Maratona de Quadrinhos: Leitura e Discussão

Desenvolvida por: Ester … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Histórias em Quadrinhos e Mangás

A atividade 'Maratona de Quadrinhos: Leitura e Discussão' visa engajar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma exploração aprofundada de histórias em quadrinhos e mangás. O objetivo é promover a análise crítica, a interpretação e o debate de diferentes narrativas utilizando texto e imagem. Cada aluno selecionará uma história em quadrinhos ou mangá, identificará suas partes essenciais e preparará uma síntese ou resumo. Na roda de discussão, eles apresentarão suas ideias, considerando como a combinação de texto e imagem contribui para a compreensão do enredo. A atividade também foca na avaliação das preferências pessoais dos alunos por gêneros, autores e temas, permitindo que expressem suas opiniões e desenvolvam suas habilidades de comunicação e argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são proporcionar aos alunos a capacidade de interpretar histórias em quadrinhos e mangás com autonomia, analisando a narrativa visual e textual. Pretende-se que eles aprimorem a habilidade de síntese e resumo, grifando partes essenciais e organizando ideias de maneira clara e coerente. Além disso, busca-se fomentar a expressão crítica e pessoal em relação a gêneros, temas e autores, promovendo a comunicação eficaz e o pensamento crítico.

  • Desenvolver a interpretação crítica de histórias em quadrinhos e mangás.
  • Estabelecer relações entre texto e imagem na compreensão de narrativas.
  • Aprimorar habilidades de comunicação através de discussão e argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP27: Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos
  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP34: Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo de narrativas visuais e suas interações com o texto. Os alunos terão a oportunidade de identificar elementos essenciais das histórias em quadrinhos e mangas, analisando aspectos como personagens, enredo, tema e contexto cultural. Através de discussões e sínteses, os alunos poderão relacionar esses elementos a outras formas de expressão artística. O conteúdo é projetado para estimular o pensamento analítico e a apreciação estética.

  • Análise de personagens e enredos em quadrinhos e mangás.
  • Interpretação das relações entre texto e imagem.
  • Discussão e crítica de temas e contextos culturais.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade inclui leitura individual, análise crítica e discussão em grupo. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas interpretações pessoais, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. A seleção autônoma de histórias em quadrinhos ou mangás permitirá que os alunos explorem suas preferências e interesses. O diálogo e a troca de ideias durante a roda de discussão são elementos-chave para o desenvolvimento das competências comunicativas e argumentativas.

  • Leitura individual de histórias em quadrinhos ou mangás.
  • Análise crítica das narrativas visuais e textuais.
  • Discussão em grupos para compartilhamento de interpretações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser concluído em 1.5 aulas de 40 minutos cada. Na primeira parte, os alunos terão tempo para selecionar e ler uma história em quadrinhos ou mangá, grifando partes essenciais e preparando suas sínteses. A segunda parte será dedicada à roda de discussão, onde os alunos compartilharão suas análises e reflexões, permitindo uma troca rica de ideias.

  • Primeira meia-aula: Seleção, leitura e grifagem de histórias em quadrinhos ou mangás.
  • Segunda aula: Preparação de sínteses e participação na roda de discussão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, centrando-se na qualidade da análise crítica e na expressão clara e coerente de suas ideias. Os critérios de avaliação incluem a capacidade de identificar e grifar partes essenciais da história, a elaboração de uma síntese coerente e a participação ativa e respeitosa nas discussões em grupo. Exemplos de avaliação incluem a análise da clareza e coesão do resumo produzido pelo aluno, bem como a profundidade de suas contribuições ao debate. Os alunos também serão avaliados pela sua capacidade de relacionar as narrativas analisadas com outras formas artísticas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma variedade de histórias em quadrinhos e mangás que poderão ser disponibilizados na sala de aula ou por meio de uma visita à biblioteca. Materiais como canetas para grifagem e cadernos para anotações também são importantes. Esses recursos visam facilitar o processo de leitura, análise e discussão, incentivando o envolvimento ativo dos alunos.

  • Diversidade de histórias em quadrinhos e mangás.
  • Canetas de grifagem e cadernos de anotação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo