A atividade, intitulada 'Jogo dos Dialetos', visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio à riqueza e diversidade dos diferentes dialetos regionais e sociais do Brasil. Divididos em grupos, os alunos receberão cartas com diálogos representativos de vários dialetos. Cada grupo terá a tarefa de interpretar o diálogo da sua carta, e os demais grupos devem identificar de qual região ou contexto social a linguagem utilizada é mais comum. Após as apresentações, será promovida uma discussão sobre as características dos dialetos, sua relação com a identidade cultural e sua influência na nossa percepção do mundo. Esta atividade promove não só o conhecimento linguístico, mas também o respeito e a valorização da diversidade cultural brasileira.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são focados no desenvolvimento do conhecimento dos alunos sobre a diversidade linguística presente no Brasil, além de incentivar a habilidade de análise e interpretação de variações linguísticas. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar características distintivas dos dialetos regionais e sociais, compreender o papel dessas variações linguísticas na formação da identidade cultural de diferentes comunidades e enriqueçam seu repertório linguístico ao vivenciar e discutir exemplos concretos.
O conteúdo programático aborda a diversidade linguística nacional, fundamental para a compreensão das múltiplas identidades culturais que compõem o Brasil. Destacam-se as diferenças entre os dialetos regionais e sociais, explorando como esses aspectos influenciam a convivência e o respeito mútuo entre grupos sociais. Ao abordar essas variações, espera-se que os alunos desenvolvam uma atitude crítica e apreciativa em relação à pluralidade linguística.
A metodologia centra-se na aprendizagem colaborativa e investigativa, utilizando simulações e dramatizações para promover o engajamento dos alunos. A formação de grupos de trabalho incentiva a cooperação e o respeito à diversidade de opiniões, enquanto a dramatização dos diálogos possibilita uma imersão prática nas variações linguísticas. Este formato favorece a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades comunicativas e analíticas.
O cronograma da atividade é organizado em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorre a introdução ao tema e distribuição das cartas, seguida pelo tempo de preparação dos grupos. A segunda aula é dedicada às apresentações e à discussão final sobre as características dos dialetos. Esse planejamento permite uma abordagem aprofundada do tema, com tempo adequado para preparação e reflexão crítica.
A avaliação será contínua e formativa, baseada na observação do envolvimento dos alunos nas atividades em grupo e na qualidade das apresentações das dramatizações. Serão considerados critérios como compreensão e identificação dos dialetos, criatividade e clareza na dramatização, além da participação construtiva nas discussões. Exemplos de critérios incluem: a capacidade de relacionar características linguísticas ao contexto social ou regional, a originalidade na encenação dos diálogos e a capacidade de elaborar argumentos claros e embasados durante a discussão final.
A atividade requer a utilização de recursos variados que possibilitem a imersão no tema proposto. As cartas com diálogos específicos são essenciais para representar os diferentes dialetos. Além disso, os alunos poderão utilizar tecnologias para pesquisas rápidas, complementando seu entendimento sobre os contextos culturais associados aos dialetos apresentados. Esses materiais promovem a contextualização e o enriquecimento da experiência de aprendizagem.
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