Jornal Mural Interativo

Desenvolvida por: Jéssic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Produção Textual e Multimidiática no Contexto Escolar]

A atividade 'Jornal Mural Interativo' é uma proposta inovadora que visa transformar os alunos do 8º ano em repórteres e editores por um dia, estimulando suas habilidades de escrita, planejamento e colaboração. Desta forma, os estudantes serão desafiados a investigar e produzir conteúdos para um jornal mural interativo, que será exibido na escola, demonstrando assim suas descobertas e perspectivas acerca de temas de interesse geral ou escolar. Os alunos deverão trabalhar em grupos, escolhendo um tema específico que possa ser atrativo e relevante tanto para eles quanto para a comunidade escolar. A atividade contemplará a produção de textos, imagens e vídeos que serão acessíveis via QR code, promovendo uma experiência multimídia. O objetivo principal é fomentar a criatividade, a ética na comunicação e a capacidade de revisão e planejamento, ao mesmo passo que os alunos desenvolvem um senso crítico e responsável em relação ao conteúdo criado e divulgado. Este exercício prático além de enriquecer as aptidões comunicativas dos estudantes, serve como um poderoso mecanismo de ensino sobre o papel e impacto das mídias na sociedade atual.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da capacidade dos alunos de se expressarem de forma eficiente através de mídias diversas, estimulando suas habilidades de crítica e edição. Além disso, a atividade busca integrar a ética e responsabilidade na circulação e produção de conteúdos, destacando a importância da adaptação à Web 2.0. Os alunos também aprimorarão suas competências em planejar, revisar e editar diferentes tipos de textos, imagens e vídeos de modo colaborativo.

  • Compreender o papel de repórter e editor ao planejar e produzir conteúdo multimídia.
  • Desenvolver criatividade em estratégias de comunicação para diferentes mídias.
  • Integrar práticas colaborativas e de revisão ao processo de criação de conteúdo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP06: Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
  • EF69LP09: Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade destaca-se pela forte integração entre teoria e prática, dado o enfoque em produção textual conjugada com ferramentas multimidiáticas. Alunos estudarão estratégias diversas para produção de conteúdo em formatos que vão desde textos jornalísticos, até o uso de tecnologias para apresentação de dados e informação. A ordem dos conteúdos segue um encadeamento lógico que vai da ideia inicial à publicação final, sempre permeando a ética e a responsabilidade.

  • Teoria sobre os diferentes papéis no jornalismo: repórter, editor, analista.
  • Prática de produção multimidiática: textos, imagens e vídeos.
  • Ética e responsabilidade na comunicação e na produção de conteúdo.
  • Utilização de QR codes para integração de vídeos.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade pedagógica é baseada em aprendizagem baseada em projetos (PBL), permitindo que os alunos sejam protagonistas de seu próprio processo de aprendizado. A sequência didática será estruturada para que os estudantes passem por diferentes etapas de investigação, planejamento, produção e revisão com a orientação do professor, mas com alto grau de autonomia. Essa metodologia contribui para uma aprendizagem ativa, na qual o aluno coloca em prática diferentes competências de maneira integral.

  • Aprendizagem baseada em projetos (PBL).
  • Divisão de estudantes em grupos cooperativos.
  • Sessões de brainstorming para escolha das temáticas.
  • Oficinas para desenvolvimento de habilidades específicas (escrita, edição de vídeo).

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em quatro aulas de 60 minutos cada, abrangendo desde a introdução e planejamento até a execução e avaliação do projeto. A condução das aulas é pensada para avançar progressivamente nos objetivos, oferecendo aos alunos a possibilidade de implementar o que aprenderam de maneira prática e reflexiva.

  • Aula 1: Introdução à atividade e definição dos temas.
  • Aula 2: Planejamento e coleta de informações para os artigos.
  • Aula 3: Produção e revisão dos textos e conteúdos multimídia.
  • Aula 4: Finalização do jornal mural e apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será contínua, focando no processo e produto final. Os critérios incluirão: a participação ativa de cada aluno no grupo, a qualidade da pesquisa realizada, a coesão e clareza dos textos produzidos, a criatividade e originalidade na apresentação multimidiática, e o cumprimento dos prazos. Serão utilizados instrumentos como listas de verificação e rubricas detalhadas para garantir que o feedback seja claro e construtivo. Por exemplo, espera-se que os alunos integrem de maneira harmoniosa texto e imagem, assegurando a coesão do conteúdo com o tema geral escolhido. Além disso, a revisão pelos pares será incentivada, promovendo a reflexão crítica e a colaboração.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem tanto materiais tradicionais quanto digitais, assegurando que os alunos tenham a oportunidade de trabalhar com diferentes mídias. Os recursos serão disponibilizados e discutidos com antecedência para garantir que todos os alunos tenham acesso equitativo às ferramentas necessárias.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Software de edição de texto e imagem (exemplos: Google Docs, Canva).
  • Impressora e materiais para montagem do mural.
  • Dispositivos para captura de imagem e vídeo (câmeras ou celulares).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo