Caça ao Tesouro Numérico

Desenvolvida por: Tacian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Leitura, comparação e resolução de enigmas com números naturais

A atividade 'Caça ao Tesouro Numérico' busca integrar a aprendizagem matemática ao universo lúdico dos jogos, propondo que os alunos, organizados em grupos, desvendem um mapa do tesouro preenchido com números naturais. Esses números estão dispostos aleatoriamente e representam a chave para resolver desafios matemáticos, como a leitura e comparação de números de até a ordem de milhar. O objetivo é incentivar os estudantes a desenvolver o raciocínio lógico e as habilidades de resolução de problemas de forma colaborativa. Ao final do percurso, espera-se que os participantes interpretem números, resolvam problemas de adição e subtração e identifiquem padrões numéricos, promovendo o aprendizado de forma engajada e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da 'Caça ao Tesouro Numérico' incluem incentivar a compreensão e a aplicação de conceitos matemáticos fundamentais do terceiro ano. A atividade reforça a habilidade dos alunos em ler, escrever e comparar números naturais, estimulando a autonomia e a confiança em suas capacidades numéricas.

  • Estimular a leitura e escrita de números naturais de até quatro dígitos.
  • Desenvolver a habilidade de comparar números utilizando diferentes estratégias.
  • Promover a resolução coletiva de problemas matemáticos.
  • Fomentar a identificação de padrões em sequências numéricas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA01: Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.
  • EF03MA06: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
  • EF03MA10: Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Conteúdo Programático

O currículo da atividade envolve os alunos com desafios progressivos, integrando a leitura e a comparação numérica com a resolução de problemas matemáticos contextualizados. Dessa forma, os discentes conseguem aplicar conceitos numéricos teóricos na prática, facilitando a retenção do conhecimento.

  • Leitura de números naturais de até quatro dígitos.
  • Comparação de valores numéricos.
  • Problemas de adição e subtração envolvendo valores até milhar.
  • Identificação de padrões em sequências numéricas.

Metodologia

A abordagem metodológica será focada na Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ), permitindo que os alunos vivenciem o conteúdo matemático por meio de atividades práticas e colaborativas. Essa metodologia incentiva a interação social e a resolução conjunta de problemas.

  • Divisão dos alunos em grupos para favorecer a colaboração.
  • Utilização de mapas do tesouro com números para motivar a aprendizagem.
  • Enigmas matemáticos associados a situações do cotidiano.
  • Feedback contínuo durante o processo pedagógico.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto visa proporcionar um desenvolvimento contínuo e gradual das habilidades pretendidas, dividindo a carga horária total de 20 horas em aulas práticas de 60 minutos, garantindo tempo suficiente para discussão e realização das atividades.

  • Aula 1: Introdução e formação dos grupos.
  • Aula 2: Apresentação do mapa do tesouro.
  • Aula 3: Leitura de números e estratégias de registro.
  • Aula 4: Comparação de números e definição de critérios.
  • Aula 5: Resolução de problemas contextualizados baseados em adição.
  • Aula 6: Resolução de problemas contextualizados baseados em subtração.
  • Aula 7: Identificação de padrões em sequências numéricas.
  • Aula 8: Desenvolvimento de estratégias para resolver enigmas.
  • Aula 9: Resolução prática de enigmas utilizando as estratégias.
  • Aula 10: Estudo de caso em grupo.
  • Aula 11: Intercâmbio das descobertas entre os grupos.
  • Aula 12: Exploração das aplicações dos conhecimentos adquiridos.
  • Aula 13: Desafios em grupo com feedback imediato.
  • Aula 14: Revisão e reforço dos conceitos explorados.
  • Aula 15: Preparação para o desafio final.
  • Aula 16: Enfrentamento do desafio final.
  • Aula 17: Reflexão sobre o processo e autoavaliação.
  • Aula 18: Discussão dos resultados e aprendizado dos grupos.
  • Aula 19: Premiação e celebração das conquistas.
  • Aula 20: Encerramento e planejamento dos próximos passos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a capacidade de trabalhar em grupo e a evolução individual na compreensão dos conceitos. Serão observados critérios como a habilidade de leitura e comparação de números e a capacidade de solucionar problemas de adição e subtração. A criatividade e a cooperação também serão medidas; por exemplo, como os alunos propõem soluções alternativas durante os desafios. O professor fornecerá feedback regular, incentivando o autoconhecimento e um comportamento proativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade são essenciais para promover um ambiente de aprendizagem estimulante e imersivo. Além do suporte material, a ênfase recairá sobre as interações e o desenvolvimento das competências sociais.

  • Mapas do tesouro com números naturais.
  • Cartelas com desafios matemáticos.
  • Materiais de escrita (papéis, lápis, borrachas).
  • Recursos tecnológicos para apresentações (como projetor ou lousa eletrônica).
  • Prêmios simbólicos para os grupos vencedores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo