Redação Colaborativa Interativa

Desenvolvida por: Daiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Produção de Narrativa Interativa Multissemiótica

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão trabalhar em grupos para desenvolver uma narrativa interativa partindo de um tema dado pelo professor. A atividade explora a capacidade dos alunos de colaborar utilizando ferramentas digitais para criar textos verbais enriquecidos com elementos visuais e sonoros, formando um produto multissemiótico. Cada aluno desempenhará um papel específico no grupo, como a elaboração do texto, seleção de imagens, escolha de áudios ou edição final. O propósito é promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao planejamento, produção e revisão de textos e avaliar como diferentes elementos semióticos contribuem para a transmissão efetiva de mensagens. Além de incentivar a cooperação, a atividade busca preparar os alunos para o uso crítico de tecnologias digitais no processo criativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão voltados para o desenvolvimento das competências de produção textual colaborativa e multimodal que são essenciais no mundo contemporâneo. A atividade permite que os alunos exercitem a colaboração e a criatividade, ao mesmo tempo em que desenvolvem um entendimento mais profundo de como utilizar diferentes elementos semióticos para enriquecer suas narrativas. Os estudantes aprenderão a planejar e estruturar suas ideias de forma organizada, além de aprimorar habilidades de comunicação ao articular verbal e não verbalmente suas histórias. Eles também serão incentivados a refletir sobre o impacto e a eficácia que a combinação de texto, imagem e som têm na comunicação de ideias complexas.

  • Desenvolver a habilidade de criar narrativas interativas que combinem texto, imagem e som.
  • Promover o trabalho colaborativo e a divisão de responsabilidades dentro de um grupo.
  • Estimular o uso de tecnologias digitais para a produção de narrativas multissemióticas.
  • Fomentar a habilidade de revisão e edição de conteúdos multimodais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP15: Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração e integração de múltiplas semioses na construção de narrativas, proporcionando às equipes uma experiência rica em habilidades relacionadas a redação, multimodalidade e uso de ferramentas digitais. Além de encorajar a prática da escrita criativa, os alunos são motivados a experimentar e utilizar tecnologias digitais na organização e apresentação de suas narrativas. A proposta desafia os aprendizes a pensarem de forma crítica sobre a seleção e uso de imagens, sons e textos para comunicar ideias de maneira coerente e impactante.

  • Conceitos de texto verbal e não verbal.
  • Integração de imagens, sons e textos em uma narrativa multimodal.
  • Uso de ferramentas digitais para produção e edição de conteúdos.
  • Revisão e ajustes de produção multissemiótica.

Metodologia

A metodologia da atividade baseia-se em uma abordagem prática e colaborativa, onde os alunos trabalharão em grupos para desenvolver suas narrativas interativas. Cada grupo assumirá diferentes papéis e responsabilidades, incentivando a troca de ideias e a aprendizagem ativa. O professor atuará como mediador, orientando e fornecendo feedback contínuo durante todo o processo. O uso de ferramentas digitais será encorajado como meio para editar e apresentar os trabalhos, o que ajuda a desenvolver familiaridade tecnológica e a capacidade crítica de avaliar as ferramentas mais adequadas para seus projetos.

  • Formação de grupos para trabalho colaborativo.
  • Divisão de papéis segundo habilidades e interesses dos alunos.
  • Utilização de software e ferramentas digitais para produção de conteúdo.
  • Discussões interativas e sessões de feedback com a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em sessões de 50 minutos, totalizando duas horas e 30 minutos. Durante esse tempo, os alunos terão a oportunidade de explorar e experimentar diferentes aspectos da produção multimodal. O plano começa com a introdução e planejamento, segue para a produção colaborativa e termina com revisão e apresentação, garantindo que cada etapa receba a atenção necessária para um aprendizado eficaz.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos. Apresentação das ferramentas digitais.
  • Aula 2: Planejamento da narrativa e divisão de tarefas entre os membros do grupo.
  • Aula 3: Desenvolvimento e integração dos elementos semióticos na narrativa.
  • Aula 4: Revisão coletiva e refinamento das produções, com feedback dos pares.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada de forma contínua e integral, focando tanto nos processos quanto no produto final. Os alunos serão avaliados pela qualidade e criatividade de suas narrativas, a coesão e coerência do uso de elementos multimodais e a capacidade de colaboração em grupo. O professor observará a participação individual durante as etapas de planejamento, produção e revisão, dando feedbacks regulares para o aprimoramento. Critérios específicos como clareza do texto, seleção apropriada de imagens e sons, além da integração eficiente dos elementos, também comporão a nota final. Exemplos de critérios de avaliação incluem: originalidade da narrativa, pertinência na escolha das imagens e sons, habilidade de integrar um tema comum, e contribuição individual dentro do grupo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos para a atividade serão variados, abrangendo principalmente ferramentas digitais que permitam a produção e edição de textos, imagens e áudios. Esses recursos são essenciais para que os alunos possam desenvolver habilidades práticas em ambientes digitais, necessárias no contexto educacional moderno. Além disso, acesso a bibliotecas de conteúdo, tanto para imagens quanto para sons, será relevante para ampliar as possibilidades criativas dos alunos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Softwares de edição de texto, imagem e áudio.
  • Bibliotecas de imagens e sons licenciadas.
  • Papel, canetas e materiais para anotações manuais.

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