Cantigas em Quadradinhos

Desenvolvida por: Caroli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Integração entre Música e Artes Visuais

A atividade 'Cantigas em Quadradinhos' foi desenvolvida para estimular a criatividade das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, integrando música e artes visuais. A tarefa consiste em transformar cantigas de roda em histórias em quadrinhos, promovendo uma experiência educativa lúdica e colaborativa. O processo começa com os alunos, guiados pelo professor, escolhendo uma cantiga familiar. Na sequência, a narrativa e os personagens são discutidos em grupo, fomentando a interpretação e a compreensão coletiva do texto musical. As crianças, então, ilustram cenas da canção através de tirinhas, exercitando a expressão artística e a imaginação. Durante essa etapa, há ênfase na redação das falas dos personagens dentro dos quadrinhos, ampliando as habilidades de escrita e leitura através da prática contextualizada. A atividade é concluída com uma roda de debate, onde as tirinhas são apresentadas, permitindo trocas significativas entre os alunos e o reforço da confiança na comunicação oral e escrita, tudo em alinhamento às diretrizes da BNCC, especialmente a habilidade EF01LP18.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita através de um método lúdico e colaborativo. Ao transformar cantigas em histórias em quadrinhos, os alunos são incentivados a pensar criticamente sobre as histórias, seus personagens e a linguagem utilizada. Este exercício desperta o interesse dos alunos pela narrativa e promove um entendimento mais profundo das tramas musicais que já são familiares, integrando aprendizado à diversão.

  • Estimular a criatividade e expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita de maneira contextualizada e colaborativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade integra elementos fundamentais da educação básica, como leitura, interpretação de textos e expressão artística. Utilizando a música como ponto de partida, os alunos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades linguísticas em um ambiente que estimula a colaboração e a criatividade, permitindo que eles não apenas absorvam conhecimentos, mas também os utilizem de maneira prática e significativa.

  • Leitura e interpretação de textos.
  • Criação de histórias em quadrinhos baseadas em cantigas.
  • Escrita criativa e colaboração em grupo.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é centrada no aluno, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e interativo. A atividade é dividida em etapas que facilitam o engajamento dos alunos, começando pela escolha coletiva da cantiga e discussão em grupo, passando pelo trabalho individual de criação das tirinhas e culminando na apresentação e debate, o que reforça a aprendizagem e permite o desenvolvimento de habilidades diversas, como trabalho em grupo, comunicação e criatividade.

  • Trabalho colaborativo para escolha e discussão da cantiga.
  • Atividade prática de ilustração de tirinhas individualmente.
  • Roda de debate para apresentação e discussão das obras criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado de forma a assegurar o desenvolvimento das competências esperadas em um ambiente de aprendizagem progressivo e motivador. Dividido em três aulas de 60 minutos, oferece tempo adequado para cada etapa da atividade, desde a escolha da cantiga até a apresentação das tirinhas, proporcionando um fluxo de trabalho equilibrado que respeita o ritmo de cada aluno enquanto incentiva a participação contínua.

  • Aula 1: Escolha da cantiga e discussão sobre sua narrativa e personagens - 60 minutos.
  • Aula 2: Criação das tirinhas individualmente com a escrita das falas - 60 minutos.
  • Aula 3: Apresentação das tirinhas e roda de debate - 60 minutos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de maneira formativa, observando-se o envolvimento e progresso durante cada etapa da atividade. Inicialmente, será avaliado o processo colaborativo e a contribuição de ideias durante a escolha da cantiga e discussão das histórias. Posteriormente, analisaremos a criatividade e a coerência das tirinhas, bem como a escrita das falas, verificando a correlação correta entre texto e imagem. Por fim, durante a roda de debate, os critérios se basearão na habilidade de comunicação, clareza nas explicações e engajamento nas apresentações. Exemplos práticos envolverão a verificação do uso apropriado do texto nas tirinhas, a diversidade de ideias apresentadas e a capacidade de cada aluno de expor suas interpretações com confiança.

Materiais e ferramentas:

Para a execução bem-sucedida desta atividade, é crucial dispor de materiais que incentivem a criatividade e facilitem a expressão artística. Os recursos selecionados buscam não apenas apoiar o processo de criação, mas também estimular a interação entre os alunos, propiciando um ambiente de aprendizagem rico e dinâmico.

  • Cópias impressas de diferentes cantigas populares.
  • Papel, lápis de cor, canetinhas e borracha para a criação das tirinhas.
  • Quadro branco e canetas para anotações durante as discussões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo