Caça ao Tesouro da Multiplicação

Desenvolvida por: Luciel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Estratégias de Multiplicação através de Adição de Parcelas Iguais

Nesta atividade, denominada 'Caça ao Tesouro da Multiplicação', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão envolvidos em uma dinâmica de grupo que promove o aprendizado por meio da exploração e da resolução de problemas. Divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão mapas do tesouro, nos quais cada ponto representa um desafio matemática a ser resolvido. A abordagem utilizada para resolver os problemas de multiplicação será através da adição de parcelas iguais. Utilizando materiais manipuláveis, como blocos ou fichas, os alunos terão a oportunidade de assimilar conceitos matemáticos fundamentais de forma lúdica e prática. Ao avançar pelos pontos do mapa, as crianças desenvolvem habilidades de resolução de problemas, colaboração e comunicação, enquanto adentram no universo da multiplicação de maneira divertida e engajadora.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano focam em proporcionar aos alunos uma compreensão intuitiva e prática dos conceitos de multiplicação, utilizando a estratégia da adição de parcelas iguais. Os estudantes terão a oportunidade de explorar diferentes formas de resolver problemas, desenvolvendo tanto habilidades numéricas quanto habilidades interpessoais, através do trabalho colaborativo. Além disso, busca-se fomentar a capacidade de formular e testar hipóteses matemáticas em um ambiente encorajador e amigável.

  • Entender o conceito de multiplicação como adição de parcelas iguais.
  • Desenvolver habilidades em estratégias de multiplicação usando materiais manipuláveis.
  • Promover a colaboração e comunicação dentro de grupos de trabalho.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA07: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está desenhado para introduzir e reforçar os conceitos básicos de multiplicação, empregando a adição de parcelas iguais como estratégia central. Através de problemas formulados para serem resolvidos de forma prática e colaborativa, os alunos irão construir uma base sólida para conceitos matemáticos mais avançados, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades sociais e de comunicação.

  • Conceito de multiplicação como adição de parcelas iguais.
  • Uso de materiais manipuláveis para resolução de problemas.
  • Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade combina abordagens lúdicas e práticas para estimular o interesse dos alunos e facilitar a compreensão de conceitos matemáticos. Através do uso de mapas do tesouro, os estudantes são instigados a resolver problemas em grupo, utilizando materiais manipulativos que concretizam o conceito abstrato da multiplicação. Esta prática, centrada no aluno, visa desenvolver a autonomia dos estudantes enquanto promove a aprendizagem colaborativa.

  • Utilização de mapas do tesouro para nortear a atividade.
  • Resolução de problemas em grupo utilizando adição de parcelas iguais.
  • Uso de materiais manipuláveis como facilitadores do aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de quatro horas está estruturado para promover uma progressão gradual no entendimento dos conceitos, dividindo a atividade em segmentos que contemplam a introdução teórica, prática guiada, prática em grupo e avaliação. Cada um desses momentos permite aos alunos revisitar os conceitos de maneiras distintas, reforçando a aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de multiplicação e adição de parcelas iguais.
  • Aula 2: Atividade prática individual com o uso de materiais manipuláveis.
  • Aula 3: Resolução de problemas em grupos com mapas do tesouro.
  • Aula 4: Retorno e avaliação das estratégias e soluções desenvolvidas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, observando-se a participação e o envolvimento de cada aluno durante a atividade. Os professores deverão tomar notas sobre a habilidade dos estudantes de cooperar em grupo, sua iniciativa em propor estratégias de solução e sua capacidade de justificar as soluções encontradas. Exemplos de critérios incluem a eficácia das estratégias utilizadas para resolver problemas, a capacidade de trabalhar em grupo de forma harmoniosa e a clareza na explicação dos métodos escolhidos. Ao final da atividade, poderá ser solicitado um registro individual ou em grupo das soluções e estratégias aplicadas, que permitirá ao professor verificar a internalização dos conceitos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais escolhidos para esta atividade visam enriquecer a experiência de aprendizagem, oferecendo suporte visual e manipulação concreta para melhor compreensão dos conceitos de multiplicação. Utilizando materiais que os alunos já conhecem, como blocos ou fichas, a transição para o tema da multiplicação deve ocorrer de forma natural e acessível.

  • Mapas do tesouro com pontos de desafio.
  • Blocos ou fichas para manipulação.
  • Quadro branco para discussões coletivas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo