoconferência para a Roda de Debate e material de apoio para registro de impressões e perguntas.
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