Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão trabalhar em grupos para desenvolver uma narrativa interativa partindo de um tema dado pelo professor. A atividade explora a capacidade dos alunos de colaborar utilizando ferramentas digitais para criar textos verbais enriquecidos com elementos visuais e sonoros, formando um produto multissemiótico. Cada aluno desempenhará um papel específico no grupo, como a elaboração do texto, seleção de imagens, escolha de áudios ou edição final. O propósito é promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao planejamento, produção e revisão de textos e avaliar como diferentes elementos semióticos contribuem para a transmissão efetiva de mensagens. Além de incentivar a cooperação, a atividade busca preparar os alunos para o uso crítico de tecnologias digitais no processo criativo.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão voltados para o desenvolvimento das competências de produção textual colaborativa e multimodal que são essenciais no mundo contemporâneo. A atividade permite que os alunos exercitem a colaboração e a criatividade, ao mesmo tempo em que desenvolvem um entendimento mais profundo de como utilizar diferentes elementos semióticos para enriquecer suas narrativas. Os estudantes aprenderão a planejar e estruturar suas ideias de forma organizada, além de aprimorar habilidades de comunicação ao articular verbal e não verbalmente suas histórias. Eles também serão incentivados a refletir sobre o impacto e a eficácia que a combinação de texto, imagem e som têm na comunicação de ideias complexas.
O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração e integração de múltiplas semioses na construção de narrativas, proporcionando às equipes uma experiência rica em habilidades relacionadas a redação, multimodalidade e uso de ferramentas digitais. Além de encorajar a prática da escrita criativa, os alunos são motivados a experimentar e utilizar tecnologias digitais na organização e apresentação de suas narrativas. A proposta desafia os aprendizes a pensarem de forma crítica sobre a seleção e uso de imagens, sons e textos para comunicar ideias de maneira coerente e impactante.
A metodologia da atividade baseia-se em uma abordagem prática e colaborativa, onde os alunos trabalharão em grupos para desenvolver suas narrativas interativas. Cada grupo assumirá diferentes papéis e responsabilidades, incentivando a troca de ideias e a aprendizagem ativa. O professor atuará como mediador, orientando e fornecendo feedback contínuo durante todo o processo. O uso de ferramentas digitais será encorajado como meio para editar e apresentar os trabalhos, o que ajuda a desenvolver familiaridade tecnológica e a capacidade crítica de avaliar as ferramentas mais adequadas para seus projetos.
O cronograma da atividade está dividido em sessões de 50 minutos, totalizando duas horas e 30 minutos. Durante esse tempo, os alunos terão a oportunidade de explorar e experimentar diferentes aspectos da produção multimodal. O plano começa com a introdução e planejamento, segue para a produção colaborativa e termina com revisão e apresentação, garantindo que cada etapa receba a atenção necessária para um aprendizado eficaz.
A avaliação da atividade será realizada de forma contínua e integral, focando tanto nos processos quanto no produto final. Os alunos serão avaliados pela qualidade e criatividade de suas narrativas, a coesão e coerência do uso de elementos multimodais e a capacidade de colaboração em grupo. O professor observará a participação individual durante as etapas de planejamento, produção e revisão, dando feedbacks regulares para o aprimoramento. Critérios específicos como clareza do texto, seleção apropriada de imagens e sons, além da integração eficiente dos elementos, também comporão a nota final. Exemplos de critérios de avaliação incluem: originalidade da narrativa, pertinência na escolha das imagens e sons, habilidade de integrar um tema comum, e contribuição individual dentro do grupo.
Os materiais e recursos para a atividade serão variados, abrangendo principalmente ferramentas digitais que permitam a produção e edição de textos, imagens e áudios. Esses recursos são essenciais para que os alunos possam desenvolver habilidades práticas em ambientes digitais, necessárias no contexto educacional moderno. Além disso, acesso a bibliotecas de conteúdo, tanto para imagens quanto para sons, será relevante para ampliar as possibilidades criativas dos alunos.
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