Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para criar cartuns inspirados no cotidiano escolar ou familiar. Utilizando revistas, papel, lápis de cor e canetas, os estudantes desenvolverão cartuns próprios. Durante a elaboração, eles discutirão o que torna um cartum engraçado e como comunicar suas mensagens refinando desenhos e diálogos. A proposta visa desenvolver a compreensão dos elementos humorísticos presentes nos cartuns, estimulando a criatividade e fortalecendo habilidades de interpretação autônoma. Além disso, a atividade promove o trabalho em grupo e a comunicação oral enquanto os alunos compartilham ideias e apresentam seus trabalhos.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade enfocam o desenvolvimento da capacidade de os alunos compreenderem e criarem cartuns de maneira autônoma. Incentivando a interpretação e a expressão por meio de um gênero textual específico, a atividade busca também aprimorar as habilidades criativas dos alunos. O trabalho em grupo estimula habilidades sociais importantes, como cooperação e respeito às ideias alheias. A atividade é projetada para alinhar as habilidades previstas na BNCC, promovendo um aprendizado significativo e lúdico.
O conteúdo programático desta aula está centrado no estudo do gênero cartum, com ênfase nos seus elementos característicos de humor e comunicação eficaz. Os alunos serão estimulados a interpretar e produzir cartuns, exercitando sua capacidade crítica e criativa. Além disso, haverá uma reflexão sobre a mensagem implícita nos cartuns e os aspectos que garantem o seu caráter humorístico e crítico.
A metodologia adotada valoriza a interação e a prática como meios de aprendizado. Os alunos colaborarão em grupos para discutir, planejar e criar seus cartuns. Durante o processo, o professor atuará como mediador, orientando as discussões e oferecendo suporte quando necessário. Ao final da atividade, cada grupo apresentará seu cartum, estimulando a troca de feedbacks e a autoavaliação. A atividade prática possibilita uma compreensão aprofundada dos conteúdos e o desenvolvimento de habilidades sociais e criativas.
A atividade está planejada para ser desenvolvida em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula será focada na introdução teórica e na discussão em grupos sobre os elementos dos cartuns. A segunda aula será dedicada à produção e apresentação dos cartuns, concluindo com um momento de feedback coletivo.
Os alunos serão avaliados de forma contínua ao longo da atividade, considerando a participação nas discussões de grupo, a criatividade e originalidade dos cartuns criados, e a capacidade de comunicação das ideias durante a apresentação. Exemplos de critérios incluem: engajamento na atividade, cooperação com os colegas, clareza na transmissão da mensagem do cartum, e habilidade em receber e oferecer feedback construtivo. A avaliação será formativa, com foco no processo de aprendizagem mais que no resultado final.
Os recursos disponíveis para esta atividade são básicos e acessíveis, com a intenção de incentivar a criatividade e a improvisação dos alunos. O uso de materiais de fácil acesso como revistas velhas e papel permite que os alunos explorem sua expressividade sem depender de tecnologia avançada, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo.
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