Quebra-cabeça das Palavras

Desenvolvida por: Jannin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens e suas Tecnologias]
Temática: [Reconhecimento de sílabas e formação de palavras e frases]

A atividade 'Quebra-cabeça das Palavras' foi elaborada com o objetivo de estimular o reconhecimento e a formação de palavras e frases curtas através de um método lúdico e interativo. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental trabalharão em pares, fomentando a colaboração e comunicação entre eles. Cada par receberá um conjunto de cartões, cada um contendo palavras divididas em sílabas ou frases divididas em pedaços menores. A principal tarefa será recompor as sílabas para formar as palavras ou combinar as partes para montar frases completas, como um quebra-cabeça. Essa proposta pedagógica visa apoiar o desenvolvimento do letramento infantil, fortalecendo o entendimento das palavras como um conjunto de sílabas, uma habilidade essencial para a progressão na leitura e escrita. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar, entender e construir palavras e frases, promovendo também autonomia e confiança na leitura.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados na prática e aprimoramento da leitura e reconhecimento de sílabas, além de formar palavras e frases simples. Busca-se desenvolver a habilidade de decomposição e recomposição de palavras, o que é fundamental para a alfabetização. Os alunos irão se engajar numa atividade prática e interativa, que reforçará seu vocabulário e compreensão das estruturas básicas da língua escrita.

  • Reconhecer e nomear sílabas simples.
  • Formar palavras curtas a partir de sílabas.
  • Construir frases simples.
  • Trabalhar colaborativamente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP09: Reconhecer letras do alfabeto, grafemas e sílabas.
  • EF01LP12: Produzir palavras e frases, adequando a pauta sonora às convenções do sistema alfabético/ortográfico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o reconhecimento de sílabas, a formação de palavras e frases curtas, além do trabalho colaborativo. Embora os alunos lidem com conceitos básicos, a prática intensiva e o uso de materiais manipulativos sustentam um aprendizado profundo e intuitivo. Esta abordagem é vital para o primeiro passo na jornada da alfabetização, pois solidifica o entendimento sobre a construção das palavras.

  • Reconhecimento de sílabas.
  • Formação de palavras.
  • Estruturação de frases curtas.
  • Colaboração em pares.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade promove um ambiente de aprendizagem cooperativo, onde a prática é aliada à ludicidade. O uso de cartões divididos em sílabas facilita a aprendizagem visual e tátil. Ao incentivar o trabalho em pares, os alunos desenvolvem também competências sociais e comunicativas.

  • Trabalho em pares.
  • Uso de material manipulativo (cartões).
  • Abordagem lúdica.
  • Participação ativa.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está programada para ocorrer ao longo de duas horas/aula de 60 minutos cada. O cronograma está dividido em etapas que garantem um fluxo contínuo, assegurando que todos os objetivos de aprendizagem sejam contemplados. As sessões incluem introdução, execução da atividade e sessão de feedback.

  • Aula 1: Introdução à atividade e prática inicial (60 minutos).
  • Aula 2: Continuação e conclusão da atividade com feedback (60 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma formativa, observando sua capacidade de reconhecer sílabas e formar palavras e frases. O professor deverá prestar atenção na colaboração entre os pares e avaliar qualitativamente a interação e troca de conhecimentos. Exemplos de critérios a serem observados incluem a habilidade de completar palavras de forma independente, iniciativa em ajudar o parceiro, e participação ativa durante a atividade. A observação do professor deve focar tanto na habilidade técnica de montagem das palavras quanto na persistência e entusiasmo durante a ação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são pensados para tornar a aprendizagem prazerosa e eficaz, servindo ao mesmo tempo como ferramentas de apoio visual e tátil. Cartões desenvolvidos especificamente para esta proposta ajudarão a reforçar o reconhecimento e a construção de palavras, de forma que a interatividade seja mantida.

  • Cartões de palavras e frases divididos em sílabas.
  • Espaço adequado para trabalho em pares em sala de aula.
  • Quadro para exemplificação e explicações adicionais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo