Aventura dos Cracha-Nomes!

Desenvolvida por: Miquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Reconhecimento das letras e formação de palavras

A atividade 'Aventura dos Cracha-Nomes!' é uma atividade interativa projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que visa proporcionar uma experiência prática no reconhecimento das letras do alfabeto e na formação de palavras. As crianças irão criar crachás personalizados a partir de fichas que possuem as letras de seus nomes. Inicialmente, serão exploradas as letras iniciais e finais, estimulando os estudantes a refletirem sobre a sonoridade e a estrutura de seus nomes. Cada aluno receberá um conjunto de letras embaralhadas e o desafio será montá-las corretamente para formar seus nomes. Após essa dinâmica, haverá uma roda de conversa para discutir a importância das letras e a associação sonora que elas possuem, reforçando o reconhecimento do sistema de escrita alfabética. Esse processo lúdico e participativo visa desenvolver habilidades de leitura e escrita, essenciais para a alfabetização.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento das habilidades de reconhecimento e formação de palavras, fundamentais para a alfabetização precoce. Através da manipulação física das letras, as crianças desenvolverão a consciência fonológica, identificando sons iniciais e finais e relacionando-os com suas representações gráficas. É esperado que os alunos compreendam a construção dos nomes de forma lúdica e tangível, associando fonemas a grafemas, o que auxilia na memorização e no reconhecimento das estruturas das palavras.

  • Reconhecer a sequência correta das letras em seus nomes.
  • Identificar sons iniciais e finais nos nomes próprios.
  • Construir associações claras entre letras e sons.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na identificação das letras do alfabeto, sua sequência e som, estimulando a consciência fonológica. Ao relacionar sons a grafemas, os alunos são capacitados a compreender o sistema de escrita alfabético em suas bases. A atividade contribui para a construção de conhecimento sobre a linguagem escrita, essencial para processos iniciais de letramento.

  • Identificação de letras iniciais e finais dos nomes.
  • Sequenciamento de letras de acordo com a formação correta do nome.
  • Discussão e compreensão da representação sonora das letras.

Metodologia

A metodologia aplicada enfatiza uma abordagem lúdica e interativa, que promove o engajamento dos alunos através de práticas que combinam manipulação, observação e reflexão. Estimulando o aprendizado ativo, os estudantes são motivados a explorar as letras num contexto significativo, associando-as a sons e incorporando discussões em pequenos grupos para compartilhar descobertas e percepções.

  • Uso de fichas de letras para compor nomes.
  • Dinâmicas de grupo para discussão sobre sons e letras.
  • Atividades práticas de montagem e escrita de palavras.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado para otimizar o tempo e manter a atenção dos alunos. Com uma duração de 60 minutos, dividida em duas aulas de 30 minutos, a atividade começa com a apresentação e exploração das letras, seguida pela montagem dos nomes e finalizada com um debate reflexivo.

  • Aula 1: Introdução às letras e construção dos crachás.
  • Aula 2: Correção e roda de conversa sobre sons e letras.

Avaliação

A avaliação será contínua e observacional, com foco no envolvimento e compreensão dos alunos durante as atividades propostas. Critérios incluem a capacidade de identificar corretamente as letras de seus nomes, o reconhecimento dos sons associados e a participação nas discussões em grupo. Exemplos de avaliação incluem observar se a criança conseguiu montar seu nome corretamente e participações na roda de conversa, demonstrando compreensão sobre a relação entre letras e sons, bem como a disposição para compartilhar suas ideias e processos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, são necessários materiais que facilitem a manipulação das letras e a identificação visual e sonora pelos alunos. Usar recursos atrativos como crachás pré-confeccionados com encaixes para fichas facilita a tarefa e torna a aprendizagem mais prazerosa e eficaz.

  • Fichas móveis com letras do alfabeto.
  • Crachás em branco para personalização.
  • Quadro ou cartolina para anotações durante a discussão.

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