Criação de Cartuns Divertidos

Desenvolvida por: Odair … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Cartuns e Humor

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para criar cartuns inspirados no cotidiano escolar ou familiar. Utilizando revistas, papel, lápis de cor e canetas, os estudantes desenvolverão cartuns próprios. Durante a elaboração, eles discutirão o que torna um cartum engraçado e como comunicar suas mensagens refinando desenhos e diálogos. A proposta visa desenvolver a compreensão dos elementos humorísticos presentes nos cartuns, estimulando a criatividade e fortalecendo habilidades de interpretação autônoma. Além disso, a atividade promove o trabalho em grupo e a comunicação oral enquanto os alunos compartilham ideias e apresentam seus trabalhos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade enfocam o desenvolvimento da capacidade de os alunos compreenderem e criarem cartuns de maneira autônoma. Incentivando a interpretação e a expressão por meio de um gênero textual específico, a atividade busca também aprimorar as habilidades criativas dos alunos. O trabalho em grupo estimula habilidades sociais importantes, como cooperação e respeito às ideias alheias. A atividade é projetada para alinhar as habilidades previstas na BNCC, promovendo um aprendizado significativo e lúdico.

  • Desenvolver a compreensão dos elementos humorísticos presentes nos cartuns.
  • Exercitar a criatividade na produção de cartuns.
  • Fortalecer a capacidade de interpretação e expressão autônoma.
  • Promover o trabalho em grupo e a comunicação interpessoal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP10: Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF05LP11: Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF05LP12: Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula está centrado no estudo do gênero cartum, com ênfase nos seus elementos característicos de humor e comunicação eficaz. Os alunos serão estimulados a interpretar e produzir cartuns, exercitando sua capacidade crítica e criativa. Além disso, haverá uma reflexão sobre a mensagem implícita nos cartuns e os aspectos que garantem o seu caráter humorístico e crítico.

  • Elementos do gênero cartum.
  • Estratégias de comunicação eficazes em cartuns.
  • Interpretação de mensagens humorísticas e críticas.
  • Criação de personagens e diálogos.

Metodologia

A metodologia adotada valoriza a interação e a prática como meios de aprendizado. Os alunos colaborarão em grupos para discutir, planejar e criar seus cartuns. Durante o processo, o professor atuará como mediador, orientando as discussões e oferecendo suporte quando necessário. Ao final da atividade, cada grupo apresentará seu cartum, estimulando a troca de feedbacks e a autoavaliação. A atividade prática possibilita uma compreensão aprofundada dos conteúdos e o desenvolvimento de habilidades sociais e criativas.

  • Trabalho em grupo para planejamento dos cartuns.
  • Discussão em grupo sobre elementos humorísticos.
  • Criação prática de cartuns pelos alunos.
  • Apresentação e feedback entre os grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser desenvolvida em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula será focada na introdução teórica e na discussão em grupos sobre os elementos dos cartuns. A segunda aula será dedicada à produção e apresentação dos cartuns, concluindo com um momento de feedback coletivo.

  • Aula 1: Introdução ao cartum e planejamento em grupo.
  • Aula 2: Criação, apresentação e feedback dos cartuns.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de forma contínua ao longo da atividade, considerando a participação nas discussões de grupo, a criatividade e originalidade dos cartuns criados, e a capacidade de comunicação das ideias durante a apresentação. Exemplos de critérios incluem: engajamento na atividade, cooperação com os colegas, clareza na transmissão da mensagem do cartum, e habilidade em receber e oferecer feedback construtivo. A avaliação será formativa, com foco no processo de aprendizagem mais que no resultado final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos disponíveis para esta atividade são básicos e acessíveis, com a intenção de incentivar a criatividade e a improvisação dos alunos. O uso de materiais de fácil acesso como revistas velhas e papel permite que os alunos explorem sua expressividade sem depender de tecnologia avançada, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo.

  • Revistas para recorte de imagens.
  • Papel, lápis de cor e canetas.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo