A atividade consiste na criação e interação com um jogo de tabuleiro focado na aplicação correta de substantivos nos graus aumentativo e diminutivo, além de abordar regras ortográficas. O objetivo principal é engajar os alunos em uma competição saudável, promovendo o aprendizado coletivo e colaborativo. Os estudantes, organizados em grupos, terão a responsabilidade de responder perguntas para avançar no tabuleiro. Durante o trajeto, eles se depararão com desafios que reforçarão o conhecimento das regras ortográficas. No final, haverá uma discussão para refletir sobre as principais dificuldades encontradas, promovendo a troca de experiências e a consolidação do aprendizado.
O objetivo de aprendizagem foca no desenvolvimento das competências linguísticas, incentivando os alunos a aplicar corretamente os conceitos de aumentativo e diminutivo em substantivos. A atividade visa, também, fomentar o trabalho em equipe e a colaboração, essenciais no ambiente escolar, além de integrar a automotivação ao compreenderem as regras da língua de maneira prática e divertida.
O conteúdo programático inclui o estudo detalhado dos sufixos que compõem o aumentativo e diminutivo, bem como as regras ortográficas associadas. A prática de correção coletiva e individual é temática central desta abordagem pedagógica, ampliando o vocabulário e promovendo a reflexão sobre erros comuns em produções textuais.
A metodologia envolve o uso de jogos interativos como ferramenta de ensino, promovendo a aprendizagem através da competição saudável. A atividade é majoritariamente prática, permitindo aos alunos vivenciar e aplicar conhecimentos de ortografia e gramática na resolução dos desafios do tabuleiro. A execução em grupo estimula o diálogo e a cooperação.
O cronograma será cumprido em um aula integral de 120 minutos, dividindo o tempo entre a introdução teórica, o desenvolvimento do jogo e a discussão final. Esta estrutura organiza o tempo de modo a garantir que os alunos tenham oportunidade para aprender, praticar e refletir sobre os conteúdos abordados.
A avaliação será processual e participativa, focando principalmente no envolvimento e colaboração dos alunos durante a atividade. Serão observados aspectos como a capacidade de aplicar noções de aumentativo e diminutivo corretamente, aplicação de regras ortográficas e contribuição individual e em grupo. Exemplos de critérios incluem a precisão nas respostas, criatividade na criação do jogo e reflexão crítica durante o debate final.
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para a criação do jogo, como papel, canetas e marcadores, além de uma lousa para instruções e discussões. O uso de tecnologias como tablets ou computadores pode ser considerado para facilitar o desenvolvimento do projeto e ampliar o universo lúdico da atividade.
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